Chá gelado & Kombucha: como preparar deliciosas e funcionais bebidas de verão!

Quando a gente é jornalista e, como se diz no jargão da profissão, “resolve sair a campo”, muitas vezes depara com uma realidade diferente daquela que havia imaginado para sua reportagem ou post. É por isso que a gente aprende desde a faculdade a máxima de que “lugar de jornalista é na rua”: para que veja com seus próprios olhos a veracidade dos fatos.

Como o advento da internet e a facilidade do Control C + Control V, a geração de hoje fica muito mais enfurnada dentro de redações e escritórios copiando o que outros copiaram de outros. É um universo diferente daquele que aprendi na faculdade de comunicação da PUC-RS lá nos idos anos 1990 e, junto com a minha geração, faço questão de seguir exercendo.

Ressalto esta premissa porque quando resolvi escrever este post sobre chás funcionais (emagrecedores, diuréticos…) para serem bebidos geladinhos no verão, imaginei os tradicionais de sempre: Hibisco, Cavalinha, Dente-de-Leão… Mas bastou abrir a porta da loja Mundo Verde ali da Rua Anita Garibaldi para ser apresentada a uma outra realidade que tem a cara do verão 2018 e que está fazendo o maior sucesso: Kombucha. Para beber puro e também para servir como base de drinques sem álcool, como clericot, mojito, caipirinha…

clericotOLHA QUE DELÍCIA!
Kombucha com frutas cítricas e vermelhas!
Parece um clericot, vai dizer?
Baita ideia para o verão!

mojitoMOJITO DE KOMBUCHA!
Escolha o sabor da bebida, junte hortelã fresca, gelo e voilà!

Kombucha, para quem ainda faz alguma confusão, é uma bebida probiótica que resulta da fermentação de chás com uma cultura de bactérias do bem chamada Scoby. Pode ser saborizada in natura e também com frutas e especiarias. É naturalmente gaseificada. Nos primeiros três dias, indica-se beber apenas 100ml, para que o organismo acostume-se com a ingestão de probióticos. Depois, com o corpo acostumado com os microorganismos que funcionam como agentes do bem, o consumo está liberado.

+SAÚDE: Mari Kalil apresenta Elixir, marca exclusiva Mundo Verde de suplementos e produtos naturais

São muitos os benefícios da Kombucha. Além de ser um energético natural, trata-se de uma bebida repleta de antioxidantes, ajuda a regular a flora intestinal, rica em vitaminas do Complexo B, C e aminoácidos vitais, auxilia o fígado a eliminar toxinas, regula os níveis de açúcar no sangue e aumenta a imunidade.

sanKOMBUCHA COM PÊSSECO E MANJERICÃO
Mais uma super ideia pra receber em casa!

caipaPARECE CAIPIRINHA?
É Kombucha!

Devidamente apresentada à Kombucha e todas as suas possibilidades, resolvi ser fiel também à minha ideia inicial de elaborar receitas de chás mais tradicionais e funcionais para serem consumidos agora no verão. Eu tenho sempre na geladeira duas jarras de chás diuréticos (tenho pânico dos inchaços de verão). Quem me receitou foi a nutri Carina Borges. Eles são preparados com cavalinha e hibisco.

hibiscuCHÁ DE HIBISCO

Ingredientes
2 colheres de sopa cheias de flores hibisco seco
1 litro de água em início de fervura
Modo de preparo
Adicionar o hibisco na água quente e deixar repousar por 10 minutos, devidamente tampado. Coar, colocar na geladeira para esfriar e beber ao longo do dia.
PS: É um chá de sabor muito elegante e refrescante para oferecer às visitas. Neste caso, se quiser incrementar a apresentação, coloque em uma jarra com gelo, folhas de hortelã, algumas rodelas de limão e frutas vermelhas.

