Alimentos detox, termogênicos e funcionais: entenda cada grupo e aprenda a comer com saúde

Com as altas temperaturas, o corpo fica mais em evidência, e surgem diversas dietas da moda prometendo derreter as gordurinhas em poucas semanas. Contudo, em geral, elas não são a melhor saída. É preciso muita cautela para que essa perda de peso não comprometa a saúde.

Conforme explica a nutricionista Sinara Menezes, ainda que exista uma urgência em emagrecer, é preciso que as mudanças na dieta sejam feitas de forma equilibrada.

– Em geral, regimes radicais que proíbem determinados alimentos ou se restringem ao consumo de um único grupo não conferem uma perda de peso qualificada. Além de aumentarem o risco de uma carência nutricional, os quilos perdidos nem sempre correspondem à diminuição do percentual de gordura, mas sim, a perda de líquidos – explica.

problemas-balanca1OLHO NA BALANÇA: NEM SEMPRE OS QUILOS A MENOS SIGNIFICAM SEMPRE PERDA DE GORDURA

Justamente por isso, muitas dietas famosas promovem uma perda de peso inicial que não se sustenta a longo prazo.

– O grande problema é que dietas restritivas não podem ser seguidas por muito tempo. Em muitos casos elas até propiciam o efeito rebote, no qual se recupera todo peso perdido, ou até mais – diz a nutricionista.

Diante disso, o que fazer para acelerar a perda de peso sem colocar a saúde em risco? Como turbinar a dieta sem grandes sacrifícios? De acordo com Sinara, existem alimentos funcionais que podem fazer parte do plano de emagrecimento, acelerando o metabolismo e limpando o organismo. Ela dá as dicas.

vegeSUCO VERDE: OPÇÃO SEMPRE EFICAZ PARA REALIZAR UM DETOX PELA MANHÃ

Detox
Quando seguimos uma dieta desequilibrada, nosso corpo acumula diversas toxinas provenientes de conservantes, corantes, agrotóxicos, álcool, fumo e outros elementos que podem estar associados à alimentação. Todas essas impurezas acarretam em danos ao organismo, retardando o metabolismo, tornando a digestão mais lenta, prejudicando o trabalho do fígado e ainda propiciando a retenção de líquidos. Processos inflamatórios, como o acúmulo de gordura subcutânea, o inchaço e até mesmo a celulite são consequências desse processo. Logo, iniciar a dieta focando na desintoxicação pode beneficiar as etapas seguintes do emagrecimento, renovando as energias, melhorando o metabolismo e ainda fortalecendo a imunidade.

+NUTRIÇÃO: Antioxidantes: como agem, os benefícios e em quais alimentos encontrar

O que incluir
Alimentos detox como couve, brócolis, limão, agrião, pepino e gengibre. “Um suco desintoxicante feito com esses ingredientes é uma ótima opção para iniciar o dia”, diz Sinara. Diuréticos, esses alimentos aceleram a eliminação de toxinas e, algum deles, possuem até mesmo efeito termogênico.

O que evitar
O consumo de alimentos industrializados, refrigerantes, doces e bebidas alcoólicas durante este período. “A dieta detox é uma aliada no processo de reeducação alimentar, logo, não faria sentido continuar com os velhos hábitos e esperar que ela sozinha surta efeito, é preciso moderação.”

gingerGENGIBRE: CONTRIBUI PARA ACELERAR NATURALMENTE O ORGANISMO

Alimentos termogênicos
Esses alimentos são conhecidos por estimularem a termogênese, processo no qual o organismo mantém a temperatura corporal estável. Para tal, nosso corpo aciona mecanismos como sudorese, diurese e circulação – tarefas que demandam energia. O segredo dos termogênicos é, justamente, estimular este processo, acelerando o metabolismo, impulsionando a vasodilatação, intensificando a frequência cardíaca e propiciando um gasto calórico maior.

+ERVAS E ESPECIARIAS: Gengibre, seu lindo! Tudo sobre a raiz com múltiplos benefícios terapêuticos

O que incluir
Alimentos como a cafeína, pimenta e gengibre aumentam a temperatura corporal e ativam o sistema de alerta do organismo, melhorando a disposição para os treinos e potencializando a queima de gorduras. O café verde, chá verde e chá preto são alternativas práticas e potentes.

O que evitar
É preciso cautela! Os efeitos colaterais dos termogênicos podem ser nocivos a algumas pessoas. Além disso, por estimularem o sistema nervoso central, devem ser tomados preferencialmente pela manhã para não interferirem na qualidade do sono. É sempre bom ressaltar que o uso de suplementos de qualquer tipo deve ser sempre acompanhado por um nutricionista.

goji-berry-moda-ou-aliadoGOJI BERRY: ÓTIMA ALIADA PARA SER MISTURADA AO SUCO OU IOGURTE

Alimentos funcionais
Em alta, esses alimentos ficaram famosos pela capacidade de oferecer benefícios à saúde além da nutrição. Conhecidos também como superalimentos, alguns deles são capazes de aumentar a disposição, facilitar a digestão, melhorar a resposta imunológica, reduzir o colesterol e combater processos inflamatórios – entre eles, o acúmulo de gorduras.

O que incluir
Berries como o Goji Berry, cranberry e mirtilo são nutritivas e possuem propriedades antioxidantes. Essas frutinhas podem, inclusive, compor um suco vermelho de fácil inclusão na dieta até nos dias mais quentes. Óleos funcionais como o de cártamo, de chia e de coco também tem lugar na dieta. E para reduzir a vontade de comer doces, aposte no picolinato de cromo.

