Dicas de hidratação e alimentação para a pele passar longe do ressecamento no frio

A gente cuida com afinco da pele no verão, passa hidratante depois do sol e, quando chega o inverno e o frio, bate aquela preguiça. Não devia ser assim, pois a baixa temperatura causas grandes danos à pele também. Durante o inverno, a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Como se não bastasse, é aberta a temporada daqueles banhos super quentes que contribuem ainda mais com o ressecamento, removendo a oleosidade natural de forma mais intensa e diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Não só o corpo, mas também o rosto sobre muito no inverno – e a uma das partes mais visíveis do ressecamento é a boca rachada. Por isso é tão importante sempre usar algum tipo de protetor labial, seja manteiga de cacau, lip balm ou qualquer outro hidratante labial que previna as rachaduras.

LIP-BALM-facebookPROTETOR LABIAL: FUNDAMENTAL PARA EVITAR A RACHADURAS

Além da hidratação, a alimentação tem papel fundamental na saúde da pele em tempos de temperaturas baixas. Ela precisa ser rica em vitaminas e antioxidantes. Legumes, hortaliças e frutas são excelentes fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a bergamota e o limão, e vegetais, como o brócolis e o repolho, são exemplos de alimentos para a estação. Pense nessas frutas na hora do lanche e nesses legumes e hortaliças na hora de preparar uma sopa ou mesmo um bom acompanhamento no vapor para algum tipo de carne.

soja_98816864_fmtSOJA É BOM: RICA EM ISOFLAVONA, EVITA O RESSECAMENTO E MELHORA A ELASTICIDADE DA PELE

Para quem é da soja na alimentação, a boa notícia: por ser um alimento rico em isoflavona, ela contribui para evitar o ressecamento e melhorar a elasticidade da pele. Além dela, castanhas, nozes e amêndoas também são indicadas, já que contêm fontes de vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliadas para manter a pele saudável e bonita.

+CARINA BORGES: Sopa de vegetais termogênica e alimentos para um inverno sem culpa

No inverno é muito mais difícil beber aqueles dois litros de água por dia. Mas hidratar-se continua sendo muito necessário, apesar do frio não apetecer. Para ajudar, considere beber chás claros ou de frutas. Divida a quantidade que é indicada para um dia, ou seja, dois litros entre água e chás. Fica mais fácil! Veja dicas da Sociedade Brasileira de Dermatologia para manter a pele hidratada durante o inverno.

1) Beba no mínimo 2 litros de água.
2) Evite banhos quentes e muito demorados; evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
3) Use o hidratante logo após o banho – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, pois ajuda na penetração do creme. Prefira produtos à base de ureia, ácido lático, ácido hialurônico e óleos vegetais.
4) Se sua pele for oleosa, e acneica, evite hidratante comum no rosto, use oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
5) Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras.
6) Use filtro solar diariamente.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Já disse o quanto me sinto rica fazendo isso? 🤣
  • Gracias a la vida y a la Pilsen! 🍺 #domingo #puntadeleste
  • “A admiração é própria da natureza do filósofo, e a filosofia deriva apenas da estupefação.” Platão. #granjanarbona #puntadeleste #uruguay
  • Tão simples, tão bom e não custa nada. 😀 #sorria #smile
  • Pulpo a la plancha con papas y pimentón; Corvina blanca a la parrilla con verduras asadas 😜 #joseignacio #lahuella
  • Parrilla uruguaya! 👌🏻#puntadeleste