A luta pela sobrevivência do manjericão


Eu tenho verdadeira adoração pelos meus dois pés de manjericão. Eu prefiro comer pizza congelada em casa em vez de ir a uma pizzaria – isso só para ter à disposição minhas folhas frescas de manjericão. Inclusive, aproveito aqui para abrir um parênteses: acho que toda pizzaria que se preze deveria ter floreiras de manjericão e trazer as folhinhas frescas para os clientes colocarem na sua fatia de pizza. Fecha parênteses.
***
Bom, sobre meus pés de manjericão: no verão, eles estava lindos, lindíssimos. Robustos, felizes. Eu podia ver as folhinhas sorrindo para mim. Tanto é que morria de pena de arrancar alguma para minha pizza. Eu arrancava pedindo perdão, sabe assim? Fui saber depois que não estava de todo errada pela reverência ao manjericão. Na Índia, ele é cultivado quase como uma planta sagrada. No México, ele é um talismã de amor, sabia? Pois é. Daí chegou o outono. E as coisas mudaram de figura.
***
De um dia para o outro, comecei a perceber que meus pés de manjericão andavam meio tristonhos. Recorri ao Google e descobri que eles gostam de muito sol, de clima tropical e subtropical. E que não suportam frio, provavelmente não resistam a menos de 6 graus Celsius. O que acontece? ESTOU DESESPERADA! Já pensei em replantar o manjericão em uma floreira mais leve e trazer para dentro de casa. E só voltar com ele para a rua nos dias de sol.

– Só não vai colocar para dormir na nossa cama, só isso que eu te peço, Mariana – disse meu marido.

Eu não respondi nada, até porque tinha pensado mesmo na possibilidade. Hoje de manhã, coloquei um pouco de adubo para ver se eles ganham uma forcinha. E vi que o sol vem fortinho agora de tarde. “Eles vão sobreviver, eles vão sobreviver, eles vão sobreviver”, fico rezando. Para ajudar a dar força ao manjericão, é preciso cortar essas flores, que são lindas e muito cheirosas. É quase um pecado, mas tem que cortar para que eles se desenvolvam, aumentem seu vigor e longevidade. Que Deus os abençoe. (fotos:mariana kalil)

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.
  1. Querida, li no teu blog sobre o teu tormento do manjericão e resolvi te escrever para dar uma luz. Não quero me gabar, mas entendo muuito de cuidado de plantas graças aos anos de ensinamento da minha vó (sei o nome de todas as árvores que existem, a época de poda das plantas e como se cuida de uma horta), amplamente aprofundados nos anos em que morei na fazenda com ela ainda viva. O negócio é o seguinte: o inverno realmente quase acaba com o manjericão, eles odeiam o frio, mas geralmente não morrem. Ficam meio feios e, na primavera, brotam feito loucos. A providencia número 1 que tu tens que fazer (vi pelas fotos) é podar o teu. O pendão (aquela parte acima das folhas, que vira uma florzinha na ponta) tem que ser cortado. SEMPRE. Manjericão apendoado, perde a força e caminha para a morte. É o ciclo: ele coloca os pendões que, depois da flor vão virar sementes, e vai secando até morrer. Tu tens que cortar esse ciclo podando os pendões. Deixa só as folhas. E não deves deixar ele ficar tão alto, vai mantendo ele podado, pois ele cresce mais para os lados, mais rechonchudo, com mais folhas e menos caules. Fica mais forte e mais bonito. Só que acho que o teu já ficou muito comprido e magricelo. Se tu cortar ele baixinho agora, vai morrer.

  2. Querida, li no teu blog sobre o teu tormento do manjericão e resolvi te escrever para dar uma luz. Não quero me gabar, mas entendo muuito de cuidado de plantas graças aos anos de ensinamento da minha vó (sei o nome de todas as árvores que existem, a época de poda das plantas e como se cuida de uma horta), amplamente aprofundados nos anos em que morei na fazenda com ela ainda viva. O negócio é o seguinte: o inverno realmente quase acaba com o manjericão, eles odeiam o frio, mas geralmente não morrem. Ficam meio feios e, na primavera, brotam feito loucos. A providencia número 1 que tu tens que fazer (vi pelas fotos) é podar o teu. O pendão (aquela parte acima das folhas, que vira uma florzinha na ponta) tem que ser cortado. SEMPRE. Manjericão apendoado, perde a força e caminha para a morte. É o ciclo: ele coloca os pendões que, depois da flor vão virar sementes, e vai secando até morrer. Tu tens que cortar esse ciclo podando os pendões. Deixa só as folhas. E não deves deixar ele ficar tão alto, vai mantendo ele podado, pois ele cresce mais para os lados, mais rechonchudo, com mais folhas e menos caules. Fica mais forte e mais bonito. Só que acho que o teu já ficou muito comprido e magricelo. Se tu cortar ele baixinho agora, vai morrer.