+NUTRIÇÃO: O que o Goji Berry tem? Mil e uma razões para investir nesta frutinha milenar

O que evitar
Tentar seguir uma dieta pouco acessível. O ideal é combinar alimentos funcionais com a dieta tradicional. “Incluir algumas bagas de goji no iogurte natural, polvilhar chia sob a salada, acrescentar a linhaça na massa da tapioca são alguns truques para tornar a dieta sustentável a longo prazo. Não apenas para caber no bolso, mas também para agradar o paladar”, aconselha a nutricionista.

O que nunca sai de moda
Entra verão, sai verão e alguns hábitos nunca saem de moda quando o assunto é emagrecer. Independentemente da estratégia utilizada, esses passos são obrigatórios para aqueles que desejam perder peso e, principalmente, manter.

caminhada-andar-tenis-para-caminhar-1374603086639_956x500ATIVIDADE FÍSICA: FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO

Exercício físico
Você sabia que cerca de 80% do nosso gasto calórico está ligado a fatores nos quais não podemos interferir? Aspectos como sexo, idade e até mesmo genética determinam, em geral, a capacidade do nosso organismo de gastar calorias. Contudo, os outros 20% que restam nessa conta sofrem influência direta de fatores externos, que podem ser utilizados a nosso favor na hora de perder peso. Dentre eles, o exercício físico é um dos poucos meios que temos para acelerar naturalmente o metabolismo e aumentar a queima calórica. Portanto, fugir do sedentarismo é fundamental para a perda e manutenção do peso.

+MARI KALIL: Reeducação alimentar: a palavrinha mágica para meus jeans voltar a fechar

Reeducação alimentar
De nada adianta passar fome para perder peso e pouco tempo depois recuperar todos os quilos eliminados. A palavra de ordem para quem quer emagrecer e manter a boa forma é aprender a alimentar-se adequadamente, com moderação e qualidade. Investir na mudança de hábitos e encarar uma dieta saudável são os primeiros passos para a transformação definitiva da silhueta.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro. Estaremos te esperando, Chiquinho! Repost @chico_sperotto ♥️🐶🌞
  • • KARL LAGERFELD
10.09.1933 - 19.02.2019 🖤
•”Pense rosa. Mas não use".
•”Calça de moletom é sinal de fracasso. Você perdeu o controle sobre sua própria vida e comprou um moletom".
•”Eu acho tatuagem uma coisa horrorosa. É como viver o tempo todo em um vestido Pucci".
•”Meu maior luxo é não precisar me justificar para nenhuma pessoa.”
•”Gosto que tudo seja lavável. Eu mesmo, inclusive.”
•”Personalidade começa onde a comparação termina.”
•”As melhores coisas que fiz na minha vida, as vi nos meus sonhos. É por isso que tenho um caderno de rascunhos na minha cama.”
•”O politicamente correto, a preservação. Eu acho tudo isso extremamente chato.”
•”Coco Chanel jamais teria feito o que eu fiz. Ela teria odiado.”
•”Sou uma pessoa da moda e a moda não é somente sobre roupas. É sobre todos os tipos de mudança.”
•”Eu amo estar de passagem. Nasci em um porto, em Hamburgo. Então minha mãe disse: ‘É a porta do mundo, mas não é mais do que a porta. Portanto, já pra fora!’”.
#ripkarllagerfeld
  • - Dinda, entra no mar comigo?
- A dinda não gosta de mar gelado.
- Eu queria mergulhar com a dinda.
- Então a dinda vai te dar a maior prova de amor do mundo. E tu vai lembrar pra sempre, promete?
- Prometo, dinda.
E assim foi, e a lembrança eterna será de nós dois. #joaobenicio #amordadinda
  • Ensalada de Durazno: pêssego queimado, folhas verdes, queijo de cabra, pistache, cebola roxa e um molho vinagrete indescritível. Autor: @francismallmann @restaurantegarzon 👌🏻♥️🇺🇾 Detalhes no destaque do Stories
  • Leva um tempo até a gente perceber que por trás da figura de mãe existe também uma mulher como nós. Com gostos, desejos, anseios, vontades, expectativas, decepções. Não dizem que são nas viagens que a gente conhece profundamente a essência dos amores e amigos? Pois viagens também contribuem para aproximar mães e filhas no papel de duas mulheres adultas e companheiras. Em nossas viagens, mãe e eu convivemos com nossas imperfeições e fizemos mútuas descobertas – das profundas às mais comezinhas. Ela bebe pouca água; eu vivo com uma garrafa na mão. Ela critica a minha garrafa; eu critico a falta de água no organismo dela. Ela já planeja a Páscoa do ano que vem; eu ainda nem cheguei no próximo Natal. Ela não compreende a minha falta de planos; eu não entendo a ansiedade dela. Ela pensa em voz alta; eu reflito em silêncio. Ela diz pra eu falar alguma coisa; eu suplico que ela cale a boca por cinco minutos. Ela prefere o sol do meio-dia; eu prefiro o ar-condicionado. Ela diz que estou branca feito um bicho da goiaba; eu respondo que ela está laranja feito um nacho de Doritos. Agora estamos de novo aqui, juntas, em viagem, sentadas na grama da praça de José Ignacio. Que bom, né, mãe? Que bom que a vida nos concedeu este prazo para descobrir ainda a tempo o privilégio de passearmos juntas por aí e explorar como adultas esta delicada amizade — e o que existe de melhor em cada uma de nós. ♥️ #amordemãe #amordefilha #viajecomsuamãe
  • Né?! 👌🏻