A receita simples e prática de tomate ao forno que mudou para melhor a vida da Mariana

Se um dia eu sentasse de frente para Gabi e ela perguntasse “Hey, Mariana, qual é o alimento que você jamais conseguiria eliminar da sua vida? Qual é aquele alimento que deixaria você imensamente entristecida caso viesse a descobrir alguma intolerância a ele?”. Eu não tenho a MENOR dúvida de que a resposta seria: TOMATE!

almondegas12EU AMO TOMATE

Vou abster-me de comentar a respeito da dieta do tomate que submeti a mim mesma quando era uma idiota de 17 anos – até porque já comentei certa vez por aqui sobre este episódio da minha vida e espero que vocês tenham esquecido tamanha foi a imbecilidade.

bento1121ELA PASSOU 15 DIAS SÓ COMENDO TOMATE

Mas claro que o animal tinha que se manifestar em momentos em que não é chamado. Que dúvida! Sim, encasquetei que os oito quilos a mais na minha silhueta juvenil seriam eliminados rapidamente se eu passasse 15 dias apenas comendo tomate. De onde eu tirei esta ideia? Da minha cabeça de mula. Pior foi que segui a orientação da minha cabeça de mula e passei duas semanas só comendo tomate no café da manhã, no almoço e no jantar. E o que aconteceu? Perdi os oito quilos.

bento1121PIOR É QUE É VERDADE

Poderia, talvez, ter escrito um artigo para a revista Science. Poderia ter patenteado a tal dieta do tomate e hoje estar milionária escrevendo livros e mais livros sobre tomates. Ainda bem que não tive a brilhante ideia. Ou teria sido tirada para louca e estaria vendo o sol nascer de dentro de uma cela de manicômio. A quem interessar possa, nunca mais fiz a tal dieta e muito menos fiquei enjoada de tomate. Passei a amar mais e mais – e por isso vivo em busca de receitinhas com tomate.

+MARI KALIL: O sumiço do tomate, meu jeito de comer caqui e outras frutas de inverno

A última encontrei neste feriado em que fiz de tudo um pouco depois de sobreviver a uma enxaqueca (limpei xixi de alguém na sala, corri na esteira, quase levantei voo no passeio com a dupla em meio a um ciclone extratropical, li que a cada salsicha consumida perdemos 15 minutos de vida, zapeei todos os filmes do Now e não consegui escolher nenhum pra assistir… Essas coisas básicas de feriado.

mulher-questionando-com-mao-na-cabecaFALA LOGO A RECEITA, MARIANA

Eu não estou com pressa, alguém está? Pois, como ia dizendo, entre as coisinhas básicas que fiz neste feriado foi me servir de um carreteiro que a Rosa deixou pronto na geladeira. Então, olhei aquele carreteiro meio seco na geladeira e pensei: “Podia inventar alguma coisa para comer com esse troço que fosse capaz de dar molhadinha no prato. O que pode ser, o que pode ser? Tomate!”.

Senhoras e senhoritas, por favor! Assistam este vídeo de um minuto que mudou a vida da Mariana para melhor e Mariana tem certeza que mudará a de vocês também!

03-por-ai-mulher-gritando514NÃO É SENSACIONAL?

Fica uma delícia!!! Salvou meu carreteiro seco e agora só quero saber de comer esse tal tomate com tudo que enxergar pela frente. Se não conseguiu pegar direito os ingredientes por conta do idioma, eu reproduzo aqui.

tomates-horno-1NHAM NHAM!

Ingredientes
Tomates grandes
Queijo ralado (parmesão, manchego ou emmental)
Orégano fresco (se não tiver, pode ser seco ou qualquer outra erva de preferência)
Sal
Pimenta
Azeite

Modo de preparo
Corta o tomate pela metade, coloca em uma bandeja antiaderente, polvilha o queijo ralado por cima, em seguida o orégano, sal e pimenta e finaliza com um fio de azeite de oliva. Leva ao forno por 15 minutos a 200 graus Celsius. Está pronto!

+MARI KALIL: O que estou aprendendo com minhas pizzetas caseiras

Querem outra receita com tomate que eu amo e escrevi digitando enlouquecidamente no iPhone enquanto ouvia Jamie Oliver ensinar na tevê? Pois vou transcrever exatamente como está no celular.

1) Comprar pão ciabatta, partir todo ele com as mãos, salpicar azeite, sal, erva doce, orégano e colocar no forno para assar e ficar croc croc.
2) Fatiar tomates de forma irregular, acrescentar azeite, vinagre de vinho tinto e misturar.
3) Acrescentar anchova, alcaparra, um pouco de alho, tirar o pão do forno, colocar os pedaços de pão por cima e mexer tudo bem mexido com as mãos.
4) Por fim, jogar por cima de toda essa mistureba umas folhas frescas de manjericão, colocar mais uns pedaços de tomate para enfeitar, regar com mais azeite e pronto!

03-por-ai-mulher-gritando514QUEREM MAIS UMA RECEITA DE TOMATE?

bento1121ACHO QUE CHEGA DE DESCONTROLE

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

3 Comentários
  1. Mari, eu faço essa receita de tomates no forno há mais de 20 anos!!! Acompanha praticamente tudo, fundamental para “tomatólatras”, hahaha. Não acredito que tu não conhecia! Eu amo!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Hello, doctor Renato! Good morning and good news! Doctor Guy can receive us the coming monday at Sheba Medical Center. The cells grew very well, they are approved for protocol in Israel”. ✨✨✨
Não perca, nunca perca, jamais perca tua força, tua coragem, tua fé.
  • O amor e o carinho de todos vocês, perseguidoras e perseguidores, me impulsiona como uma malabarista que voa pelo céu encantado em seu trapézio mágico. O amor e o carinho da minha família e amigos é o que me mantém firme e forte até aqui, com desequilíbrios e tropeços, sim. Mas com muito aprendizado. Não foram dias fáceis, não tem sido nada fácil e tampouco será daqui por diante. Mas, com fé, força e coragem, chegará o dia em que vamos emergir juntos lá do fundo desta tempestade - e então bastarão algumas braçadas e já estaremos do outro lado da margem deste mar revolto. O lado da cura. Amanhã, já posso voltar a comer batatinha em casa. E vamos em frente. 💪🏻 #bepositive
  • A dinda vai cair e levantar quantas vezes forem necessárias para te ver crescer e florescer em um mundo lindo de rosas amarelas, meu pequeno Johnny. 💛
  • Mais uma etapa vencida; mais três corações explodindo de felicidade de voltar pra casa. Em frente. 👊🏻 #bepositive
  • Uma ideia criativa de servir pão (vou imitar) y otras delícias do Bell Café: couve-flor, kebab e húmus (sempre ele!). #telavivfood 😋
  • Se você não vem comigo, nada disso tem valor. De que vale o paraíso sem amor? Se você não vem comigo, tudo isso vai ficar. No horizonte esperando por nós dois.