  3. Mari, sou louca por manjericão tbém, mas fica tranquila pois ele “parece q morre” e volta lindão, tenho em casa e na minha mãe, outra coisa, se o teu morrer não te desespera é mtooo fácil fazer uma muda de manjericão, posso fazer uma prá ti!!Por enquanto vai cuidando e dando uma podadinha!!

  4. Mari, sou louca por manjericão tbém, mas fica tranquila pois ele “parece q morre” e volta lindão, tenho em casa e na minha mãe, outra coisa, se o teu morrer não te desespera é mtooo fácil fazer uma muda de manjericão, posso fazer uma prá ti!!Por enquanto vai cuidando e dando uma podadinha!!

  5. Muda de Majericão é a coisa mais fácil do mundo. Tira uma galha e coloca em um copo com 4 dedos de água. Como se plantasse na água. Em uma semana ou duas, já aparece uma raiz boa pra plantar na terra! Fácil.
    Descobri a dica da poda dos pendões das flores a pouco tempo também.
    Aos Sábados eu corto e minha mão cheira até o domingo!

  6. Muda de Majericão é a coisa mais fácil do mundo. Tira uma galha e coloca em um copo com 4 dedos de água. Como se plantasse na água. Em uma semana ou duas, já aparece uma raiz boa pra plantar na terra! Fácil.
    Descobri a dica da poda dos pendões das flores a pouco tempo também.
    Aos Sábados eu corto e minha mão cheira até o domingo!

  7. Não sou a única maluca!!!! Tiro foto do meu desde de que as sementinhas brotaram. Eles nasceram na minha sacada qdo eu morava em Curitiba ( frio) e vieram bem. Resistiram a viagem no caminhão de mudança e moram na minha lavanderia em Sampa, na borda do tanque. Ele não gostou de ficar na janela (pega sol da manha e fica quente).Percebi que no calor as folhas se enrolam um pouco e se rego muito, apodrece a raiz. Peço licença pra ele cada vez que vou cortar folhinhas e agradeço pela generosidade. Dizem que eles nao vingam com qualquer pessoa!!!!

  8. Não sou a única maluca!!!! Tiro foto do meu desde de que as sementinhas brotaram. Eles nasceram na minha sacada qdo eu morava em Curitiba ( frio) e vieram bem. Resistiram a viagem no caminhão de mudança e moram na minha lavanderia em Sampa, na borda do tanque. Ele não gostou de ficar na janela (pega sol da manha e fica quente).Percebi que no calor as folhas se enrolam um pouco e se rego muito, apodrece a raiz. Peço licença pra ele cada vez que vou cortar folhinhas e agradeço pela generosidade. Dizem que eles nao vingam com qualquer pessoa!!!!

  9. O meu vaso estava em uma estante próxima da varanda e com caules e folhas murchas.
    Com as dicas saí correndo para colocar na janela da lavanderia. Tomara que o pé sobreviva. Obrigada pelas informações de todos.

  10. O meu vaso estava em uma estante próxima da varanda e com caules e folhas murchas.
    Com as dicas saí correndo para colocar na janela da lavanderia. Tomara que o pé sobreviva. Obrigada pelas informações de todos.

  11. Que legal, peguei as dicas também. Toda noite coloco meus temperinhos para dormir dentro de casa, a noite é gelada. Só uma dúvida, uns dizem que precisa aguar todos os dias, outros dizem que não, estou confusa.
    Abs

  12. Que legal, peguei as dicas também. Toda noite coloco meus temperinhos para dormir dentro de casa, a noite é gelada. Só uma dúvida, uns dizem que precisa aguar todos os dias, outros dizem que não, estou confusa.
    Abs

  13. Samira, o negócio é sempre tocar na terra e ver como elsa está. Úmida? Seca? No verão, eles precisam de muito mais água, as folhinhas ficam murchas de calor. NO inverno, nem tanto. Bjo. MK

  14. Samira, o negócio é sempre tocar na terra e ver como elsa está. Úmida? Seca? No verão, eles precisam de muito mais água, as folhinhas ficam murchas de calor. NO inverno, nem tanto. Bjo. MK

  15. oi mari tdo bem? olha acabei de ganhar uma muda de manjericao e plantei em uma lata de 20L com uma semana ela encheu de fores roxa . eu qeria saber se preciso podar as flores dele ou pde deixar como esta ela ta + ou – com 30cm. obrigado e felicidades .OBS. ELA ESTA BEM ADUBADA.

  16. oi mari tdo bem? olha acabei de ganhar uma muda de manjericao e plantei em uma lata de 20L com uma semana ela encheu de fores roxa . eu qeria saber se preciso podar as flores dele ou pde deixar como esta ela ta + ou – com 30cm. obrigado e felicidades .OBS. ELA ESTA BEM ADUBADA.

