O evento pede Traje Recepção e não sabe o que vestir? AMIGA MARI ajuda!

Na próxima semana, meu querido papai será imortalizado. Entrará para a Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Passada a emoção de ter um imortal na família, as mulheres da casa recorreram a algumas informações práticas:
1) Onde e como será o evento?
2) Qual é o traje?
Resposta:
1) Será um jantar no Country Club.
2) O traje é Social Completo.
Também pode ser encarado como Traje Recepção. É traje para “festas finas”, “jantares”, “comemorações oficiais”.

Se a gente pergunta por aí (e se nos perguntam também), ouviremos ou diremos: “Ah, é chique! Um vestido com comprimento ali pelo joelho com salto, ou uma pantalona e uma camisa de seda…”. E a coisa fica meio no ar. Eu mesma já disse e ouvi isso trocentas milhares de vezes.

mulher-doidissima5-594x4991SEM CHEGAR À CONCLUSÃO NENHUMA

Foi pensando em mim no dia de amanhã, foi refletindo se tenho alguma coisa que sirva no armário e também levando em consideração as dúvidas de minhas queridas amigas e companheiras de blog que resolvi prestar um serviço para a humanidade feminina e ir atrás de alternativas clássicas e contemporâneas para o tal traje recepção. Talvez no fim desse post eu tenha claro o que pretendo vestir – e oxalá vocês recebam uma mão amiga e boa conselheira.

olivia10BOA SORTE A TODAS

bento1VÃO PRECISAR

Não estou errada em pensar em calça e blusa no lugar de vestido. Traje recepção aceita blusas, túnicas, calças mais caprichadas; vestidos, tailleurs ou terninhos. Ah, e macacão! Adoro! Os tecidos dessas peças podem ser algodões, microfibras, jérseis (no verão); veludos, camurças, malhas e sedas (os tecidos mais quentes, tipo camurça, no inverno, claro). Salto alto é imperativo: vale sandálias ou sapatos. Se o evento for durante o dia, a bolsa pode ser maiorzinha. Se for durante a noite, melhor uma clutch. Eu prefiro sempre optar pela menor escolha. Acho mais fácil de não errar com uma bolsa pequena do que com um bolsão pendurado no ombro que pode vir a estragar tudo. Biju-joias estão valendo!

03-por-ai-mulher-gritando5PRECISO DE MÁXI BRINCOS!

Atenção ao que NÃO PODE nesta ocasião: decotão, joias caras e brilhos em profusão.

glee-jane-lynch-loser6TOO MUCH

No caso dos homens (e vou falar do dress code para eles apenas nesta introdução, caso eles perguntem e vocês não tenham a resposta), o Traje Recepção requer paletó, sim: seja de dia ou à noite. Mas há a alternativa com ou sem gravata – para a felicidade geral da nação masculina. Nos pés, é bom não inventar muito. Sapatos de cores muito diferentes do resto da roupa e com muito brilho não são muito indicados. Ou seja: sobriedade para os moços.

Explicada toda a teoria, separei algumas ideias que gosto bastante para a ocasião.

Olha!

camisa seda Olivia PalermoPANTALONA + CAMISA DE SEDA
Acho linda e chique esta dupla usada por Olivia Palermo e Victoria Beckham. Adoro a cintura alta da Vic. Se tivesse exatamente esse figurino dela, só trocaria o bolsão por uma bolsa menor para o evento de amanhã. Quanto à Olivia, se tivesse exatamente este figurino, seria assim que me apresentaria (com o cabelo mais curto também, algo que estou querendo há hoooooras, só me falta tempo de sentar na cadeira do Edison)

camisa_seda_10-horzAqui a Vic de corpo inteiro e outra ideia, à direita, que me agrada bastante: calça mais rock’n’rool e uma sandália bacanona! No caso do evento de amanhã, se tivesse esse figurino da sandália bacanona no armário, iria exatamente igual. Apenas faria um rabo de cavalo, pois ficaria mais elegante

mix2Aqui a Olivia (terceira da esquerda para a direita) de corpo inteiro. Gosto de como ela optou por levar uma bolsa maior, porém na mão. Dá pra perceber a diferença em elegância que faz pendurar um bolsão no ombro ou levar uma carteira de mão maior, vai dizer? Para quem gosta de mais sobriedade, os dois figurinos das pontas também são boas opções (estão de acordo com o dress code, mas não são meu estilo). Já a guria de chapéu fica para um evento de dress code “esporte” durante o dia. Quando for convidada para algum, falo mais sobre ele

Cinema+Society+Screening+Romantics+After+Party+MEbmOADTnvFlPeguei minha musa Olivia Palermo de cobaia para meus exemplos, percebam! Aqui, uma opção de vestido. Uma coisa contemporânea e moderna, nada caretinha. Um vestido florido, com uma faixa marcando a cintura alta (adoro marcar a cintura alta, ajuda a esconder a barriguinha baixa). Na mão, uma bolsa nada nos tons do vestido, o que acho uma glória. Odeio visual “combinandinho”. O decote é fechado, percebam. Daí a importância da ombreira, que ajuda a alongar a silhueta e definir os ombros. O cabelo preso deixa tudo isso ainda mais em evidência. Perfeita, Olivia! Me empresta tudo?

Radiant-Orchid-Elie-SaabOlha que show essa outra opção – a começar pela cor e pela ideia de usar duas texturas e estampas animal print (cinto e carteira) diferentes. Ousado, bem ousado! E é nessa ousadia acertada que está a diferença de quem entende de moda, como Olivia. Consegue brincar e fugir do óbvio. O comprimento do vestido é mais curtinho, ok. Mas pra compensar a manga do vestido é longa. Esse jogo de proporção é sempre importante pra não errar

carolina-dieckmann-macacao1Macacão: eis a peça que entrou para não mais sair das nossas vidas. Macacão usado em evento com traje recepção, sim. Carolina Dieckmann é rainha dos macacões nessas ocasiões e eu acho chique e despojado. Já usei em muuitas ocasiões um macacão preto que tenho – de casamento a entrega de prêmios.

macaco-jumpsuit-celebrity-social-noite-sexy-importado-12611-MLB20063695325_032014-OOutra opção, mais sóbria, mas também trés chic

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.