A cartilha definitiva para amar a depilação com lâmina

O assunto é polêmico, mas é notícia: raspar os pelos do rosto pode deixar as mulheres com a pele melhor. Quando falo em raspar, me refiro à boa Gilette mesmo. Algo como fazer a barba, sabe assim?

BBB13 / BBB13 - participante  FernandaSABE ASSIM?

Lembram da polêmica que esta foto provocou? Não assistiu ao BBB 13? Eu também não. Foi um dos raros BBBs que não acompanhei. O outro é o do momento. Estou alheia a tudo e a todos. Pois neste BBB13, esta moça chamada Fernanda apareceu assim, no quarto, fazendo o bigodinho com Gilette. Eu não acompanhava a atração, mas lembro dessa foto varar todos os sites de notícias como o horror dos horrores. Pois não é que a Fernanda talvez estivesse fazendo a coisa certa?

Há um mito instaurado de que raspar os pelos do corpo com Gilette faz com que eles cresçam mais grossos. Mentira. Especialistas já disseram que essa afirmação não tem fundamento – e eu sou a prova viva de que isso não acontece. Me depilo com Gilette desde meus tempos de órfã de depiladora em Barcelona – e lá se vão bons 12 anos. Continuo com minhas pernas lisinhas.

woman-yelling-istock-de20MAS E A BARBA, MARIANA?

Olha, a barba eu ainda não fiz. Mas se depender de reportagem do jornal Daily Mail, deveria experimentar. Segundo o jornal britânico, dermatologistas apontam apenas benefícios na prática. “Barbear o rosto ajuda a retardar o envelhecimento porque a lâmina estimula a produção de colágeno, o que diminui as rugas. Sempre que ocorre um trauma na pele, o colágeno é produzido para ajudar na renovação celular”, afirmou ao jornal o dermatologista Michael Prager, que tem uma clínica de estética na Inglaterra.

:JENNIFER DEU UMA SURRA EM ALESSANDRA

Imediatamente, o The Guardian, outra publicação britânica, veio a público dizer que tudo isso é o maior disparate. “Os hormônios masculinos engrossam a pele, dão maior densidade de colágeno e aumentam a produção de sebo, é por isso que eles envelhecem mais devagar. A questão da depilação é totalmente sem noção”, disse a editora de beleza do veículo, Anita Bhagwandas.

woman-questionE AGORA, MARIANA?

 E agora que eu precisaria consultar dermatologistas para saber um veredito nacional. Vou propor para fazermos essa reportagem na próxima edição da revista Donna, a especial do Dia da Mulher, no domingo 8 de março. Enquanto este domingo não chega, venho por meio desta declarar meu amor incondicional à nova Gilette Venus Breeze.

Olha!

gillette-venus-breeze-200x500-212038
OOOOOOHHHHH!!!!

 Não sei como pude viver sem ela durante 42 anos de vida. Trata-se de um aparelho de depilação que vem com 2 barras de gel que fazem o papel da espuma ou do sabonete que costumamos usar na hora da depilação.

Olha!

B000MAV2XW_venus_201305141_4627_lgEssas duas partes mais grossas e roxinhas em cima e embaixo são as tais duas barras de gel que soltam uma espuminha que substitui sabonetes, cremes de barbear e afins. Eu não deixo de ensaboar a perna do mesmo jeito, mas não precisa.

Nesses 12 anos de vida com Gilette, muitas coisas aprendi. E quero dizer que receber a alforria da cera quente é uma das maiores liberdades que uma mulher pode experimentar. Não existe motivo para não aderir à lâmina, sobretudo com essas lâminas cheias de tecnologia. Mas há algumas regrinhas a serem seguidas para evitar desconfortos. Para quem quiser experimentar essa sensação de liberdade, elaborei uma espécie de cartilha.

professoraLÁPIS E PAPEL NA MÃO

Não raspe as pernas logo que entrar no banho
Tome seu banho, lave o cabelo, ensaboe e corpo… Espere o máximo que der antes de lançar mão da depilação. É o tempo preciso para abrir os folículos e, além disso, a pele estará mais hidratada e deslizará melhor a lâmina. Importante: jamais use a lâmina na pele seca. É a morte!

Produtinhos que ajudam
Creme de barbear (existem versões femininas), creme hidratante de banho, óleo, espuma de banho… Até condicionador de cabelo está valendo. O menos indicado é o sabonete em barra, pois não cria lubrificação suficiente para deslizar facilmente a lâmina contra a pele, aumentando as chances de cortes.

Fuja dos aparelhos de uma só lâmina
Quanto mais lâminas melhor, pois elas deslizam mais facilmente por áreas mais difíceis, como joelhos e tornozelos (tornozelos, aliás, são os campeões de receber barbeiragens das depiladoras de primeira viagem).

O movimento certo
Na primeira passagem da lâmina nas pernas, passe no sentido do crescimento dos pelos (para baixo) e só depois no sentido contrário. Atenção: caso tenha a pele sensível, evite o sentido contrário. Pode repetir o movimento no sentido do pelo. Passar a lâmina contra o pelo resulta em um corte mais rente, ma se a pele é muito sensível, também colabora para aumentar a possibilidade de irritação e pelos encravados. Quando perceber que precisa passar a lâmina mais de uma vez no mesmo lugar, significa que ela perdeu a eficiência e que você só está agredindo a pele ao invés de remover os pelos. É hora de trocar o refil.

mulher-positivoQUE TAL, GOSTARAM DAS DICAS?

bento1IMPRESSIONANTE

03mulher-nova-gritando-feliz-thumb894324861NÃO VAI DIZER QUE ESSE BLOG É UM DESSERVIÇO?

bento1SEMPRE

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.