Banho frio ou quente? Os dois oferecem ótimos benefícios para corpo e mente

Banho quente é um desastre para a pele e o cabelo, mas ótimo aliado para relaxamento. Já o banho frio traz brilho para o cabelo e tem efeito energético. Quem nunca ouviu essas máximas? Pois o jornal francês Le Figaro debruçou-se sobre os efeitos das duchas frias e quentes por meio de entrevistas com especialistas e traçou os benefícios distintos de cada um. Resultado? A gente conta. Espia só!

BANHO QUENTE
Auxílio no relaxamento
Até 39°C, a água aquecida oferece uma sensação de relaxamento no corpo, graças a dilatação dos vasos sanguíneos, que faz fluir melhor o sangue e o oxigênio.

Elimina tensões
Jato de água quente em alguma área dolorida, como as costas, auxilia no combate à tensão da musculatura e pode ajudar a recuperá-la. A temperatura quente faz com que a circulação sanguínea seja ativada para levar mais oxigênio à área dolorida, diminuindo as tensões.

Abertura dos poros
O calor da água, assim como vapor gerado durante o banho, contribui para a remoção células mortas. O resultado é a regeneração da pele. A abertura dos poros também faz com que produtos para a pele sejam absorvidos com maior eficácia.

banhoBANHO QUENTE: UM SANTO REMÉDIO CONTRA DORES E TENSÕES MUSCULARES

BANHO FRIO
Efeito revigorante

Banho frio é super indicado de manhã para quem dormiu pouco e tem pela frente um dia cheio de compromissos. Isso acontece porque o corpo reage ao frio, melhorando a circulação sanguínea e estimulando o organismo.

Reaquecimento
Sim, exatamente esta a palavra! Por estranho que pareça, a água fria faz com que o corpo se reaqueça, elevando a temperatura corporal para 37°C. Para quem sofre com o frio, uma boa dica é começar o banho com a água quente e, aos poucos, ir diminuindo a temperatura. É como o gelo colocado em alguma área de tensão, que acaba aquecendo a musculatura.

banho-gelado-620x330BANHO GELADO: O CABELO E A PELE AGRADECEM COM MAIS BRILHO

Cabelo com brilho
Esta vantagem é bem conhecida! Não é só a pele que se beneficia com a água fria: ela também estimula o couro cabeludo. Para quem tem cabelo oleoso, tomar banho em temperatura baixa é mais importante ainda, já que o calor ativa a produção das glândulas sebáceas. Caso não consiga suportar a baixa temperatura, tente pelo menos que a última ducha no cabelo seja com a água gelada.

Melhora da circulação
Para quem sofre com dores nas pernas, o banho frio também é altamente recomendável. O frio exige uma resposta rápida das veias, e assim a circulação de sangue melhora. A água fria é especialmente recomendada no fim do dia, quando o retorno do sangue ao coração é feito mais lentamente.

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Né?! 👌🏻 #nãosejaumadelas
  • O melhor pai que esses peludinhos poderiam ter 🐶♥️🐶
  • Feliz Dia dos Pais ♥️ Faltou tu @luciakalil
  • #blackisbeautiful 🖤 #porai #bandmulher #transformaçãododia #twentyfoursevenpoa
  • Quem sabe ainda sou esta garotinha. Porto Alegre, 1979 #tbt
  • Muito prazer, Half-Tuck! Sou o estilo do momento de usar camisas e a Mari já sabia disso há 20 anos. É antenada essa guria, vai dizer?👌🏻🤣 Detalhes no blog e no Stories! #amigamari #camisa #halftuck #tendencia2018