Alimentos detox, termogênicos e funcionais: entenda cada grupo e aprenda a comer com saúde

Com as altas temperaturas, o corpo fica mais em evidência, e surgem diversas dietas da moda prometendo derreter as gordurinhas em poucas semanas. Contudo, em geral, elas não são a melhor saída. É preciso muita cautela para que essa perda de peso não comprometa a saúde.

Conforme explica a nutricionista Sinara Menezes, ainda que exista uma urgência em emagrecer, é preciso que as mudanças na dieta sejam feitas de forma equilibrada.

– Em geral, regimes radicais que proíbem determinados alimentos ou se restringem ao consumo de um único grupo não conferem uma perda de peso qualificada. Além de aumentarem o risco de uma carência nutricional, os quilos perdidos nem sempre correspondem à diminuição do percentual de gordura, mas sim, a perda de líquidos – explica.

problemas-balanca1OLHO NA BALANÇA: NEM SEMPRE OS QUILOS A MENOS SIGNIFICAM SEMPRE PERDA DE GORDURA

Justamente por isso, muitas dietas famosas promovem uma perda de peso inicial que não se sustenta a longo prazo.

– O grande problema é que dietas restritivas não podem ser seguidas por muito tempo. Em muitos casos elas até propiciam o efeito rebote, no qual se recupera todo peso perdido, ou até mais – diz a nutricionista.

Diante disso, o que fazer para acelerar a perda de peso sem colocar a saúde em risco? Como turbinar a dieta sem grandes sacrifícios? De acordo com Sinara, existem alimentos funcionais que podem fazer parte do plano de emagrecimento, acelerando o metabolismo e limpando o organismo. Ela dá as dicas.

vegeSUCO VERDE: OPÇÃO SEMPRE EFICAZ PARA REALIZAR UM DETOX PELA MANHÃ

Detox
Quando seguimos uma dieta desequilibrada, nosso corpo acumula diversas toxinas provenientes de conservantes, corantes, agrotóxicos, álcool, fumo e outros elementos que podem estar associados à alimentação. Todas essas impurezas acarretam em danos ao organismo, retardando o metabolismo, tornando a digestão mais lenta, prejudicando o trabalho do fígado e ainda propiciando a retenção de líquidos. Processos inflamatórios, como o acúmulo de gordura subcutânea, o inchaço e até mesmo a celulite são consequências desse processo. Logo, iniciar a dieta focando na desintoxicação pode beneficiar as etapas seguintes do emagrecimento, renovando as energias, melhorando o metabolismo e ainda fortalecendo a imunidade.

+NUTRIÇÃO: Antioxidantes: como agem, os benefícios e em quais alimentos encontrar

O que incluir
Alimentos detox como couve, brócolis, limão, agrião, pepino e gengibre. “Um suco desintoxicante feito com esses ingredientes é uma ótima opção para iniciar o dia”, diz Sinara. Diuréticos, esses alimentos aceleram a eliminação de toxinas e, algum deles, possuem até mesmo efeito termogênico.

O que evitar
O consumo de alimentos industrializados, refrigerantes, doces e bebidas alcoólicas durante este período. “A dieta detox é uma aliada no processo de reeducação alimentar, logo, não faria sentido continuar com os velhos hábitos e esperar que ela sozinha surta efeito, é preciso moderação.”

gingerGENGIBRE: CONTRIBUI PARA ACELERAR NATURALMENTE O ORGANISMO

Alimentos termogênicos
Esses alimentos são conhecidos por estimularem a termogênese, processo no qual o organismo mantém a temperatura corporal estável. Para tal, nosso corpo aciona mecanismos como sudorese, diurese e circulação – tarefas que demandam energia. O segredo dos termogênicos é, justamente, estimular este processo, acelerando o metabolismo, impulsionando a vasodilatação, intensificando a frequência cardíaca e propiciando um gasto calórico maior.

+ERVAS E ESPECIARIAS: Gengibre, seu lindo! Tudo sobre a raiz com múltiplos benefícios terapêuticos

O que incluir
Alimentos como a cafeína, pimenta e gengibre aumentam a temperatura corporal e ativam o sistema de alerta do organismo, melhorando a disposição para os treinos e potencializando a queima de gorduras. O café verde, chá verde e chá preto são alternativas práticas e potentes.

O que evitar
É preciso cautela! Os efeitos colaterais dos termogênicos podem ser nocivos a algumas pessoas. Além disso, por estimularem o sistema nervoso central, devem ser tomados preferencialmente pela manhã para não interferirem na qualidade do sono. É sempre bom ressaltar que o uso de suplementos de qualquer tipo deve ser sempre acompanhado por um nutricionista.

goji-berry-moda-ou-aliadoGOJI BERRY: ÓTIMA ALIADA PARA SER MISTURADA AO SUCO OU IOGURTE

Alimentos funcionais
Em alta, esses alimentos ficaram famosos pela capacidade de oferecer benefícios à saúde além da nutrição. Conhecidos também como superalimentos, alguns deles são capazes de aumentar a disposição, facilitar a digestão, melhorar a resposta imunológica, reduzir o colesterol e combater processos inflamatórios – entre eles, o acúmulo de gorduras.

O que incluir
Berries como o Goji Berry, cranberry e mirtilo são nutritivas e possuem propriedades antioxidantes. Essas frutinhas podem, inclusive, compor um suco vermelho de fácil inclusão na dieta até nos dias mais quentes. Óleos funcionais como o de cártamo, de chia e de coco também tem lugar na dieta. E para reduzir a vontade de comer doces, aposte no picolinato de cromo.

+NUTRIÇÃO: O que o Goji Berry tem? Mil e uma razões para investir nesta frutinha milenar

O que evitar
Tentar seguir uma dieta pouco acessível. O ideal é combinar alimentos funcionais com a dieta tradicional. “Incluir algumas bagas de goji no iogurte natural, polvilhar chia sob a salada, acrescentar a linhaça na massa da tapioca são alguns truques para tornar a dieta sustentável a longo prazo. Não apenas para caber no bolso, mas também para agradar o paladar”, aconselha a nutricionista.

O que nunca sai de moda
Entra verão, sai verão e alguns hábitos nunca saem de moda quando o assunto é emagrecer. Independentemente da estratégia utilizada, esses passos são obrigatórios para aqueles que desejam perder peso e, principalmente, manter.

caminhada-andar-tenis-para-caminhar-1374603086639_956x500ATIVIDADE FÍSICA: FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO

Exercício físico
Você sabia que cerca de 80% do nosso gasto calórico está ligado a fatores nos quais não podemos interferir? Aspectos como sexo, idade e até mesmo genética determinam, em geral, a capacidade do nosso organismo de gastar calorias. Contudo, os outros 20% que restam nessa conta sofrem influência direta de fatores externos, que podem ser utilizados a nosso favor na hora de perder peso. Dentre eles, o exercício físico é um dos poucos meios que temos para acelerar naturalmente o metabolismo e aumentar a queima calórica. Portanto, fugir do sedentarismo é fundamental para a perda e manutenção do peso.

+MARI KALIL: Reeducação alimentar: a palavrinha mágica para meus jeans voltar a fechar

Reeducação alimentar
De nada adianta passar fome para perder peso e pouco tempo depois recuperar todos os quilos eliminados. A palavra de ordem para quem quer emagrecer e manter a boa forma é aprender a alimentar-se adequadamente, com moderação e qualidade. Investir na mudança de hábitos e encarar uma dieta saudável são os primeiros passos para a transformação definitiva da silhueta.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.