  17. Oi, Armando! Sim, tem que ir cortando as flores do manjericão sempre. Pega uma tesourinha e tira fora, porque elas impedem o crescimento, apesar de serem lindas… Dá uma pena, mas é preciso. Depois me conta. Bj. MK

  18. Oi, Armando! Sim, tem que ir cortando as flores do manjericão sempre. Pega uma tesourinha e tira fora, porque elas impedem o crescimento, apesar de serem lindas… Dá uma pena, mas é preciso. Depois me conta. Bj. MK

  19. Olá pessoal! Dei uma lida no texto e comentários e achei bem interessante. Eu como as flores (sim, isso, exatamente) do meu manjericão, e elas são uma delícia! Recomendo, viu? É um sabor dos deuses, maravilhoso. Como elas cruas, do jeito que estão no pé mesmo. Dá pra usar para temperar também. Em saladas elas ficam maravilhosas, dão uma nota de sabor agradável e refrescante.
    Abraços!

  20. Olá pessoal! Dei uma lida no texto e comentários e achei bem interessante. Eu como as flores (sim, isso, exatamente) do meu manjericão, e elas são uma delícia! Recomendo, viu? É um sabor dos deuses, maravilhoso. Como elas cruas, do jeito que estão no pé mesmo. Dá pra usar para temperar também. Em saladas elas ficam maravilhosas, dão uma nota de sabor agradável e refrescante.
    Abraços!

  21. Amei os comentários. Estou preocupada pq meus pés de manjericão estavam lindos, e de repente parecem está morrendo, mas acho q fiz uma besteira, acabei pulverizando-os com adubo p orquídeas, será q é isso? A tarde o calor é muito intenso e fiquei uma semana sem expor ao sol, pq eles ficam muchos e tenho medo de morrer-los . E agora? Me ajudem por favor.

  22. Amei os comentários. Estou preocupada pq meus pés de manjericão estavam lindos, e de repente parecem está morrendo, mas acho q fiz uma besteira, acabei pulverizando-os com adubo p orquídeas, será q é isso? A tarde o calor é muito intenso e fiquei uma semana sem expor ao sol, pq eles ficam muchos e tenho medo de morrer-los . E agora? Me ajudem por favor.

  23. Oi, bom dia/tarde/noite

    Estou loucamente desesperado pois meu pé de manjericão atraiu formigas cortadeiras, como posso me livrar delas? Algo mais natural do que produtos quimicos, vc tem alguma receita???? Outra coisa, quanto mais eu tiro as flores do meu pé, mais elas crescem!!!! Isso é normal?

  24. Oi, bom dia/tarde/noite

    Estou loucamente desesperado pois meu pé de manjericão atraiu formigas cortadeiras, como posso me livrar delas? Algo mais natural do que produtos quimicos, vc tem alguma receita???? Outra coisa, quanto mais eu tiro as flores do meu pé, mais elas crescem!!!! Isso é normal?

  25. Pois então Mariana! Matei o meu primeiro pé de mangericão de tanto amor… heheheh. Verdade, adorava ver as abelhas nas flores do pé, e jamais aceitei a ideia de poda-las, mesmo sabendo que não fazendo ele moreria logo! Pior nem tirava as folhas. Tenho uma toceira de hortelã que a avó da minha esposa trouxe uma muda do líbano. Pegou de um jeito que me recuro a cortar, mesmo sabendo que devo cortar na raiz para que ele possa voltar com toda a força! Parabéns pelo blog!

  26. Pois então Mariana! Matei o meu primeiro pé de mangericão de tanto amor… heheheh. Verdade, adorava ver as abelhas nas flores do pé, e jamais aceitei a ideia de poda-las, mesmo sabendo que não fazendo ele moreria logo! Pior nem tirava as folhas. Tenho uma toceira de hortelã que a avó da minha esposa trouxe uma muda do líbano. Pegou de um jeito que me recuro a cortar, mesmo sabendo que devo cortar na raiz para que ele possa voltar com toda a força! Parabéns pelo blog!

  27. Para afugentar alguns insetos, as vezes funciona fazer uma solução aquosa de pimenta vermelha, aquela com as sementes secas , e pulverizar as folhas….Nao sei se afugenta todos,,,Mas nao agride o Mangericao.
    Abraços

  28. Para afugentar alguns insetos, as vezes funciona fazer uma solução aquosa de pimenta vermelha, aquela com as sementes secas , e pulverizar as folhas….Nao sei se afugenta todos,,,Mas nao agride o Mangericao.
    Abraços

  29. Gentem, mto obrigada pelas dicas.
    Desde q cultivo manjericão, nunca tinha aparecido florzinhas (acreditem!).
    Essa semana apareceu e meu marido e eu ficamos paquerando as florzinhas.
    Mas assim q li aki dizendo q tinha q cortá-las, fiquei triste, mas tirei foto e cortei. :)
    Sempre peço permissão p cortar as folhinhas e corto c uma dor no coração… :/

  30. Gentem, mto obrigada pelas dicas.
    Desde q cultivo manjericão, nunca tinha aparecido florzinhas (acreditem!).
    Essa semana apareceu e meu marido e eu ficamos paquerando as florzinhas.
    Mas assim q li aki dizendo q tinha q cortá-las, fiquei triste, mas tirei foto e cortei. :)
    Sempre peço permissão p cortar as folhinhas e corto c uma dor no coração… :/

  31. Pessoal, li todos os comentários sobre manjericão. Plantei uma muda recentemente. Está ficando bem viçosa mas tenho duvidas, caso alguem possa me ajudar: toda vez que rego, com regador que distribui a agua em aspersões bem finas, ainda assim ele murcha todo. fica todo “pra baixo”, rsrsrs. Dia seguinte está la, firme e forte novamente. Isso é normal? o correto seria molhar só a terra, e não as folhas? Outra coisa, as formigas estão começando a ataca-lo. Como fazer para espantar?

