Cão com mau hálito: a saúde bucal do animal é mais do que estética

Um filhote de golden retriever de seis meses ganhou popularidade em reportagens nos principais meios de comunicação dos Estados Unidos por submeter-se a algo até então próprio à saúde humana. Ele ganhou um aparelho ortodôntico para corrigir um problema dentário que estava dificultando a sua alimentação. Wesley estava perdendo peso, e os veterinários do Harborfront Hospital for Animals, em Spring Lake, no estado de Michigan, resolveram agir de uma forma pouco convencional. Explicou Molly Moore, dona de Wesley, à emissora ABC News:

– Ele não conseguia fechar totalmente a boca e mastigar bem. Parou de brincar com os seus brinquedos por causa da dor e começou a perder peso.

Quem aconselhou o uso do aparelho em Wesley foi o pai de Molly Moore, o veterinário James Moore.

– A ortodontia em animais de estimação não tem normalmente propósitos estéticos. Wesley precisava de alinhamento dos dentes porque não conseguia fechar a boca totalmente. A boa notícia é que a correção necessária será breve, talvez algumas semanas – declarou.

blog_wesley_dogWESLEY DE APARELHO ORTODÔNTICO: CACHORRO DE SORRISO METÁLICO

Não é corriqueiro e tampouco por motivos de estética que se coloca aparelhos em animais. Geralmente, o tratamento é recomendado por problemas na arcada dentária, que acarreta dor e má formação dos dentes. Diferentemente do caso em humanos, o tratamento costuma durar apenas algumas semanas.

+4PATAS: Câncer em labradora estimula casal a criar uma linha de rações naturais

A saúde bucal dos animais, sobretudo quando filhotes, nunca deve ser negligenciada, principalmente pelo fato de os dentes ainda estarem em formação. Para evitar problemas de saúde, ou até mesmo o possível uso de aparelho ortodôntico, a Pet Society, uma das principais empresas do país em saúde e beleza de animais de estimação, defende cuidados com a saúde bucal desde cedo.

Mau hálito é um problema recorrente em cães e gatos. Cerca de 80% de animais com mais de três anos são afetados por doenças relacionadas à boca, incluindo complicações como cáries e tártaros. Por conta disso, a higiene deve ser feita regularmente. A escovação é extremamente importante porque os restos de comida podem resultar na proliferação de bactérias e doenças.

caoESCOVAÇÃO TRÊS VEZES POR SEMANA: CONTRA MAU HÁLITO, CÁRIES E TÁRTARO

O uso de pastas de dente para humanos deve ser evitado nos animais pelo alto teor de flúor que pode irritar o estômago do bichinho, quando ingerida. A frequência ideal para a escovação do animal é três vezes por semana. Para o filhote, o indicado é começar com o dedo no lugar da escova. Assim ele pode se acostumar com o gosto do creme dental. Para não tornar a escovação um momento de tortura tanto para o tutor quanto para o cachorro ou gato, recomenda-se presenteá-lo com brincadeiras e carinhos depois. Dessa forma, ele entenderá que pode ganhar uma recompensa sempre que escovar os dentes.

Como-Evitar-o-Mau-Hálito-Dos-Cães-3 PASTA DENTAL: ELES TÊM MARCAS EXCLUSIVAS PARA USO CANINO

A halitose, ou mau hálito, pode ser consequência de problemas mais graves. O ideal sempre é buscar ouvir o médico veterinário, que vai querer avaliar o animal e possivelmente pedirá exames para descobrir o que está errado e discutir opções de tratamento. No vídeo abaixo, a veterinária Evelyn Salomão explica como funciona o procedimento para a retirada do tártaro e quais problemas esse tratamento preventivo pode evitar, como doença renal, de fígado e diabetes.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.