Banho frio ou quente? Os dois oferecem ótimos benefícios para corpo e mente

Banho quente é um desastre para a pele e o cabelo, mas ótimo aliado para relaxamento. Já o banho frio traz brilho para o cabelo e tem efeito energético. Quem nunca ouviu essas máximas? Pois o jornal francês Le Figaro debruçou-se sobre os efeitos das duchas frias e quentes por meio de entrevistas com especialistas e traçou os benefícios distintos de cada um. Resultado? A gente conta. Espia só!

BANHO QUENTE
Auxílio no relaxamento
Até 39°C, a água aquecida oferece uma sensação de relaxamento no corpo, graças a dilatação dos vasos sanguíneos, que faz fluir melhor o sangue e o oxigênio.

Elimina tensões
Jato de água quente em alguma área dolorida, como as costas, auxilia no combate à tensão da musculatura e pode ajudar a recuperá-la. A temperatura quente faz com que a circulação sanguínea seja ativada para levar mais oxigênio à área dolorida, diminuindo as tensões.

Abertura dos poros
O calor da água, assim como vapor gerado durante o banho, contribui para a remoção células mortas. O resultado é a regeneração da pele. A abertura dos poros também faz com que produtos para a pele sejam absorvidos com maior eficácia.

banhoBANHO QUENTE: UM SANTO REMÉDIO CONTRA DORES E TENSÕES MUSCULARES

BANHO FRIO
Efeito revigorante

Banho frio é super indicado de manhã para quem dormiu pouco e tem pela frente um dia cheio de compromissos. Isso acontece porque o corpo reage ao frio, melhorando a circulação sanguínea e estimulando o organismo.

Reaquecimento
Sim, exatamente esta a palavra! Por estranho que pareça, a água fria faz com que o corpo se reaqueça, elevando a temperatura corporal para 37°C. Para quem sofre com o frio, uma boa dica é começar o banho com a água quente e, aos poucos, ir diminuindo a temperatura. É como o gelo colocado em alguma área de tensão, que acaba aquecendo a musculatura.

banho-gelado-620x330BANHO GELADO: O CABELO E A PELE AGRADECEM COM MAIS BRILHO

Cabelo com brilho
Esta vantagem é bem conhecida! Não é só a pele que se beneficia com a água fria: ela também estimula o couro cabeludo. Para quem tem cabelo oleoso, tomar banho em temperatura baixa é mais importante ainda, já que o calor ativa a produção das glândulas sebáceas. Caso não consiga suportar a baixa temperatura, tente pelo menos que a última ducha no cabelo seja com a água gelada.

Melhora da circulação
Para quem sofre com dores nas pernas, o banho frio também é altamente recomendável. O frio exige uma resposta rápida das veias, e assim a circulação de sangue melhora. A água fria é especialmente recomendada no fim do dia, quando o retorno do sangue ao coração é feito mais lentamente.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.