  32. Pessoal, li todos os comentários sobre manjericão. Plantei uma muda recentemente. Está ficando bem viçosa mas tenho duvidas, caso alguem possa me ajudar: toda vez que rego, com regador que distribui a agua em aspersões bem finas, ainda assim ele murcha todo. fica todo “pra baixo”, rsrsrs. Dia seguinte está la, firme e forte novamente. Isso é normal? o correto seria molhar só a terra, e não as folhas? Outra coisa, as formigas estão começando a ataca-lo. Como fazer para espantar?

  33. Que delicia de prosa!!! pensei que só eu tinha manjericão de estimação! kkkkkkk… bom… minha experiência com manjericão tem quase 10 anos e começou quando eu peguei dois galhos na casa de minha mãe para usar no molho da macarronada e coloquei num copo com água apenas para conservar… aqueles galhos ficaram lá, eu não tinha a menor idéia da surpresa que teria depois de alguns dias… aqueles galhos ficaram lá sobre a minha geladeira, cada dia mais lindos e viçosos, eu nem ligava muito pra eles, nem a água trocava… depois de uma semana me lembrei de trocar a água e eis que, pra minha surpresa e alegria, estavam la os dois galhos cheios de raizinhas branquinhas e lindas… resultado: aqueles dois galhos ficaram por meses “produzindo”, isso mesmo, produzindo folhas novas… a partir daí começou meu grande amor por esta planta abençoada que me dá tanto por tão pouco… comecei a reproduzir mudas dessa maravilhosa plantinha e plantar em garrafas pet, cheguei a ter mais de dez pezinhos lindos, muitas vezes eu esquecia deles por dias a fio, só me lembrando quando os via completamente murchos e literalmente caídos, quase morria de dó e de raiva de mim mesma, corria e regava todos pedindo perdão a cada um deles e eis que no dia seguintes estavam todos lá, lindos e sorridentes como que me agradecendo… aprendi logo no início q deveria cortar as flores e tive a oportunidade no decorrer dos anos, de perceber claramente o efeito do corte dessas flores… hoje em dia não tenho mais plantado em pet, pois transplantei todos na terra… fiz um quadrado de pés de manjericão que se transformou em um verdadeiro mini bosque com arbustos que estao com cerca de 1 metro de altura… ontem eu estava podando alguns pois ja estão dando sinais de enfraquecimento… podei três deles completamente, deixei os tronquinhos com apenas 15 cm., mas não me preocupo pois sei que brotarão novamente e repetirão todo o ciclo… ahhhh estava me esquecendo de contar que abasteço uma pizzaria aqui perto de casa com galhos e mais galhos do meu manjericão que dou de presente com muito gosto… AMO MUITO MEUS PÉS DE MANJERICÃO E SOU IMENSAMENTE GRATA PELO PRAZER QUE ELES ME PROPORCIONAM… bjo a todos e obrigada por compartilhar…

  34. Que delicia de prosa!!! pensei que só eu tinha manjericão de estimação! kkkkkkk… bom… minha experiência com manjericão tem quase 10 anos e começou quando eu peguei dois galhos na casa de minha mãe para usar no molho da macarronada e coloquei num copo com água apenas para conservar… aqueles galhos ficaram lá, eu não tinha a menor idéia da surpresa que teria depois de alguns dias… aqueles galhos ficaram lá sobre a minha geladeira, cada dia mais lindos e viçosos, eu nem ligava muito pra eles, nem a água trocava… depois de uma semana me lembrei de trocar a água e eis que, pra minha surpresa e alegria, estavam la os dois galhos cheios de raizinhas branquinhas e lindas… resultado: aqueles dois galhos ficaram por meses “produzindo”, isso mesmo, produzindo folhas novas… a partir daí começou meu grande amor por esta planta abençoada que me dá tanto por tão pouco… comecei a reproduzir mudas dessa maravilhosa plantinha e plantar em garrafas pet, cheguei a ter mais de dez pezinhos lindos, muitas vezes eu esquecia deles por dias a fio, só me lembrando quando os via completamente murchos e literalmente caídos, quase morria de dó e de raiva de mim mesma, corria e regava todos pedindo perdão a cada um deles e eis que no dia seguintes estavam todos lá, lindos e sorridentes como que me agradecendo… aprendi logo no início q deveria cortar as flores e tive a oportunidade no decorrer dos anos, de perceber claramente o efeito do corte dessas flores… hoje em dia não tenho mais plantado em pet, pois transplantei todos na terra… fiz um quadrado de pés de manjericão que se transformou em um verdadeiro mini bosque com arbustos que estao com cerca de 1 metro de altura… ontem eu estava podando alguns pois ja estão dando sinais de enfraquecimento… podei três deles completamente, deixei os tronquinhos com apenas 15 cm., mas não me preocupo pois sei que brotarão novamente e repetirão todo o ciclo… ahhhh estava me esquecendo de contar que abasteço uma pizzaria aqui perto de casa com galhos e mais galhos do meu manjericão que dou de presente com muito gosto… AMO MUITO MEUS PÉS DE MANJERICÃO E SOU IMENSAMENTE GRATA PELO PRAZER QUE ELES ME PROPORCIONAM… bjo a todos e obrigada por compartilhar…

