Mariana Responde: A diferença entre shampoo aquoso, antirresíduo, cremoso e perolado

Na hora de comprar shampoo, temos o hábito apenas de verificar se ele está destinado a cabelos secos, oleosos, finos, tingidos, quimicamente tratados. Isso é importante, mas não é tudo. Observar a textura do produto também é fundamental para evitar que os fios fiquem sujos já no fim do dia. Dia desses, batia um papo com a Bê, que cuida com amor e carinho dos meus adorados fios, e pedi a ela uma indicação de xampu um pouco mais aquoso e leve para ser usado todos os dias.

Vinha sentindo que meu cabelo andava pesado pelo excesso de produtos muito cremosos. Como tenho o hábito de tratar bastante os fios no salão – e por isso eles são saudáveis -, não necessito lavar com shampoos cremosos no dia a dia. Preciso de texturas mais fluidas. Foi então que a Bê me indicou um shampoo da Paul Mitchell.

Olha!

paulPAUL MITCHELL ORIGINAL ONE
Meu atual shampoo de uso diário

Estou gostando bastante, porque sinto que ele limpa sem pesar, não tem tanto condicionador na fórmula, a composição é mais suave. Finalizo apenas com pouquíssimo condicionador só nas pontinhas. Como a descoberta abriu um novo horizonte a respeito de tipos de shampoo, aproveitei o momento para produzir esta seção Mariana Responde atendendo a muitas mensagens que chegam perguntando sobre o produto que tenho usado ultimamente e como escolher um ideal para chamar de seu.

tipos-de-shampooTEXTURA, COR E CONSISTÊNCIA: PRESTAR ATENÇÃO É FUNDAMENTAL

Pesquisei e elaborei um guia sobre produtos aquosos, antirresíduos, cremosos e perolados e a que tipo de cabelo melhor se destina cada um. Espia só!

transSHAMPOO AQUOSO: TEM A CONSISTÊNCIA TRANSPARENTE E TEXTURA FLUIDA

Aquoso
Ele é transparente e geralmente tem a textura mais fluida. Indicado para cabelos naturais a oleosos, limpa com muita eficácia o couro cabeludo e o enxágue é bem mais fácil. É possível identifica-lo pela cor clara e transparente. Ele vai deixar o cabelo hidratado, mas mais solto porque seu Ph é mais neutro. O único senão é que este tipo de shampoo não faz bem para quem tem as pontas ressecadas. Portanto, se você quer limpar com eficácia a raiz, mas evitar o ressecamento das pontinhas, o ideal é que use ele apenas na parte de cima da cabeça e deixe que a espuma do produto e depois o condicionador hidrate o resto.

MARIANA RESPONDE: Como usar flat mule, o sapato mais cool da estação

Antirresíduo
É preciso ter muita atenção aos shampoos antirresíduos porque todos são aquosos e, nesse caso, não é bom usar todos os dias porque causam ressecamento dos fios e do couro cabeludo. Leia bem a embalagem a fim de saber se você está diante de um exemplar antirresíduo e não se deixe levar apenas pela textura. Esse tipo de shampoo só deve ser usado uma vez na semana no máximo. O meu preferido há mais de dois anos é da marca Redken.

redken-valeREDKEN HAIR CLEANSING CREAM
Shampoo antirresíduo para ser usado uma vez por semana, pois destina-se a limpeza profunda e resseca os fios e o couro cabeludo. Eu costumo usar uma vez por semana ou quando sinto que o cabelo está com muitos produtos acumulados

Cremoso (também conhecido como Leitoso)
É ideal para cabelos mais ressecados. É um shampoo que pesa mais a raiz por ser mais nutritivo e ter um teor de condicionador maior em sua composição. Ele deixa o cabelo mais hidratado e sedoso. Se a sua raiz e o seu cabelo são oleosos, nem passe perto! Geralmente tem a cor branca, rosa, azul e outras tonalidades. Preferido de quem tem cabelo seco e ressecado, seja por motivo natural, ou pelos tratamentos químicos.

cremosoSHAMPOO CREMOSO: O MAIS EFICAZ PARA QUEM BUSCA HIDRATAÇÃO

Perolado (também conhecido como Translúcido)
É como o cremoso, mas tem leve brilho e também pode ser encontrado em várias cores. Ele acaba sendo um shampoo mais coringa, de uso diário, porque limpa bem e ao mesmo tempo hidrata. Ele não é tão pesado quanto o cremoso, mas não chega a ser tão leve quanto o aquoso. Quem tem cabelos cacheados e crespos, que sofrem com o ressecamento natural, pode usar e abusar. Para quem alisam, faz relaxamento e coloração dos fios, também é uma ótima alternativa. E para quem usa o aquoso e deseja de vez em quando fazer uma hidratação maior durante a lavagem, não deixa de ser uma boa alternativa.

peroladoSHAMPOO PEROLADO: PERCEBE-SE UM LEVE BRILHO EM SUA TEXTURA

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

2 Comentários

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Aquele sorriso que enche o coração da gente e faz toda a dedicação a um cachorrinho idoso valer a pena ♥️🐶 #bento17
  • Meus três filhos lindos e exibidos na Banca 14 da @feiradolivropoa ♥️ Neste último fim de semana, estão com descontão, avisa a @luthome e a @dublinense 😱
  • Sempre fui uma moça séria 😜 #fotodeportaretrato #estanciadonagenoveva #bage
  • Sanduiche de sorvete com #stroopwafel devorado em... Acho que cinco dentadas! 😜 Onde? Como? Quando? Por que? Conto em detalhes no meu blog no site MK! #www.marianakalil.com.br
  • Um feriado feliz ♥️🐶♥️ #casadaalemoa #diadepiscina
  • Abrindo os trabalhos do feriado! Banana + mirtilo + água de coco + canela + gengibre! 🙌🏻♥️🙏🏻 #vitaminados 💪🏻