Aprenda a identificar o tom e o subtom da pele para acertar na escolha da base

Você sabia que aplicar a base no dorso da mão não é a forma correta de
descobrir qual é a melhor opção para o seu tom de pele? Se é recomendável
usar filtro solar no rosto todos os dias, o corpo tende a ficar com uma
coloração mais escura. Base deve ser testada no rosto e mais: a textura deve
ser levada em conta na hora de escolher o produto. A cor que deu certo em
uma base líquida, por exemplo, pode não dar certo em outra base da mesma
linha. Siga as dicas de Marco Costa, maquiador oficial da Natura, para conseguir o tom e a textura ideais de base para a sua pele:

Antes de tudo
Além de escolher o seu melhor tom de base, alguns produtos têm diferentes tipos de pigmento que se adaptam melhor às peles rosadas, neutras e amareladas. Sabe o que isso significa?
1) Se você tem dificuldade em se bronzear e tendência a ficar com a pele avermelhada, você tem pele rosada, por isso opte por tons frios.
2) Se você não se bronzeia facilmente e não tem tendência a ficar com a pele avermelhada, você tem o tom de pele neutro.
3) Já se você se bronzeia facilmente e tem tendência a ficar com a pele dourada, escolha os tons quentes para a pele com fundo amarelado.

baseDIFICULDADE DE SE BRONZEAR E PELE VERMELHA DO SOL? OPTE POR TONS DE BASE MAIS FRIOS

À prova de fogo
Como explica Marcos Costa,  “o ideal é colocar uma gota do produto na lateral do rosto, entre a orelha e o canto da boca. Depois é só espalhar bem e escolher o tom que fica mais harmônico com o resto do corpo – principalmente pescoço, colo e ombros”.
#ficaadica: não teste a base se você estiver bronzeada!

Erro comum
Um erro comum das mulheres na hora de identificar a base que mais combina
com o tom de pele é fazer o teste do produto no pulso ou no antebraço, pois
essas regiões tendem a ser mais claras que a pele do rosto. Outra dica
importante para não errar é escolher a cor sob uma luz natural, para não ter
uma percepção errada do efeito do produto no rosto. Por isso, se for testar
em uma loja, por exemplo, saia e dê uma volta para se ver no espelho
em diferentes tipos de iluminação antes de comprar a sua base.

tonsTOM E SUBTOM DE PELE: VOCÊ PRECISA SABER IDENTIFICAR PARA NÃO ERRAR NA ESCOLHA DO PRODUTO

Textura
É imprescindível identificar a textura do produto que melhor combina com o
seu tipo de pele. “Nos dias frios, a pele tende a ficar com aspecto
ressecado e a base errada pode acentuar ainda mais esse problema. Por isso,
se a pele for seca ou se estiver enfrentando dias mais frios, opte por
produtos com acabamento luminoso”, orienta Marcos. Quem fica com a pele
oleosa, mesmo no frio, pode finalizar a base com um pouco de pó ou optar por
produtos 2 em 1.

+ BELEZA: Truque de beleza da Dior substitui o blush pelo batom

Toda pele tem um subtom, ou seja, uma cor de fundo que pode variar entre tons frios, quentes e neutros. Saber qual é o seu é fundamental na hora de escolher a base correta. A expert Vane Chaves, maquiadora regional da Natura, ajuda a descobrir.

– O subtom da pele não é a mesma coisa que a cor da pele. Trata-se da cor de fundo, que fica sob a pele – explica Vane Chaves.

Descobrir o subtom ajuda a saber quais cores de base favorecem determinados tons de pele. Assim, o make entra em harmonia com o rosto e o colo. Existem três subtons: quente, frio e neutro.

– É importante entender o que são cores quentes e frias. No geral, vermelho, laranja e amarelo são consideradas cores quentes; verde, azul e violeta são frias – explica Vane. Agora, é hora de testar na pele. Veja as dicas!

Processed with MOLDIV

Observe a cor das suas veias
O teste das veias é uma das técnicas mais utilizadas para descobrirmos o subtom da pele, conta a maquiadora. Estique o braço e observe o tom das suas veias. O subtom quente é relacionado a pessoas que tenham veias verdes ou em tons de marrom à luz natural. As veias azuis ou violetas indicam o subtom frio. Quando as veias ganham tons misturados de azul e verde significa que o subtom da pele é neutro.

O teste da moeda
Uma outra dica é a ensinada pelo visagista Philip Hallawell, que a maquiadora também recomenda. “Coloque uma moeda dourada e uma prateada sobre a mão para analisar com qual cor a pele combina mais. Se for com a dourada, a pele é quente. Se for com a prateada, é fria”. Caso a pele combine bem com as duas moedas, significa que o tom é neutro.

base3BASE DE FUNDO ROSADO: FUNCIONA PARA PELES DE TOM FRIO

Como combinar
A base deve sempre seguir o mesmo subtom da pele. Caso contrário, não ficará natural. Mulheres com um subtom frio devem optar por bases com fundo rosado ou oliva. Já que identificou um subtom quente devem optar por bases com fundo amarelado. Quem tem subtom neutro não precisa se preocupar com a cor de fundo da base, pois tons quentes e frios harmonizam com esse tipo de pele.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • É o amor! Que mexe com a minha cabeça e me deixa assim... 🤣♥️ #alemoa #bestfriend
  • Novo cabelo de Mariana. Sem filtro. Obrigada. De nada! 👌🏻 Obra do master @rafabedulli ♥️
  • Terá a justiça dos homens e conhecerá como outros monstros da História a Justiça Divina.
  • Amor de primos irmãos. Um sentimento lindo de ver e vivenciar. Que a vida siga iluminando essa amizade hoje e para todo o sempre, meus amados Marina e João Benício. E que essa imagem sirva, especialmente agora que uma data tão simbólica como o Natal se aproxima, como entedimento e compreensão de que acima de qualquer presente de Papai Noel, está a entrega incondicional e o bem-querer ao próximo. ♥️
  • Cada vez mais marcas entendem que o presente e o futuro da comunicação passam por associar seu nome não apenas à imagem de influenciadoras digitais, mas, sobretudo, ao conteúdo capaz de humanizá-las. Obrigada @coliseujoalheria por delegar a mim a autoria do teu blog. O lindo e eterno universo da joalheria pode ser contado de um jeito leve, descontraído, bem-humorado e próximo do dia a dia de todas as mulheres. Menos conto de fadas e mais vida real. É isso que devemos compartilhar. É assim que a vida deve ser. #coliseujoalheria #coliseulovers #blogcoliseu #marianakalil
  • Transformação do dia para o Band Mulher: regata e scarpin de milênios atrás + jeans com aplicação de pérolas @twentyfourseven.poa + Maricota off-white ♥️ #bandrs #bandmulherrs #maricota19 #bolsamk #ppacessorios #twentyfoursevenpoa