A linguagem que existe por trás de um simples aperto de mão

Você sabia que um simples aperto de mão pode demonstrar domínio e poder? Comece a observar. O gif abaixo ilustra o usual aperto de mão de Donald Trump. Sim! Além de apertar a mão da pessoa, Trump bate no ombro e puxa a criatura pra frente. Evidente demonstração de que está no domínio da situação.

mao-0

Uso este exemplo para falar sobre uma soft skill importante nos nossos relacionamentos interpessoais: a linguagem corporal. Nosso corpo fala sem emitirmos uma palavra. Especialista em decifrar pessoas, Alexandre Monteiro, autor do livro Os Segredos que o Nosso Corpo Revela, diz que é preciso desconfiar de pessoas que:

mao1PALMA DA MÃO VIRADA PRA BAIXO
Este gesto antes do aperto demonstra que, inconscientemente, a pessoa se vê superior a si ou vê-lo/a como “presa”.

mao2APERTO DE MÃO COM AMBAS AS MÃOS
Quer transmitir o sentimento de que pode confiar nele/a.

Se conhece e tem confiança na pessoa, é provável que este sentimento de proteção seja mais verdadeiro. Mas se a pessoa é desconhecida ou tem pouca ligação, o mais provável é que queira pedir algo em troca ou manipular.

mao3POLÍTICOS USAM E ABUSAM DESTE GESTO

mao-chinaAPERTO DE MÃO MUITO FORTE
Até parece que te parte a mão: insegurança, necessidade de afirmação.

E o aperto de mão mole? Quem nunca… Alexandre Monteiro diz que o cumprimento chamado “rabo de peixe” demonstra que a pessoa pode ser distante, presunçosa ou não gosta de socializar.

mao5Tony Blair, exibe este tipo de aperto de mão ao cumprimentar

mao6APERTO DE MÃO INTERMINÁVEL
Pessoas que no aperto de mão demoram mais que o normal a largar a nossa mão querem demonstrar poder e controle

mao7E LEMBRE-SE: O PRIMEIRO A ESTICAR A MÃO É O DOMINANTE

Compartilhar
Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.