Aprenda a identificar o tom e o subtom da pele para acertar na escolha da base

Você sabia que aplicar a base no dorso da mão não é a forma correta de
descobrir qual é a melhor opção para o seu tom de pele? Se é recomendável
usar filtro solar no rosto todos os dias, o corpo tende a ficar com uma
coloração mais escura. Base deve ser testada no rosto e mais: a textura deve
ser levada em conta na hora de escolher o produto. A cor que deu certo em
uma base líquida, por exemplo, pode não dar certo em outra base da mesma
linha. Siga as dicas de Marco Costa, maquiador oficial da Natura, para conseguir o tom e a textura ideais de base para a sua pele:

Antes de tudo
Além de escolher o seu melhor tom de base, alguns produtos têm diferentes tipos de pigmento que se adaptam melhor às peles rosadas, neutras e amareladas. Sabe o que isso significa?
1) Se você tem dificuldade em se bronzear e tendência a ficar com a pele avermelhada, você tem pele rosada, por isso opte por tons frios.
2) Se você não se bronzeia facilmente e não tem tendência a ficar com a pele avermelhada, você tem o tom de pele neutro.
3) Já se você se bronzeia facilmente e tem tendência a ficar com a pele dourada, escolha os tons quentes para a pele com fundo amarelado.

baseDIFICULDADE DE SE BRONZEAR E PELE VERMELHA DO SOL? OPTE POR TONS DE BASE MAIS FRIOS

À prova de fogo
Como explica Marcos Costa,  “o ideal é colocar uma gota do produto na lateral do rosto, entre a orelha e o canto da boca. Depois é só espalhar bem e escolher o tom que fica mais harmônico com o resto do corpo – principalmente pescoço, colo e ombros”.
#ficaadica: não teste a base se você estiver bronzeada!

Erro comum
Um erro comum das mulheres na hora de identificar a base que mais combina
com o tom de pele é fazer o teste do produto no pulso ou no antebraço, pois
essas regiões tendem a ser mais claras que a pele do rosto. Outra dica
importante para não errar é escolher a cor sob uma luz natural, para não ter
uma percepção errada do efeito do produto no rosto. Por isso, se for testar
em uma loja, por exemplo, saia e dê uma volta para se ver no espelho
em diferentes tipos de iluminação antes de comprar a sua base.

tonsTOM E SUBTOM DE PELE: VOCÊ PRECISA SABER IDENTIFICAR PARA NÃO ERRAR NA ESCOLHA DO PRODUTO

Textura
É imprescindível identificar a textura do produto que melhor combina com o
seu tipo de pele. “Nos dias frios, a pele tende a ficar com aspecto
ressecado e a base errada pode acentuar ainda mais esse problema. Por isso,
se a pele for seca ou se estiver enfrentando dias mais frios, opte por
produtos com acabamento luminoso”, orienta Marcos. Quem fica com a pele
oleosa, mesmo no frio, pode finalizar a base com um pouco de pó ou optar por
produtos 2 em 1.

+ BELEZA: Truque de beleza da Dior substitui o blush pelo batom

Toda pele tem um subtom, ou seja, uma cor de fundo que pode variar entre tons frios, quentes e neutros. Saber qual é o seu é fundamental na hora de escolher a base correta. A expert Vane Chaves, maquiadora regional da Natura, ajuda a descobrir.

– O subtom da pele não é a mesma coisa que a cor da pele. Trata-se da cor de fundo, que fica sob a pele – explica Vane Chaves.

Descobrir o subtom ajuda a saber quais cores de base favorecem determinados tons de pele. Assim, o make entra em harmonia com o rosto e o colo. Existem três subtons: quente, frio e neutro.

– É importante entender o que são cores quentes e frias. No geral, vermelho, laranja e amarelo são consideradas cores quentes; verde, azul e violeta são frias – explica Vane. Agora, é hora de testar na pele. Veja as dicas!