  35. Luiz, é normal eles ficarem caidinhos pois suas astes são frágeis… eu costumava regar só a terra quando tinha plantado em garrafa pet, caso você queira molhar as folhas, acho melhor usar um borrifador… quanto às formigas, nunca tive este problema e não sei se o seu está plantado em vaso, só posso dizer que aqui em casa eu espanto formigas com o cheiro de removedor, diluo em água e passo nas superfícies onde elas aparecem… até agora tem funcionado… boa sorte!

  36. Luiz, é normal eles ficarem caidinhos pois suas astes são frágeis… eu costumava regar só a terra quando tinha plantado em garrafa pet, caso você queira molhar as folhas, acho melhor usar um borrifador… quanto às formigas, nunca tive este problema e não sei se o seu está plantado em vaso, só posso dizer que aqui em casa eu espanto formigas com o cheiro de removedor, diluo em água e passo nas superfícies onde elas aparecem… até agora tem funcionado… boa sorte!

  37. Oiieee! Obrigada pelas dicas. Eu que pensava ser doida por falar com minhas plantas… kkk.
    Bom, tenho um vaso com manjericão verde, já há anos ele me concede suas folhinhas que aprecio muiiiito! Agora, comprei um vasinho com manjericão roxo e coloquei no meu ¨jardim de vasos¨, ao lado do verde, onde bate sol por volta das 10hs.. Só que, em dois dias ele começou a perder a cor, ficando verde. (Será que de raiva?) Alguém tem noção do que está errado? O verde não pode ficar ao sol? Agradeço qualquer ajuda.
    abçs

  38. Oiieee! Obrigada pelas dicas. Eu que pensava ser doida por falar com minhas plantas… kkk.
    Bom, tenho um vaso com manjericão verde, já há anos ele me concede suas folhinhas que aprecio muiiiito! Agora, comprei um vasinho com manjericão roxo e coloquei no meu ¨jardim de vasos¨, ao lado do verde, onde bate sol por volta das 10hs.. Só que, em dois dias ele começou a perder a cor, ficando verde. (Será que de raiva?) Alguém tem noção do que está errado? O verde não pode ficar ao sol? Agradeço qualquer ajuda.
    abçs

  39. Legal as dicas dos leitores, minha contribuição para o frio é, plante manjericão roxo também, os meus estão fortíssimos enquanto meu verde se prepara para hibernar.

  40. Legal as dicas dos leitores, minha contribuição para o frio é, plante manjericão roxo também, os meus estão fortíssimos enquanto meu verde se prepara para hibernar.

  41. Pessoal, minha árvore de manjericão (isso mesmo, ela tem mais de 1 metro de altura!!!!!) estava com formigueiro e purgão. Pesquisei maneiras naturais de acabar c isso e tentei canela, cravo e outros, por fim, tentei o fumo natural. Este fumo “espantava” no dia, mas no dia seguinte voltava e o pior, começou a queimar as folhas do manjericão!!!!!
    Morrendo de medo de perder minha árvore sagrada de todos os dias, continue minha vasta pesquisa e tentaivas e por fim, descobri uma coisa super simples q deu certo e acabou de vez c a festa das formigas e dos purgões: óleo de neen. Esse óleo vc encontra em qq loja de jardinaria ou jardinagem. Então, vc mistura ele na água e borrifa. Eu borrifei tanto nas folhas, p matar os purgões, qto na terra e nas laterais dos vasos onde eram os caminhos das formigas. E consegui me livrar das pestes!!!!
    Então, hj 1 vez/ semana borrifo só p manter a proteção e esse óleo não agride o manjericão, não queima as folhas e recuperei o viço da minha árvore!!!!

    Como vi comentários de pessoas desesperadas c as pragas, deixo aqui meu relato e experiências c uma solução simples, barata e rápida de acabar c esses incovenientes!!!!

    ;)

  42. Pessoal, minha árvore de manjericão (isso mesmo, ela tem mais de 1 metro de altura!!!!!) estava com formigueiro e purgão. Pesquisei maneiras naturais de acabar c isso e tentei canela, cravo e outros, por fim, tentei o fumo natural. Este fumo “espantava” no dia, mas no dia seguinte voltava e o pior, começou a queimar as folhas do manjericão!!!!!
    Morrendo de medo de perder minha árvore sagrada de todos os dias, continue minha vasta pesquisa e tentaivas e por fim, descobri uma coisa super simples q deu certo e acabou de vez c a festa das formigas e dos purgões: óleo de neen. Esse óleo vc encontra em qq loja de jardinaria ou jardinagem. Então, vc mistura ele na água e borrifa. Eu borrifei tanto nas folhas, p matar os purgões, qto na terra e nas laterais dos vasos onde eram os caminhos das formigas. E consegui me livrar das pestes!!!!
    Então, hj 1 vez/ semana borrifo só p manter a proteção e esse óleo não agride o manjericão, não queima as folhas e recuperei o viço da minha árvore!!!!

