Aprenda a fazer o molho chimichurri, deliciosa companhia para churrasco e parrilla

O Chimichurri, carinhosamente conhecido como El Chimi, é um molho tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer parrilla. Pode ser usado tanto para marinar a carne antes de assá-la, para regá-la enquanto está sendo assada ou mesmo para temperar depois de pronta. É muito comum encontrar um recipiente de chimichurri em cima das pesas dos restaurantes especializados em parrilla para que as pessoas temperem seus pratos com El Chimi a seu bel prazer.

Trata-se de uma espécie de vinagrete picante que ganha cada vez mais adeptos no Brasil, sobretudo para acompanhar o tradicional churrasco. O chef Whashington Silveira, professor do Centro Europeu, uma das principais escolas de gastronomia do Brasil, preparou uma receita especial pra gente. Vamos aprender?

maxresdefaultMOLHO CHIMICHURRI: COMPANHIA DELICIOSA PARA PARRILLA E CHURRASCO

Ingredientes

1 unidade de maço pequeno de salsinha
1 unidade de maço pequeno de cebolette
1 unidade ramo de alecrim
2 unidades de ramo de tomilho
1 unidade de cebola roxa cortada
60g de pimentão vermelho em cubos
7g de orégano desidratado
60g de páprica defumada
4 dentes de alho
120 ml de vinagre de vinho tinto
100 ml de água morna
200 ml de azeite de oliva extra virgem
1 pimenta dedo de moça picada sem sementes (opcional)
2 folhas de louro
1 unidade de vidro de conserva para armazenar
Sal e pimenta a gosto (moída na hora)

Modo de preparo

Junte a água morna com o orégano e reserve. Com um pilão, moa o alho com um pouco de sal e azeite. Junte as ervas frescas e moa também. Junte o azeite pouco a pouco. Acrescente o orégano com a água, misture bem e tempere com o vinagre. Tempere também com a pimenta e a páprica.

Transfira o molho para um vidro de conserva, junte a cebola, a pimenta dedo de moça e o pimentão e misture. Decore o vidro com as folhas de louro. Guarde na geladeira e use em até 10 dias.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.