Tiê, uma voz para trazer calma a este mundo frenético e agitado demais

Tiê é o nome de um pássaro. Em japonês, significa sabedoria. Tiê também é o nome de uma jovem cantora paulistana, nascida no bairro do Sumaré, que ganhou notoriedade instantânea embalando as idas e vinda de Mari e Benjamin – personagens de Bruna Marchezzine e Maurício Destri – com a música-tema A Noite da novela I Love Paraisópolis. Cantora de voz delicada, com músicas singelas, canções muitas vezes sussurradas, e sem muito barulho, ela vai se firmando no cenário musical e conquistando seu merecido espaço. A gente aplaude! Clap, clap, clap, clap!

Junto com a levada low-fi, dominada pela dupla violão e piano, suas músicas trazem arranjos incidentais e minimalistas que revelam um quê de romantismo.

Tiê cresceu no universo artístico e sempre foi estimulada a experimentar algum tipo de arte. Teve experiência como atriz, aos 15 anos, na novela Tocaia Grande, da extinta TV Manchete. Não gostou da experiência e passou a dedicar-se só à carreira de modelo. Foi quando teve a oportunidade de conhecer o Japão. Ao voltar da viagem, ficou com vitiligo, o que a levou a encerrar a carreira em frente às câmeras. Decidiu experimentar a canto. Lembra ela ao site da Saraiva Conteúdo:

– Eu tinha um timbre bom, mas não sabia cantar. Existe o talento também, mas sobretudo o treino. Qualquer coisa, a gente tem que treinar muito.

Depois de uma temporada cantando em Nova York e já de volta ao Brasil, Tiê abriu um brechó-bistrô ao lado da MTV, em São Paulo. Foi lá que conheceu as duas pessoas que mudaram a sua vida, Dudu Tsuda, integrante da banda Jumbo Electro, e Toquinho. Passou dois anos tocando com ele – e foi Toquinho quem inspirou a cantora a começar a tocar violão.

– Fiquei três meses em um intensivão de João Gilberto, aprendendo todas as notas, treinando, treinando – recorda.

A sonoridade econômica, os silêncios e a delicadeza que premeiam seu estilo de cantar vieram da simplicidade como encara o mundo e a música.

– O simples é mais rico. E dentro da minha composição, os acordes são todos naturais, as minhas músicas têm três, quatro acordes, não mais que isso. Se eu colocar um super cara tocando violão e fazendo mil acordes, destoa da letra e da intenção – conta Tiê.

Tiê é daquelas cantoras perfeitas para a gente ouvir na tranquilidade do nosso lar doce lar, em um daqueles domingos de preguiça. O CD Esmeraldas é daqueles trabalhos que traz paz, sossego, acalenta a alma e desacelera a batida desse mundo tão frenético.

maxresdefault

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.