A redenção da batata! Como o ovo, ela se torna mocinha e aliada da boa nutrição

De tão comum, simples e barata, a batata é a grande ignorada na competição pelo pódio dos superalimentos da moda que ganham os títulos editoriais e as fotos mais curtidas das redes sociais. Mas as coisas estão mudando para seu lado – e para melhor. Nos últimos tempos, a batata vem sendo alardeada como ótima aliada em projetos de reeducação alimentar e perda de peso.

Em seu mais recente livro “A Revolução da Batata: História da Comida que Salvou o Mundo. A Dieta Rica e Nutritiva que irá Fazer Você Perder Peso (em tradução livre), o médico nutricionista argentino Lucio Tennina defende este alimento que ganhou uma injusta má reputação. Escreve ele:

– Durante anos, ela foi maltratada, incompreendida, tratada com preconceito. Até hoje, quando incorporo as batatas em quantidade em uma dieta para redução de peso, a expressão de estupor e descrença fica evidente nos rostos dos pacientes.

la-revolucion-de-la-papaCAPA DO LIVRO LA REVOLUCIÓN DE LA PAPA (A REVOLUÇÃO DA BATATA)

De acordo com o autor, faz-se necessário esclarecer uma série de mal-entendidos sobre os benefícios e a composição da batata, de modo que ela deixe de ser parte dessa categoria de alimentos considerada “pesada” e “calórica” e volte a ser incluída em uma dieta saudável.

Para a médica nutricionista Mónica Katz, colunista do jornal argentino Clarín e autora de vários títulos, entre eles “Somos o que Comemos”, o segredo principal está na forma como preparamos a batata.

– Uma batata pequena tem cem calorias. O problema da batata é como cozinhamos. Purê de batata cheio de manteiga e a batata frita no excesso de óleo realmente engordam e não fazem bem para a saúde. Mas a batata em si é maravilhosa! A menos que haja alguma patologia, nenhum alimento deveria ser proibido.

17935958CAPA DO LIVRO SOMOS O QUE COMEMOS

– A batata é um alimento com alto poder de saciedade. Enquanto uma banana tem 80 pontos no índice de saciedade, uma batata possui 330 – acrescenta Mónica.

Tem as mesmas calorias de duas cenouras e aumenta os níveis de energia, além das infinitas possibilidades de preparação. Combinada com parentes próximos, como tomate, berinjela e pimenta, fornece todas as vitaminas necessárias. Todos esses vegetais pertencem a uma família chamada solanáceas. São vegetais que se caracterizam por seu alto poder de saciedade e virtudes alimentares notáveis.

+MARI KALIL: Com vocês, a receita das magníficas papas a la crema de mamãe!

Uma das razões para o baixo conteúdo calórico da batata, em relação aos cereais, é a enorme quantidade de água que a compõe: mais de três quartos. De acordo com o livro “A Revolução da Batata”, seus benefícios são os seguintes:

Fornece aminoácidos essenciais
79% da sua composição é água, e o resto, uma mistura de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Seu teor de proteína é baixo em comparação com o dos grãos, mas tem todos os aminoácidos essenciais que o corpo não pode sintetizar e precisa ser incorporado através dos alimentos.

Sua proteína tem um valor biológico muito elevado
73 VB em comparação com 96 VB de ovo branco, ponto de referência da proteína, muito semelhante ao da soja e muito maior do que o milho (54 VB) e o trigo (53 VB).

papa2MANJAR SAUDÁVEL NO FORNO: COM CASCA, SAL ROSA, ERVAS E UM FIO DE AZEITE DE OLIVA

Muitas vitaminas, pouco sódio
Contém uma grande quantidade de vitamina C, ferro, potássio, magnésio, cálcio e muito pouco de sódio.

Os carboidratos que formam a batata são principalmente amidos. Portanto, sua assimilação lenta fornece energia ao corpo de maneira uniforme e constante. Portanto, a batata é um alimento muito bom para aqueles que têm transtornos do metabolismo de carboidratos, como a resistência à insulina ou a diabetes tipo II.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.