As cinco fases do luto: pensamentos e comportamentos comuns de quem vivencia uma perda

Pode ser que você já tenha passado pela experiência, pode ser que ela seja antiga ou recente, ou mesmo que você tenha o hábito de preparar-se para a morte de alguém muito querido. Fato é que todas nós viveremos a fase do luto em algum momento de nossas vidas – ainda que o termo luto, na área da psicologia, tenha uma abrangência maior do que o simples fato de perder alguém.

– O luto pode significar qualquer tipo de perda, real ou imaginária. Perda de um emprego, separação do cônjuge, perda de algum ideal – exemplifica o psicólogo Pedros Adrados.

Geralmente, o luto é passageiro, ainda que corra o risco de converter-se em um sentimento patológico quando aparecem sinais de tristeza profunda e prolongada, perda de interesse em realizar atividades do dia a dia, sentimento de culpa, perda de peso e alterações no sono. Em todos esses casos, deve ser emitido um sinal de alerta e a busca por um especialista que seja capaz de oferecer apoio e ferramentas necessárias para enfrentar a situação e facilitar a volta à normalidade.

lutoLUTO EM 5 FASES: NEGAÇÃO, RAIVA, NEGOCIAÇÃO, DEPRESSÃO E ACEITAÇÃO

Existem cinco fases comuns de luto: negação, raiva, negociação, depressão e aceitação. Em todas elas influenciam, claro, fatores pessoais – a tolerância de cada pessoa à dor da perda, o apoio de quem está na volta, os níveis de autoestima etc. Conheça melhor cada uma dessas fases.

Negação
Diante de uma notícia ruim e negativa, como a morte de uma pessoa querida, a primeira reação é a de negação ou não aceitação do fato. “Consiste na rejeição consciente da realidade e da situação”, explica o psicólogo Pedros Adrados. Esta fase resume-se com a frase “isso não pode estar acontecendo comigo”.

Raiva
A segunda fase ocorre quando já não se pode mais negar a perda. Então, surge a dor. “Ainda que a raiva esteja presente em todo o processo, esta é uma fase em que ela surge com mais frequência. São habituais perguntas como “por que eu?”, “isso não é justo”, “como pode ter acontecido isso comigo?”, relata o especialista.

Negociação
Nesta fase busca-se fazer algum tipo de acordo de maneira que as coisas possam voltar a ser como antes. Essa negociação geralmente acontece dentro do próprio indivíduo ou também pode ser voltada à religiosidade, com pactos e promessas. Os pensamentos recorrentes são “vou acordar cedo todos os dias, tratar bem as pessoas, parar de beber, procurar um emprego e tudo ficará bem” ou “vou pensar mais positivamente e tudo se resolverá.”

Depressão
Com ela aparecem sentimentos de tristeza, medo e incerteza diante do futuro. Como afirma o psicólogo, trata-se de um bom sinal, já que “esses sentimentos mostram que a pessoa começa a aceitar a situação”.

Aceitação
É a última fase, aquela em que a pessoa consege, por fim, realizar uma reflexão que a permite, sem culpas, encontrar algum significado para a perda que sofreu em sua vida.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • “Continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Sorriam, pensem em mim. Rezem por mim.” Passeio na janela. Pra ti, Xerife! #bento #companheirodejornada ❤️
  • E que a gente nunca esqueça que a autoestima é o que há de mais divino no ser humano. Pois, quando nada lhe resta, resta-lhe a si mesmo. #sejaluz #sejavoce #sejaleve #sejaforte #sejapositivo #sejafeliz
  • Quem acertar o peso de cada uma (com roupa!) ganha um chope com as duas!! 🍻 #145quilosjuntas
  • Favor manter sempre em mente! 👆🏻
  • Só as gatas! 💅🏻 #miau @marina_tkalil @cami_abbott
  • “Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro.” (Fernando Sabino). Estância Dona Genoveva, Bagé, março’19. #tbt