A redenção da batata! Como o ovo, ela se torna mocinha e aliada da boa nutrição

De tão comum, simples e barata, a batata é a grande ignorada na competição pelo pódio dos superalimentos da moda que ganham os títulos editoriais e as fotos mais curtidas das redes sociais. Mas as coisas estão mudando para seu lado – e para melhor. Nos últimos tempos, a batata vem sendo alardeada como ótima aliada em projetos de reeducação alimentar e perda de peso.

Em seu mais recente livro “A Revolução da Batata: História da Comida que Salvou o Mundo. A Dieta Rica e Nutritiva que irá Fazer Você Perder Peso (em tradução livre), o médico nutricionista argentino Lucio Tennina defende este alimento que ganhou uma injusta má reputação. Escreve ele:

– Durante anos, ela foi maltratada, incompreendida, tratada com preconceito. Até hoje, quando incorporo as batatas em quantidade em uma dieta para redução de peso, a expressão de estupor e descrença fica evidente nos rostos dos pacientes.

la-revolucion-de-la-papaCAPA DO LIVRO LA REVOLUCIÓN DE LA PAPA (A REVOLUÇÃO DA BATATA)

De acordo com o autor, faz-se necessário esclarecer uma série de mal-entendidos sobre os benefícios e a composição da batata, de modo que ela deixe de ser parte dessa categoria de alimentos considerada “pesada” e “calórica” e volte a ser incluída em uma dieta saudável.

Para a médica nutricionista Mónica Katz, colunista do jornal argentino Clarín e autora de vários títulos, entre eles “Somos o que Comemos”, o segredo principal está na forma como preparamos a batata.

– Uma batata pequena tem cem calorias. O problema da batata é como cozinhamos. Purê de batata cheio de manteiga e a batata frita no excesso de óleo realmente engordam e não fazem bem para a saúde. Mas a batata em si é maravilhosa! A menos que haja alguma patologia, nenhum alimento deveria ser proibido.

17935958CAPA DO LIVRO SOMOS O QUE COMEMOS

– A batata é um alimento com alto poder de saciedade. Enquanto uma banana tem 80 pontos no índice de saciedade, uma batata possui 330 – acrescenta Mónica.

Tem as mesmas calorias de duas cenouras e aumenta os níveis de energia, além das infinitas possibilidades de preparação. Combinada com parentes próximos, como tomate, berinjela e pimenta, fornece todas as vitaminas necessárias. Todos esses vegetais pertencem a uma família chamada solanáceas. São vegetais que se caracterizam por seu alto poder de saciedade e virtudes alimentares notáveis.

+MARI KALIL: Com vocês, a receita das magníficas papas a la crema de mamãe!

Uma das razões para o baixo conteúdo calórico da batata, em relação aos cereais, é a enorme quantidade de água que a compõe: mais de três quartos. De acordo com o livro “A Revolução da Batata”, seus benefícios são os seguintes:

Fornece aminoácidos essenciais
79% da sua composição é água, e o resto, uma mistura de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Seu teor de proteína é baixo em comparação com o dos grãos, mas tem todos os aminoácidos essenciais que o corpo não pode sintetizar e precisa ser incorporado através dos alimentos.

Sua proteína tem um valor biológico muito elevado
73 VB em comparação com 96 VB de ovo branco, ponto de referência da proteína, muito semelhante ao da soja e muito maior do que o milho (54 VB) e o trigo (53 VB).

papa2MANJAR SAUDÁVEL NO FORNO: COM CASCA, SAL ROSA, ERVAS E UM FIO DE AZEITE DE OLIVA

Muitas vitaminas, pouco sódio
Contém uma grande quantidade de vitamina C, ferro, potássio, magnésio, cálcio e muito pouco de sódio.

Os carboidratos que formam a batata são principalmente amidos. Portanto, sua assimilação lenta fornece energia ao corpo de maneira uniforme e constante. Portanto, a batata é um alimento muito bom para aqueles que têm transtornos do metabolismo de carboidratos, como a resistência à insulina ou a diabetes tipo II.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro. Estaremos te esperando, Chiquinho! Repost @chico_sperotto ♥️🐶🌞
  • • KARL LAGERFELD
10.09.1933 - 19.02.2019 🖤
•”Pense rosa. Mas não use".
•”Calça de moletom é sinal de fracasso. Você perdeu o controle sobre sua própria vida e comprou um moletom".
•”Eu acho tatuagem uma coisa horrorosa. É como viver o tempo todo em um vestido Pucci".
•”Meu maior luxo é não precisar me justificar para nenhuma pessoa.”
•”Gosto que tudo seja lavável. Eu mesmo, inclusive.”
•”Personalidade começa onde a comparação termina.”
•”As melhores coisas que fiz na minha vida, as vi nos meus sonhos. É por isso que tenho um caderno de rascunhos na minha cama.”
•”O politicamente correto, a preservação. Eu acho tudo isso extremamente chato.”
•”Coco Chanel jamais teria feito o que eu fiz. Ela teria odiado.”
•”Sou uma pessoa da moda e a moda não é somente sobre roupas. É sobre todos os tipos de mudança.”
•”Eu amo estar de passagem. Nasci em um porto, em Hamburgo. Então minha mãe disse: ‘É a porta do mundo, mas não é mais do que a porta. Portanto, já pra fora!’”.
#ripkarllagerfeld
  • - Dinda, entra no mar comigo?
- A dinda não gosta de mar gelado.
- Eu queria mergulhar com a dinda.
- Então a dinda vai te dar a maior prova de amor do mundo. E tu vai lembrar pra sempre, promete?
- Prometo, dinda.
E assim foi, e a lembrança eterna será de nós dois. #joaobenicio #amordadinda
  • Ensalada de Durazno: pêssego queimado, folhas verdes, queijo de cabra, pistache, cebola roxa e um molho vinagrete indescritível. Autor: @francismallmann @restaurantegarzon 👌🏻♥️🇺🇾 Detalhes no destaque do Stories
  • Leva um tempo até a gente perceber que por trás da figura de mãe existe também uma mulher como nós. Com gostos, desejos, anseios, vontades, expectativas, decepções. Não dizem que são nas viagens que a gente conhece profundamente a essência dos amores e amigos? Pois viagens também contribuem para aproximar mães e filhas no papel de duas mulheres adultas e companheiras. Em nossas viagens, mãe e eu convivemos com nossas imperfeições e fizemos mútuas descobertas – das profundas às mais comezinhas. Ela bebe pouca água; eu vivo com uma garrafa na mão. Ela critica a minha garrafa; eu critico a falta de água no organismo dela. Ela já planeja a Páscoa do ano que vem; eu ainda nem cheguei no próximo Natal. Ela não compreende a minha falta de planos; eu não entendo a ansiedade dela. Ela pensa em voz alta; eu reflito em silêncio. Ela diz pra eu falar alguma coisa; eu suplico que ela cale a boca por cinco minutos. Ela prefere o sol do meio-dia; eu prefiro o ar-condicionado. Ela diz que estou branca feito um bicho da goiaba; eu respondo que ela está laranja feito um nacho de Doritos. Agora estamos de novo aqui, juntas, em viagem, sentadas na grama da praça de José Ignacio. Que bom, né, mãe? Que bom que a vida nos concedeu este prazo para descobrir ainda a tempo o privilégio de passearmos juntas por aí e explorar como adultas esta delicada amizade — e o que existe de melhor em cada uma de nós. ♥️ #amordemãe #amordefilha #viajecomsuamãe
  • Né?! 👌🏻