Sempre junto! Veja dicas para levar o pet com a gente na viagem!

Em tempo de férias de verão, as viagens ficam mais presentes na rotina. E que tem animal de estimação, faz o quê? Leva junto, ora!  Renato Costa, veterinário parceiro da Zoetis, companhia global de saúde animal, conversou com o site MK e deu várias dicas para fazer desse período um passeio tranquilo e inesquecível ao lado dos nossos amigos mais queridos. Vem espiar!

Verifique a carteira de vacinação do seu animal: “As vacinas são muito importantes e precisam estar em dia”, explica o veterinário. Não apenas pela obrigatoriedade da vacinação contra raiva para viagens interestaduais ou internacionais, mas, sobretudo, porque seu destino pode, eventualmente, ser uma área de alta incidência de algumas doenças virais de fácil contágio como a Parvovirose e a Cinomose em cães ou a Rinotraqueíte em gatos. A vacinação contra estas e outras doenças devem estar sempre atualizadas. Ao planejar uma viagem, devemos nos certificar de que nossos amigos estejam protegidos para poderem aproveitar.

traveling-with-your-petCARTEIRA DE VACINAÇÃO DEVE ESTAR SEMPRE EM DIA

Cuidado se for à praia ou campo: a Dirofilariose ou verme do coração como é conhecida, requer atenção especial principalmente em viagens nestas regiões onde é mais frequente. A doença é transmitida por um mosquito e pode levar a óbito, caso não seja tratada. Para evitar este mal, de acordo com Renato Costa, existem remédios de uso mensal, que podem ser aplicados pelo próprio dono.

Viagem sem vômitos e enjoos: “Não são todos os animais que vomitam na viagem, mas a maioria, mesmo sem expelir nada sente o chamado enjoo do movimento. Para estes casos indicamos o Cerenia, ele ajuda o animalzinho a não ter desconfortos com o enjoo e previne o vômito. O Cerenia tem duração de 12 horas, então é necessário se programar se a viagem for longa”, aconselha o veterinário.

escolher-hotel-petLEVAR MANTAS E BRINQUEDOS DO PET DIMINUI O ESTRESSE DA MUDANÇA

Faça paradas para água e outras necessidades do animal: De acordo com Renato Costa, água é indispensável, principalmente em dias quentes de verão. “É importante fazer paradas regulares para que o animal beba água e faça suas necessidades. Assim, a viagem se torna tranquila para o animal e ele vai poder aproveitar melhor com seu tutor”, explica.

Leve objetos que ele goste: “Brinquedos, cobertores, o que dê para levar que seja familiar é sempre válido. Isso diminuirá o estresse de mudança de ambiente”, diz Renato.

MARI KALIL: O que é importante saber para levar seu cão na cabine do avião

Não se esqueça de ver documentos necessários para viagens de avião fora e dentro do país: Alerta o veterinário: “Para ambas as viagens, é necessário a carteira de vacinação em dia e atestado de saúde, que deve ser solicitado para o veterinário no máximo três dias antes da viagem”.

Se a viagem for de carro, não deixe o animal solto no veículo: “Além de provocar acidentes e poder lhe render uma multa, também é perigoso para o animal. Deixe-o dentro de caixas de transporte próprias para estes fins ou preso ao banco pela coleira própria para viagens. Existem várias opções no mercado para levar o cão ou gato dentro do carro em segurança”, orienta Renato Costa.

Compartilhar
Mariana

Mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • O primeiro episódio da série "Inspire e Expire Porto Alegre" a convite da Melnick Even para comemorar o lançamento do Pontal tinha que ser aqui: no meu amado Moinhos de Vento, onde nasci, cresci, passeio e respiro sempre uma boa nostalgia. Devidamente acompanhada, claro. #InspireExpirePOA #MelnickEven
  • Mais um #tbt nosso, meu companheiro de jornada. Dezessete anos juntos, todos os dias, dá nisso. Aqui, olhando sempre na mesma direção, na nossa Punta del Este amada! #2014 #bento #xerife #amigodeumavidatoda ♥️🐶
  • Pensa numa criança na Disney: pensou em Mariana no dia em que visitou pela primeira vez a fábrica do seu biscoito favorito e companhia inseparável há 7 anos. Me senti em casa, amigo @stroopwafelmoinho @willemvosbrasil ♥️ Tem detalhes (deliciosos!) no Stories #stroopwafel #spekulaas #biscoitoholandes
  • Dica da Mari 👌🏻🤣 #quemavisaamigoé
  • É uma linguiça artesanal? É um salsichão? Não!! É a língua da Gorda só pelo pastel de queijo da @jubassani 🤣
  • O melhor de uma Copa do Mundo? É motivo pra gente estar com quem ama e quer bem! ♥️