    Como vi comentários de pessoas desesperadas c as pragas, deixo aqui meu relato e experiências c uma solução simples, barata e rápida de acabar c esses incovenientes!!!!

    ;)

  43. A única coisa que eu tenho a falar, sobre um erro grosseiro seu, é que, manjericão é lindo, tenho 30 quilos em casa, mas falar que prefere pizza congelada é um absurdo! Começar um texto assim foge totalmente a qualquer princípio gastronômico. Faz sentido querer manjericão fresco, pra mim faz todo, pelo menos, faz todo! Eu seco as flores para ter sabores mais picantes. Entretanto, prefiro eu mesmo adicionar esse frescor ao meu delivery, do que pegar uma marca, congelada da vida, cheia de conservantes, e colocar os meus amorinhos. Desculpa, mas você parece não entender muito de comida quando fala preferir congelados.

  44. A única coisa que eu tenho a falar, sobre um erro grosseiro seu, é que, manjericão é lindo, tenho 30 quilos em casa, mas falar que prefere pizza congelada é um absurdo! Começar um texto assim foge totalmente a qualquer princípio gastronômico. Faz sentido querer manjericão fresco, pra mim faz todo, pelo menos, faz todo! Eu seco as flores para ter sabores mais picantes. Entretanto, prefiro eu mesmo adicionar esse frescor ao meu delivery, do que pegar uma marca, congelada da vida, cheia de conservantes, e colocar os meus amorinhos. Desculpa, mas você parece não entender muito de comida quando fala preferir congelados.

  45. Túlio, você está coberto de razão! Falei aquilo numa época de paixão por uma marca de congelados que hoje abomino. Só peço delivery da Fornelone, conhece? Um abraço, MK

  46. Túlio, você está coberto de razão! Falei aquilo numa época de paixão por uma marca de congelados que hoje abomino. Só peço delivery da Fornelone, conhece? Um abraço, MK

  47. Fatima Barros: Agradeço por suas dicas. E, confirmando o que dizem as duas dicas: meu novo amor (manjericção roxo) não gosta do frio. Está tristinho que só! Mas continuo cuidando e ele há de sobreviver ao inverno!
    abraços.

  48. Fatima Barros: Agradeço por suas dicas. E, confirmando o que dizem as duas dicas: meu novo amor (manjericção roxo) não gosta do frio. Está tristinho que só! Mas continuo cuidando e ele há de sobreviver ao inverno!
    abraços.

  49. Olá a todos! Muito bom ver tanta coisa interessante e dicas por aqui. Por favor, será que vocês poderiam me ajudar? Um dos meus pés de manjericão está com os galhos todos secos. E moro na Bahia, ou seja, não é por causa de frio! :-)

  50. Olá a todos! Muito bom ver tanta coisa interessante e dicas por aqui. Por favor, será que vocês poderiam me ajudar? Um dos meus pés de manjericão está com os galhos todos secos. E moro na Bahia, ou seja, não é por causa de frio! :-)

  51. Muito legal seu blog, parabéns!

    Adoro manjericão, principalmente como tempero na cozinha italiana e nos pratos que fazemos em casa e meu filho adora ir “pegar as folhinhas” quando chega a hora.
    Moro em Curitiba e o bicho pegou por aqui neste inverno…tivemos duas geadas bravas e eu esqueci de cobrir meu arbusto de manjericão. Arbusto porque ele estava enorme, bem carregado, mais ou menos um metro de largura por um e meio de altura. O tronco estava grosso já, coisa de uns 5 centímetros de diâmetro!

    Resultado: a geada aparentemente matou ele por inteiro. Antei descascando alguns galhos e vi que estão bem secos por dentro…..que pena. Levei anos pra conseguir achar o lugar certo para ele e perdi o bicho na geada…será?

    Estou fazendo umas mudas novas (comprei um galho na feira) para plantar agora na primavera…mas será que o manjericão morreu mesmo ou voltaria na primavera?

    Com a palavra…os especialistas do blog ou leitores, obrigado!
    Abraço.
    Jeffo.

  52. Muito legal seu blog, parabéns!

    Adoro manjericão, principalmente como tempero na cozinha italiana e nos pratos que fazemos em casa e meu filho adora ir “pegar as folhinhas” quando chega a hora.
    Moro em Curitiba e o bicho pegou por aqui neste inverno…tivemos duas geadas bravas e eu esqueci de cobrir meu arbusto de manjericão. Arbusto porque ele estava enorme, bem carregado, mais ou menos um metro de largura por um e meio de altura. O tronco estava grosso já, coisa de uns 5 centímetros de diâmetro!

