Período da cegonha! Tratamentos e acessórios para a saúde dos cabelos na gravidez

Período importantíssimo e delicado, a gravidez traz a reboque uma série de dúvidas – das mais imprescindíveis às mais comezinhas. Uma delas, tradicional entre as gestantes, diz respeito ao velho “posso ou não posso pintar o cabelo?”, “qual produto devo usar?”, “o que pode prejudicar a saúde do bebê?”. É durante a gravidez que muitas mulheres sofrem alterações hormonais que implicam diretamente na saúde dos cabelos. Problemas como queda de fios são comuns de acontecerem, principalmente no primeiro trimestre. Com o auxílio de Julia Doorman, especialista em cabelos e Youtuber com 800 mil seguidores (ela mesma no sétimo mês de gravidez), elaboramos um guia para tirar muitas dúvidas e apresentamos alternativas de beleza.

Diga “não” às químicas
“O uso de tinturas e qualquer outro tipo de química capilar deve ser evitado no período de gestação”, destaca Julia. Todos os produtos químicos que são utilizados em procedimentos como alisamentos, progressivas e similares, podem ser absorvidos pela corrente sanguínea quando entram em contato com a raiz, atingindo o bebê e podendo causar consequências à saúde dele. “Tudo o que entra em contato com o couro cabeludo pode passar à corrente sanguínea, e por isso oferece mais riscos, diferente do que é aplicado somente na extensão dos fios”, resume. E por isso os médicos não recomendam usar químicas nessa fase.

hair-loss-after-pregnancyQUEDA DE CABELOS: BASTANTE NORMAL NESTA FASE

Durante a gravidez, a queda de cabelo acontece por vários fatores. Um deles é a carência de alguns nutrientes que podem ser encontrados no abacate, óleo de coco, azeite de oliva, Aloe Vera, dentre outros que podem ser usados para fazer a umectação dos cabelos.

Evite prender o cabelo
Durante o período da gestação, os fios de algumas mulheres enfraquecem. “Prender por muito tempo ou com muita força, ou até mesmo pentear bruscamente pode contribuir para que a queda e a quebra aumente ainda mais”, esclarece Julia. “Percebi isso ainda no começo da gravidez, quando vi que era melhor reduzir o tempo que eu deixo ele amarrado”. Prefira usar o cabelo solto e atente para a importância de hidratá-lo e fortalecê-lo. “Se precisar prender, use itens que não sejam muito apertados, como prendedores de tecido ou em forma de molinhas”, sugere.

731310-prendedor-de-cabelo-que-na%cc%83o-quebra-fios-01PRENDEDOR FIO DE TELEFONE: NÃO ARREBENTA OS FIOS

Veja na galeria outros acessórios que evitam machucar o cabelo nesta fase e garantem o maior estilo!

Existem diversos métodos que possibilitam que os cabelos das gestantes fiquem alinhados, sem volume e hidratados. São métodos que não envolvem químicas e fazem uso de produtos naturais. Aprenda três dicas de produtos caseiros fáceis, já testados por Julia Doorman.

Leite de Coco
“Eu uso sempre o leite de coco nas minhas receitas naturais porque ele deixa o cabelo alinhadinho, com brilho, repõe os lipídios do fio e dá um efeito incrível”, aponta.

Limão
Um dos produtos que podem ser combinados com o óleo de coco é o limão. Esta combinação permite um importante complemento. “O limão possui o PH ácido. Ele fecha a cutícula do cabelo, dando mais brilho, selando a nutrição dentro do fio” diz a especialista. Neste mix ocorre uma boa interação porque o leite de coco hidrata todo o fio e enquanto o limão dá o efeito de alinhamento e reduz o volume.

+BELEZA: Por que devemos aplicar óleo no cabelo uma vez por semana e quais são os mais indicados

Leite, Maizena, e açúcar
O leite é ricamente hidratante e a Maizena com açúcar cristal alinha os fios. Esta combinação pode incluir outros produtos também, como máscaras de cabelo, óleo de coco, óleo vegetal, dentre outros que contribuem para a hidratação dos fios.

Estas receitas simples, testadas pela Julia Doorman, não alteram a estrutura capilar mas funcionam com alternativa para o alisamento. O efeito de alisamento reduz o volume, deixando o cabelo solto em um processo gradativo, e dura até duas lavagens após sua realização.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica
  • Bindi no terceiro olho pra celebrar a criação da @ayursattva.br ♥️🙏🏻🙌🏻 #ayurveda #oleosessenciais #feitocomamor #masala
  • Passando pra deixar um beijo e um ótimo fim de semana! 😘🐶 #sextalinda #fimdesemana #amamosmuito #doglovers ##weekend
  • Na quinta-feira de lembranças, bixo aos 17 anos com a saudosa vó Yolande #tbt #tbthursday #throwbackthursday #jornalista #saudades
  • Golden Milk, o leite dourado da medicina ayurvedica que muda a vida! Tem receita no Stories (fiz nesta madrugada insone) e no site! #goldenmilk #leitedourado #vegan #curcuma #ayurveda #food #healthyfood
  • Acho que aceito de aniversário esse trajito chic! Tem história completa no Stories (y otras cositas más) 😜 #twentyfoursevenpoa #AmigaMariTFS #amigamari