AMIGA MARI ensina truques de estilo para um visual (e espírito!) sempre jovem

O universo da internet vive uma irrefreável perseguição a ícones de estilo do alto de seus 20 e 30 e poucos anos. Zendaya, Gigi e Bella Hadid, Selena Gomez, Marina Ruy Barbosa, Helena Bordon, Camila Coutinho, clã Kardashian e toda essa turma têm suas pegadas seguidas de lupa por fotógrafos e publicações de moda. Eu gosto bastante de observar o que vestem, como vestem, quando vestem, afinal, faz parte do meu trabalho estar antenada em tendências e novidades.

Mesmo prazer sinto, porém, em reparar o closet de mulheres maduras que já consolidaram um estilo e que servem de referência para o público feminino de todas as faixas etárias. Costanza Pascolato, Ines de la Fressange, Gloria Kalil, Carolina Herrera e companhia são mulheres elegantes, chiques, nada afetadas e fonte de inspiração de meninas, moças e senhoras. Mais ainda: são a prova de que é possível viver o passar dos anos mantendo o estilo e o espírito sempre jovem.

Como diz Ines de la Fressange, 54 anos, autora do livro A Parisiense e ex-modelo francesa que emprestou o rosto para Chanel nos anos 1980: “É preciso saber revigorar o nosso estilo quando envelhecemos. Não se trata de uma questão de mudança, mas de evolução”. Há três dicas básicas, segundo ela: “Nunca seguir convenções. Nunca ser insípida. E nunca ser desleixada.”

moda1A FRANCESA INES DE LA FRESSANGE
A autora do best-seller “A Parisiense” e ex-modelo da Chanel nos anos 80 é pragmática em suas regrinhas de ouro para manter estilo e espírito jovem aos 54 anos: não seguir convenções, não ser insípida e nunca ser desleixada

É mais do que brigar com o avanço da idade, já que se trata de uma luta ignorante e perdida. O que está em conta é agradecer a passagem dos anos com saúde e compreender que a única coisa que não muda é que tudo muda o tempo todo – no corpo e na mente. Os anos trazem alguns quilos a mais, algumas curvas, manchas, flacidez, celulite, alteração de peso, rugas, cabelos brancos. O importante é manter a confiança, aceitar as mudanças e, sobretudo, aprender a se valorizar.

Busquei exemplos de mulheres que conduzem seu estilo com maestria durante a vida para a gente se inspirar e pincei seus principais truques de moda. Vamos ver?

galeria1GLORIA KALIL E CAROLINA HERRERA: CORES CLARAS PRÓXIMAS DO ROSTO
Costumam abusar de tons claros e alegres em roupas e acessórios, pois essas cores conferem mais luminosidade e jovialidade

Usar a cor certa próxima do rosto tem um poder rejuvenescedor  incrível. Você conhece quais são as cores que mais favorecem seu tom de pele, olhos e cabelos? Pois busque ajuda neste sentido. Há muitas profissionais que prestam consultoria de imagem e estão aptas a ajudar. Publiquei aqui no site uma entrevista com a consultora Rachel Jordan, amiga da Turma da Mari, sobre este assunto. Rachel foi super didática e usou mulheres famosas como exemplo para auxiliar nossa compreensão. Se tiver interesse, basta clicar AQUI.

galeria2GLORIA KALIL E INES DE LA FRESSANGE: INVESTIMENTO ALTO EM ACESSÓRIOS
Acessórios são um truque simples, rápido e eficiente de conferir ótimos ânimos ao visual. Quando falo em acessórios, incluo lenços, colares, brincos, óculos, chapéus, pulseiras, bolsas. Gloria e Ines são adeptas de todos eles.

galeria3MICHELLE OBAMA: CLÁSSICO PRETO E BRANCO SEM SER MONÓTONO
A dupla preto e branco é chique em um bebê recém nascido e em uma senhora idosa. Será sempre assim. A grande sacada está em tirar dessa combinação um ar mais contemporâneo e moderno. Para isso, a ideia é optar por peças menos caretinhas e mais ousadas. Olha que lindo exemplo de Michelle Obama, com calça estilo jogging de cintura alta e presa com faixa e camisa de alfaiataria com detalhe na gola. O mesmo espírito vale para a imagem à direita em que a bota animal print tira toda a obviedade do visual. Importante sempre lembrar quando optar pelo PB: as cores escuras “emagrecem” e os tons mais claros “aumentam”. Use o preto nas zonas que pretende disfarçar e o branco nas áreas que pretende destacar.