    Resultado: a geada aparentemente matou ele por inteiro. Antei descascando alguns galhos e vi que estão bem secos por dentro…..que pena. Levei anos pra conseguir achar o lugar certo para ele e perdi o bicho na geada…será?

    Estou fazendo umas mudas novas (comprei um galho na feira) para plantar agora na primavera…mas será que o manjericão morreu mesmo ou voltaria na primavera?

    Com a palavra…os especialistas do blog ou leitores, obrigado!
    Abraço.
    Jeffo.

  53. Ola pessoal,

    fiquei tao feliz em encontrar esse cantinho aqui de “malucos” por manjericão! rs
    Bom, como é de se esperar, eu também tenho o meu vasinho na sacada de casa. Ele estava liiiindo lindo durante todo o verão mas agora algumas folhas começaram a amarelar. Eu estou no canada e estamos no outono agora. Ainda nao está muito frio. Temperaturas entre 10 e 17C. Tem dias que penso em trazer o vaso pra dentro de casa, mas daí ele nao pega o sol que ainda temos, pois no inverno será zero de luz solar e muita chuva. Nao sei o que eu faço. Hoje dei uma podada, retirei as folhas amarelas, vou ter de cortar as flores fora também…
    É isso, muito obrigada por qualquer dica e um grande abraço.

    Paula

  54. Ola pessoal,

    fiquei tao feliz em encontrar esse cantinho aqui de “malucos” por manjericão! rs
    Bom, como é de se esperar, eu também tenho o meu vasinho na sacada de casa. Ele estava liiiindo lindo durante todo o verão mas agora algumas folhas começaram a amarelar. Eu estou no canada e estamos no outono agora. Ainda nao está muito frio. Temperaturas entre 10 e 17C. Tem dias que penso em trazer o vaso pra dentro de casa, mas daí ele nao pega o sol que ainda temos, pois no inverno será zero de luz solar e muita chuva. Nao sei o que eu faço. Hoje dei uma podada, retirei as folhas amarelas, vou ter de cortar as flores fora também…
    É isso, muito obrigada por qualquer dica e um grande abraço.

    Paula

  55. Olá Mariana e pessoal!

    Poxa fiquei feliz em encontrar esse blog…. eu tenho um grande apreco pelo manjericão!!! Tenho alguns pés na minha casa aqui em Manaus…. mas eles estão bem grandes… realmente não podei por falta de conhecimento… mas eles estao ressecando o caule de baixo para cima, o que eu posso fazer??? Posso podar eles e ele se regeneram?? Eles tem em torno de 1,5 m. O que posso fazer?? Podem me ajudar??

  56. Olá Mariana e pessoal!

    Poxa fiquei feliz em encontrar esse blog…. eu tenho um grande apreco pelo manjericão!!! Tenho alguns pés na minha casa aqui em Manaus…. mas eles estão bem grandes… realmente não podei por falta de conhecimento… mas eles estao ressecando o caule de baixo para cima, o que eu posso fazer??? Posso podar eles e ele se regeneram?? Eles tem em torno de 1,5 m. O que posso fazer?? Podem me ajudar??

  57. Olá !!!
    Eu também planto manjericão, o meu pé tá lindo, mas agora apareceu pequenas formigas e no talo e galhos aparece pequenas conchas, como se fosse ovólus das formigas, o que fazer??

  58. Olá !!!
    Eu também planto manjericão, o meu pé tá lindo, mas agora apareceu pequenas formigas e no talo e galhos aparece pequenas conchas, como se fosse ovólus das formigas, o que fazer??

  59. Me tornei amante das plantas faz uns quinze dias e entre elas está o manjericão.Comprei uma muda em um supermercado e plantei em um vaso, mas ele está com umas folhas ressecadas. O melhor a se fazer é cortar essas folhas?Obrigada!

  60. Me tornei amante das plantas faz uns quinze dias e entre elas está o manjericão.Comprei uma muda em um supermercado e plantei em um vaso, mas ele está com umas folhas ressecadas. O melhor a se fazer é cortar essas folhas?Obrigada!

  61. Ola, comprei uma penca de manjericao roxo no mercado, que veio com a raiz é possivel replantar, tã td roxinho e rechonchudo sem galhos secos, coloquei num copo com agua, mas como aqui em ctba ta fazendo 34º na sombra queria saber se devo replantar agora mesmo ele adorando calor ou devo manter até meados de março?

    Abçs

  62. Ola, comprei uma penca de manjericao roxo no mercado, que veio com a raiz é possivel replantar, tã td roxinho e rechonchudo sem galhos secos, coloquei num copo com agua, mas como aqui em ctba ta fazendo 34º na sombra queria saber se devo replantar agora mesmo ele adorando calor ou devo manter até meados de março?

