Cabelo sofre (muito!) com sol, mar e piscina. Mas há truques para salvá-los

Calor, sol, mar e piscina são palavras que sempre vão acompanhar a estação mais quente do ano. Afinal, é neste período que temos mais tempo de ir à praia para nos divertirmos com os amigos ou a família. No entanto, estas palavras também costumam ser inimigas dos cabelos, que sofrem bastante com o cloro, o suor e a água salgada.

Julia Doorman, maior conhecedora de cabelos do Youtube no Brasil, com 140 mil inscritos no seu canal (www.youtube.com/juliadoorman) mandou para a gente sete truques essenciais para impedir o ressecamento e a descoloração. Lembram da Julia? Falamos sobre ela no post A faceirice de Julia Doorman e suas dicas de cuidados com os cabelos.

chapeu-praia_1CHAPÉUS SÃO ALIADOS (ESTILOSOS) DOS CABELOS CONTRA O SOL

O primeiro passo, segundo Julia, é utilizar cremes leave-in com filtro solar nos momentos de praia ou piscina.

– Ele protege o couro cabeludo dos raios do sol e também forma uma película de proteção contra a água do mar ou da piscina – ensina.

Ela também destaca que fazer um coque ajuda a minimizar os danos, e ainda lembra da importância dos lenços e chapéus para proteger do sol. Atenção, porém, para o alerta: enquanto os bonés, lenços e chapéus são bem-vindos na maioria do tempo, o uso em excesso pode causar alguns problemas.

– Eles podem favorecer a oleosidade, caspa, e até mesmo a queda dos fios, mas apenas quando a pessoa fica muito tempo com a cabeça coberta e já possui tendência de perder cabelos – avisa.

coque-praia-Beachstyle-600x816COQUE NA PRAIA: ALÉM DE LINDO, FAZ UM BEM DANADO AOS FIOS

Após os mergulhos na piscina ou nas águas do mar, a sugestão de Julia é lavar os cabelos com shampoo antirresíduo, importante para remover o excesso de oleosidade, sujeira e de produtos que ficam acumulados. A youtuber também destaca que os cabelos cacheados podem receber cremes específicos, que costumam ser mais concentrados e hidratam mais que alguns leave-in. Ensina ela:

– Muitos deles possuem protetor solar e servem também para quem tem os fios mais ressecados.

MARI KALIL: Eureka! Sabia que há dois tipos de shampoo seco?

Quando se trata da cor dos cabelos, o sofrimento é maior para quem tem os fios mais claros.

– Para as loiras naturais ou com cabelos descoloridos, o melhor é fazer uma matização depois que voltar da praia – observa.

O processo para recuperar a cor depende de cada caso.

– Se o cabelo ficou amarelado ou dourado, é preciso usar um shampoo ou máscara de cor roxa ou violeta, pois esse é o tom que neutraliza o amarelo.

MARCA AVIOLETAMÁSCARA ROXA OU VIOLETA NEUTRALIZA O AMARELO…

milka2masterFIOS ESVERDEADOS PEDEM SHAMPOO ANTI RESÍDUO E…. LEITE!

No entanto, há casos em que os cabelos ficam alaranjados ou acobreados, que exigem shampoo ou máscara de cor azul, responsável por neutralizar a mudança.

– Se os fios ficarem esverdeados, sugiro usar um shampoo anti resíduo e, em seguida, fazer uma hidratação com leite, que ajuda a remover a cor verde dos fios – destaca.

Julia destaca ainda a importância de controlar a oleosidade excessiva, especialmente porque no verão o suor torna mais difícil cuidar do couro cabeludo. Além de lavar os cabelos logo após os exercícios físicos, fazer um peeling capilar a cada 15 dias pode ajudar bastante a controlar a oleosidade excessiva. Julia diz que já existem produtos para essa finalidade.

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Entradinha de atum com gema de ovo de codorna, ovas e molho shoyo. Recomendo! #melhorjaponesdomundo
  • Muitos cachorros e gatos, muito amor envolvido! Dá uma espiada no que vai rolar domingo 25.6 no @iguatemipoa. Sim, estaremos lá e muuuito bem acompanhados da @mairafranz e sua #matilhafranzfabbrin e da @ro_marchetti com seus gatos amados! Vamos? Vamos, Mari!! A cachorrada é mais que bem-vinda! 🐶♥️🐶 #bento #papaqui #lovepets
  • A bandeja voltou a ficar florida! #suculentas
  • Moletom do dia ☃️☃️☃️
  • Alguém lavou os bigodes na água de coco 🐶 #domingonoparque #bento #xerife
  • Em ótima companhia 🐶 #estanciadonagenoveva #bagé #soufelizaqui #bento