galeria4LINDA RODIN: JEANS NÃO TÊM IDADE E SÃO ATEMPORAIS
Linda Rodin (na imagem acima, ela está com seu cachorro) é um dos ícones máximos de estilo da terceira idade. Modelo desde a década de 1960, foi editora de moda da revista Harper’s Bazaar e conselheira de moda de personalidades que incluem Madonna e Gisele Bündchen. Depois dos 60 anos, ela criou sua própria marca, a Rodin Olio Lusso, com óleos, cremes, perfumes e outros produtos de beleza. Linda não fez nenhuma plástica e valoriza seus cabelos brancos. No seu closet? Uma coleção de jeans. Pudera! Calça jeans é peça prática e versátil em qualquer idade.

galeria6CAROLINA HERRERA E CONSUELO BLOCKER: TRENCH COAT É PERFEITO
De tecido leve, em tons neutros ou bem coloridos, esta é uma das peças chave da mulher elegante e de estilo. Já escrevi várias posts incentivando o trench coat como peça investimento, e Consuelo Blocker e Carolina Herrera estão com os seus para não me deixar mentir. Ele é perfeito na troca de estações. Quando usado aberto, cria uma linha vertical, que afina a silhueta e dá a sensação de mais altura.

galeria7GLORIA KALIL E SARAH JESSICA PARKER: SEM MEDO DAS ESTAMPAS
Florais, listrados, xadrezes, étnicos… Estampas são ótima maneira de conferir textura ao visual e textura rejuvenesce. Ao optar por padronagens maiores, prefira combinar com cores neutras, como branco, bege, preto e marinho.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

4 Comentários

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Penteados e escovados para a primeira de muitas noites de autógrafos de Vida Peregrina, que me levaria à lista dos livros mais vendidos do país e confirmaria Bentolino como um dos personagens mais importantes da minha existência como escritora. Seis anos hoje. Saudade, Xerife. ❤️🐶📘 #tbt #2013 #vidaperegrina #livromarikalil
  • Éramos uma família de bageenses morando no Rio e nossa família multiplicava-se com mais bageenses que chegavam no Carnaval. Tudo começava ao cair do sol com um primeiro chope para brindar a união e terminava com corpos ao mar pra curar o ressacão. Lembrança do nosso primeiro bailinho em que eu me retorci para entrar em uma fantasia de odalisca tamanho 14 comprada em uma loja infantil de Ipanema. É que ainda estava borracha da noite anterior. Borrachos entendem. 🍺
Casa da @renatabrasilvidal e do @marcelogoskes; Rio de Janeiro, Carnaval 2006. #tbt
  • Ter o privilégio de passar horas e horas conhecendo muitas das minhas perseguidoras faz a gente mais feliz. Ser recebida com carinho pelo @centrocarinaborges, que abriu suas portas para este momento tão especial de beleza e amizade faz a gente mais feliz. Poder oferecer a excelência dos produtos da @farmathuia para as amigas da Mari faz a gente mais feliz. Servir os melhores quitutes fit da @feeljoy.com.br e a delícia do capuccino proteico do @mundoverdeiguatemipoa faz a gente mais feliz. Rodopiar com um vestido de seda floral da @boutiquemariahelena capaz de traduzir com maestria meu estado de espírito faz a gente mais feliz. Felicidade é encontrar alegria na alegria dos outros; felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente. Obrigada a todas que hoje fizeram meu dia muito, muito mais feliz! ✨🙏🏻❤️
  • Quem nunca aplicou uma dessas?! 👆🏻
  • Me diga se pode existir desgraceira maior do que chegar ao vestiário de natação molhada em cima de um par de chinelos molhados, com o cabelo todo desgrenhado, com o rosto todo marcado dos óculos e ainda ter que pegar a sacola, botar a sacola em cima de um banco, abrir a sacola, retirar os saquinhos plásticos para guardar o maiô encharcado junto com a touca e o óculos, pegar a nécessaire, sair equilibrando toalha, xampu, sabonete e condicionador até o box, sempre pisando naquele chinelo nojento molhado, tomar banho na companhia de fios de cabelos de terceiros, recolher sabonete, condicionador e xampu, secar um por um com a toalha, se enrolar na tolha, voltar pingando até o armário em cima daquele chinelo nojento molhado, abrir o armário, abrir a sacola, guardar o xampu, o condicionador e o sabonete dentro da nécessaire, retirar o pente, desembaraçar o cabelo cuidando para não deixar fios caírem no chão, passar hidratante na volta dos olhos, sérum facial, creme com proteção solar, hidratante corporal, vestir a roupa toda amassada dentro da sacola, sentar no banco com o pé ainda molhado em cima daquele chinelo nojento com fio de cabelo de terceiros grudados na sola, secar dedinho por dedinho, colocar o sapato, secar o chinelo, ensacar o chinelo e terminar a maratona botando os bofes para fora do calorão que sai daquela quantidade de chuveiros quentes e secadores ligados. 
Me diga: pode existir desgraceira maior?!
  • Tenha coragem para as grandes adversidades da vida e paciência para as pequenas, e quando tiver cumprido laboriosamente sua tarefa diária vá dormir em paz. Deus está acordado. (Victor Hugo).