A receita original de guacamole é rápida de fazer e deliciosa entradinha pra oferecer

Uma espécie de purê de abacate apimentado e bem condimentado, fácil de preparar e uma delícia para ser servido como entradinha com nachos e torradas, recheio de sanduíches ou acompanhamento de pratos. Seu nome é guacamole, prato típico da culinária mexicana, que, além de pimenta, leva cebola, coentro e suco de limão. É servido, geralmente, com nachos (tortilhas crocantes de milho) e sour cream (creme azedo).

Esta receita criada pela equipe de culinaristas da Kitchenaid é bem tradicional e feita com a pimenta jalapeño (ou jalapenho), nativa do México. Trata-se de uma das pimentas mais ardidas do mundo (quem já provou sabe do que estamos falando!). No Brasil, ela pode ser comprada em conserva, na maioria das vezes, ainda verde.

jalapenoJALAPEÑO, A FORTE E ARDIDA PIMENTA MEXICANA
Acha difícil de encontrar na sua cidade? Não desanime. Substitua pela pimenta dedo-de-moça. Se preferir uma guacamole menos picante, retire todas as sementes da dedo-de-moça e utilize apenas a parte vermelha.

avocadoAVOCADO, A ESTRELA PRINCIPAL DA GUACAMOLE
O abacate ideal para se fazer a guacamole é o do tipo avocado, que possui a polpa mais firme e menos gordurosa que o abacate comum. Ele é pequeno e possui a casca verde bem escura e áspera, quando comparado com o abacate nativo do Brasil.

nachos-com-guacamoleGUACAMOLE: TRADICIONALMENTE CONSUMIDO COM NACHOS

Ingredientes
2 abacates do tipo avocado
40g de cebola picada
80g de tomate
1 pimenta jalapeño em conserva (ou dedo-de-moça)
Suco de meio limão
Coentro e sal a gosto

Modo de preparo
Corte o avocado, retire a polpa e amasse grosseiramente. Acrescente a cebola e o tomate picados em cubinhos bem pequenos. Adicione o suco do limão, o coentro e o sal. Misture todos os ingredientes delicadamente e está pronto. Visitas em casa? Coloque em um lindo prato acompanhado de uma cestinha de nachos (como na foto da receita).

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Edifício Império, Porto Alegre. 
Verão de 1978. Mami, Ota e eu. 
#tbt
  • Blazer sem ser caretinha?! Temos Amiga Mari mostrando no Stories! #vemver ❤️
  • Liga na @radiobandnewsfm que estamos ao vivo no @bnhappyhour pra comemorar os 14 anos da Band News POA com @icothomaz e @fzaffari no @360gastrobar 🥂 #happybirthday #happyhour #bandnewsfm
  • A gente se diverte e nos minutos que sobram a gente se embeleza, né @thaylacollingmicropigmentadora 👌🏻#coisasdethayla #bandmulherrs #makedodia #goodhairday
  • Pise na grama! 🍃🐾☀️🐶
  • Toda semana acontece a mesma coisa. Lá por quarta ou quinta-feira, começo a planejar com detalhes a agenda de sábado. Eu amo sábado. Sábado é dia de fazer tudo aquilo que não deu tempo durante a semana. Sábado é dia de não acordar tão cedo, mas também é dia de arranjar tempo para tudo. É dia de ir ao salão, de fazer a mão, alguma hidratação no cabelo. É dia de ir à floricultura, na feirinha de orgânicos da Redenção, de pegar um sol, de ler os jornais sem pressa, de tomar chimarrão… É dia de almoçar tarde, mas para almoçar tarde é preciso tomar café cedo. E como sábado é dia de dormir até um pouco mais, o negócio é pular o café tradicional para almoçar na casa da mãe, ou da sogra, ou ir até o Gambrinus comer um linguado grelhado com caipirinha de limão. Todo sábado de manhã é a mesma coisa: eu me pego estaqueada no meio da sala sem saber pra que lado eu vou. 
Bentolino também.
Feliz sábado de sol pra nós! 🌞❤️🐶