    Abçs

  63. Gente, me ajudem! Também comecei a plantar manjericão, meio sem esperança de que eles fossem viver porque as minhas plantas até então sempre morriam (moro em apartamento). O meu manjericão desta vez estava lindo, robusto, muito bem cuidado. Mas hoje eu vi que ele esta cheio de bichinhos branquinhos que andam (ecaaaaa!!!!), meu marido falou que parece ser “pulgão”. O que eu faço???Snif…snif…

  64. Gente, me ajudem! Também comecei a plantar manjericão, meio sem esperança de que eles fossem viver porque as minhas plantas até então sempre morriam (moro em apartamento). O meu manjericão desta vez estava lindo, robusto, muito bem cuidado. Mas hoje eu vi que ele esta cheio de bichinhos branquinhos que andam (ecaaaaa!!!!), meu marido falou que parece ser “pulgão”. O que eu faço???Snif…snif…

  65. Mariana Kalil, eu simplesmente AMEI o teu post!!!! <3 mesmo!!! divertida e apaixonada por mangericão como tantos por aqui… Como diz o Clayton, a várias malucas e malucos por mangericão, ainda bem!!! kkkkkk
    Eu ando, desde Janeiro as voltas com os meus pezinhos de mangericão, comecei com um que comprei no hipermercado e depois, como trabalho em restauração, o pessoal da cozinha as vezes compra esses vasinhos em caso de emergência, para tirar as folhinhas e depois me dão os talos ainda na terra para eu trazer e replantar.
    Infelizmente eu não estou a conseguir fazer eles brotarem, estão a secar e estou arrancando os cabelos por não conseguir resolver.
    O meu marido diz que eu não paro de replantar de um lado para o outro e deve ser isso, eu já mudei eles de vaso, duas vezes em 2 semanas, porque queria ter eles todos no mesmo vaso… não está a funcionar!
    Em Lisboa (aonde eu moro) acabamos de entrar na primavera, eles deveriam estar a crescer como loucos!!! SQN… :(
    Eu cheguei a chorar ao ler os posts aqui, são tantos apaixonados como eu… se alguém puder ajudar!!! Por favor, por favor, por favor!!!!

  66. Mariana Kalil, eu simplesmente AMEI o teu post!!!! <3 mesmo!!! divertida e apaixonada por mangericão como tantos por aqui… Como diz o Clayton, a várias malucas e malucos por mangericão, ainda bem!!! kkkkkk
    Eu ando, desde Janeiro as voltas com os meus pezinhos de mangericão, comecei com um que comprei no hipermercado e depois, como trabalho em restauração, o pessoal da cozinha as vezes compra esses vasinhos em caso de emergência, para tirar as folhinhas e depois me dão os talos ainda na terra para eu trazer e replantar.
    Infelizmente eu não estou a conseguir fazer eles brotarem, estão a secar e estou arrancando os cabelos por não conseguir resolver.
    O meu marido diz que eu não paro de replantar de um lado para o outro e deve ser isso, eu já mudei eles de vaso, duas vezes em 2 semanas, porque queria ter eles todos no mesmo vaso… não está a funcionar!
    Em Lisboa (aonde eu moro) acabamos de entrar na primavera, eles deveriam estar a crescer como loucos!!! SQN… :(
    Eu cheguei a chorar ao ler os posts aqui, são tantos apaixonados como eu… se alguém puder ajudar!!! Por favor, por favor, por favor!!!!

  67. Quee bomm ver que existem outras pessoas como euu!! rsrs Estou com 4 pés de manjericão em casa com 40cm, estavam todos saudáveis. Mas em 2 semanas fiz alguma besteira, acho que reguei demais e agora estão morrendo, o caule está ficando preto, de baixo pra cima, está subindo e as folhas estão apodrecendo e caindo. Não sei se é uma espécie de fungo… andei lendo alguns posts na internet e dizia que não pode regar demais e nem colocá-los muito juntos e que talvez não estejam recebendo sol suficiente. Mas não sei o que fazer para eles melhorarem e voltarem a ser saudáveis, alguém que ama os manjericões que tenha passado por situação parecida pode me ajudar?

  68. Quee bomm ver que existem outras pessoas como euu!! rsrs Estou com 4 pés de manjericão em casa com 40cm, estavam todos saudáveis. Mas em 2 semanas fiz alguma besteira, acho que reguei demais e agora estão morrendo, o caule está ficando preto, de baixo pra cima, está subindo e as folhas estão apodrecendo e caindo. Não sei se é uma espécie de fungo… andei lendo alguns posts na internet e dizia que não pode regar demais e nem colocá-los muito juntos e que talvez não estejam recebendo sol suficiente. Mas não sei o que fazer para eles melhorarem e voltarem a ser saudáveis, alguém que ama os manjericões que tenha passado por situação parecida pode me ajudar?

  69. Amei os esclarecimentos, tb sou louca por meu pé de manjericão! Tb tiro foto e converso c ele, pensei ser a unica doidinha kkkkk. Bjo! I love meu pé de manjericão.

  70. Amei os esclarecimentos, tb sou louca por meu pé de manjericão! Tb tiro foto e converso c ele, pensei ser a unica doidinha kkkkk. Bjo! I love meu pé de manjericão.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.