Processed with MOLDIV

Observe a cor das suas veias
O teste das veias é uma das técnicas mais utilizadas para descobrirmos o subtom da pele, conta a maquiadora. Estique o braço e observe o tom das suas veias. O subtom quente é relacionado a pessoas que tenham veias verdes ou em tons de marrom à luz natural. As veias azuis ou violetas indicam o subtom frio. Quando as veias ganham tons misturados de azul e verde significa que o subtom da pele é neutro.

O teste da moeda
Uma outra dica é a ensinada pelo visagista Philip Hallawell, que a maquiadora também recomenda. “Coloque uma moeda dourada e uma prateada sobre a mão para analisar com qual cor a pele combina mais. Se for com a dourada, a pele é quente. Se for com a prateada, é fria”. Caso a pele combine bem com as duas moedas, significa que o tom é neutro.

base3BASE DE FUNDO ROSADO: FUNCIONA PARA PELES DE TOM FRIO

Como combinar
A base deve sempre seguir o mesmo subtom da pele. Caso contrário, não ficará natural. Mulheres com um subtom frio devem optar por bases com fundo rosado ou oliva. Já que identificou um subtom quente devem optar por bases com fundo amarelado. Quem tem subtom neutro não precisa se preocupar com a cor de fundo da base, pois tons quentes e frios harmonizam com esse tipo de pele.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Ensalada de Durazno: pêssego queimado, folhas verdes, queijo de cabra, pistache, cebola roxa e um molho vinagrete indescritível. Autor: @francismallmann @restaurantegarzon 👌🏻♥️🇺🇾
  • Leva um tempo até a gente perceber que por trás da figura de mãe existe também uma mulher como nós. Com gostos, desejos, anseios, vontades, expectativas, decepções. Não dizem que são nas viagens que a gente conhece profundamente a essência dos amores e amigos? Pois viagens também contribuem para aproximar mães e filhas no papel de duas mulheres adultas e companheiras. Em nossas viagens, mãe e eu convivemos com nossas imperfeições e fizemos mútuas descobertas – das profundas às mais comezinhas. Ela bebe pouca água; eu vivo com uma garrafa na mão. Ela critica a minha garrafa; eu critico a falta de água no organismo dela. Ela já planeja a Páscoa do ano que vem; eu ainda nem cheguei no próximo Natal. Ela não compreende a minha falta de planos; eu não entendo a ansiedade dela. Ela pensa em voz alta; eu reflito em silêncio. Ela diz pra eu falar alguma coisa; eu suplico que ela cale a boca por cinco minutos. Ela prefere o sol do meio-dia; eu prefiro o ar-condicionado. Ela diz que estou branca feito um bicho da goiaba; eu respondo que ela está laranja feito um nacho de Doritos. Agora estamos de novo aqui, juntas, em viagem, sentadas na grama da praça de José Ignacio. Que bom, né, mãe? Que bom que a vida nos concedeu este prazo para descobrir ainda a tempo o privilégio de passearmos juntas por aí e explorar como adultas esta delicada amizade — e o que existe de melhor em cada uma de nós. ♥️ #amordemãe #amordefilha #viajecomsuamãe
  • Né?! 👌🏻
  • Início de namoro no balanço. Fazenda Tapera, Santo Augusto, RS. Junho 2007. #tbt #valentinesday2019 ♥️
  • Uma tarde em família descobrindo @pueblogarzon e as maravilhas da cozinha do @restaurantegarzon do super chef @francismallmann 👌🏻🇺🇾🐶 #uruguay #poraí #francismallmann
  • “Não existe uma raça superior. Tem tanto valor um porteiro quanto um médico, porque cada um desempenha o seu trabalho com dignidade e cada um é importante para toda a sociedade. Nós não vamos acabar com os problemas sociais enquanto não mudarmos nossas cabeças e exigirmos dos que estão acima de nós o respeito que o povo tem que ter e merece ter. Tem que nos dar respeito, e não caridade pública, mas respeito”. Dona Mercedes, mãe de Ricardo Boechat. A fruta não cai longe do pé. 🖤 #rip #ricardoboechat