Sintomas da gripe canina e maneiras de evitar e tratar a doença

Conhecida como Tosse dos Canis, e tecnicamente como Doença Infecciosa Respiratória Canina, a gripe canina pode ocorrer em todas as estações do ano e seu contágio é rápido. Acomete desde filhotes até cães idosos. O contágio pode acontecer pelo ar ou por meio do contato direto com outros cães e em lugares onde há muitos animais, como parques, praças, pet shops, e até em um simples passeio na rua. Assim como nos humanos, os sintomas normalmente começam com uma tosse, geralmente seca, forte e persistente, que pode ser agravada após algum esforço físico, causando dificuldades respiratórias e ânsia de vômito.

– Muitos proprietários relatam que o animal parece estar engasgado – conta Alexandre Merlo, gerente técnico da Zoetis, líder global em saúde animal.

Dog VaccinationVACINAÇÃO CONTRA A GRIPE: INDICADA A PARTIR DOS DOIS MESES DE VIDA

Outros indícios podem ser febre, perda de apetite e apatia. Ao notar esses sintomas, o recomendável é levar o cão ao veterinário. Uma gripe canina que não for bem cuidada pode evoluir para um quadro clínico de pneumonia, por isso ela deve ser combatida rapidamente com apoio do médico veterinário. Algumas formas de prevenção da gripe canina são semelhantes aos cuidados tomados para evitar a gripe humana. É preciso deixar o cão longe do frio, mantê-lo em local coberto e sem correntes de vento, acomodá-lo em camas, casas, oferecer mantas e vaciná-lo.

– A vacinação é uma aliada importante para proteger o animal da gripe não só durante o inverno. É fundamental imunizá-lo precocemente, a partir dos dois meses de idade, antes que ele entre em contato com os agentes causadores da enfermidade – afirma Alexandre.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram has returned invalid data.