cavalinhaCHÁ DE CAVALINHA

Ingredientes
2 colheres de sopa cheias de cavalinha desidratada
1 litro de água em início de fervura
Dois ramos de canela em pau
1 limão siciliano
Modo de preparo
Adicionar a canela e a cavalinha na água quente e deixar repousar por 10 minutos, devidamente tampado. Coar, colocar na geladeira para esfriar e beber ao longo do dia. Se quiser, pode acrescentar folhas de hortelã e rodelas de limão siciliano.
PS: Você também pode misturar cavalinha + centelha + carqueja. Tem efeito diurético, pois melhora o funcionamento do fígado e isso ajuda a desinchar rapidamente, deixando a barriga mais lisinha.

orangeCHÁ VERDE COM ABACAXI E LARANJA
O chá verde tem sabor amargo e o abacaxi ajuda a melhorar o sabor deste chá, sendo uma ótima opção quando está gelado. Adicionar algumas rodelas de laranja e gelo também é uma boa forma tornar este chá mais saboroso, podendo ser tomado durante as refeições, mas sempre respeitando a quantidade máxima de 100 ml, para não atrapalhar a digestão e não engordar.

Ingredientes
1 colher de sopa de chá verde
1 fatia (cerca de 1 cm) de abacaxi
1 laranja
500 ml de água
Modo de preparo
Adicionar os ingredientes numa panela e deixar ferver durante alguns minutos. Coar e tomar 2 a 3 vezes por dia.

cha-verdeCHÁ MATE COM LIMÃO
Aumenta a sensação de saciedade e facilita a queima de gordura, pois acelera o metabolismo. Além disso, diminui o inchaço e o volume do corpo, pois possui ação diurética que ajuda na retenção de líquidos.

Ingredientes
1 ou 2 colheres (de chá) de folhas de Chá Mate
½ limão espremido.
Modo de preparo
Numa xícara de chá coloque as folhas secas do chá mate e o meio limão e, depois, adicione 150 ml de água fervente. Tampe e deixe repousar entre 5 a 10 minutos. Leve para gelar e beba em um copo com gelo. Se quiser, acrescente folhas de hortelã.

cha-todosPAREDE DE CHÁS PARA TODOS OS GOSTOS E NECESSIDADES
Cada uma de nós sabe melhor onde aperta o próprio calo e qual chá necessita para sanar os males de seu organismo. No Mundo Verde, eles te ajudam a encontrar o chá ideal para cada caso

Da série “quem avisa amiga é”, espia só o que acontece esta semana nas lojas MUndo Verde!

Da série “está chegando o Natal, portanto corra, Lola, corra e não deixe tudo para a última hora sob pena de ter que apelar para o chá de boldo pra curar gastrite nervosa, espia só a novidade delícia!

Por fim, montei uma galeria com os chás que fazem parte da linha Mundo Verde Seleção e as peculiaridades de cada um! Ah, detalhe importante: Matchá Limão e Green Drink Elixir fazem parte da lista de produtos presentes na Black Friday Mundo Verde só até este domingo!

cha branco
Previne o envelhecimento precoce, diabetes e facilita a queima de gordura corporal.
green
OLÁ, ESTOU NA BLACK FRIDAY! Pó solúvel parar o preparo de suco verde composto por couve, espinafre, berinjela, gengibre, maçã e limão. Seus ingredientes fornecem nutrientes que estimulam o sistema de eliminação de toxinas do organismo.
cha uva
Possui ação diurética e auxilia no emagrecimento, pois inibe a formação de células na redução de gordura.
cha
Previne o envelhecimento precoce e tem efeito termogênico que facilita a queima de gordura.
cha verde
Tem ação diurética e auxilia na diminuição do inchaço e da celulite.
matcha
OLÁ, ESTOU NA BLACK FRIDAY! Pó solúvel para preparo de matchá. Feito com extrato, a forma mais nobre e concentrada da Cámelia sinens, é fonte de antioxidantes com diversos efeitos benéficos ao organismo, como o emagrecimento.
00cha-verde-1
Chá com ação termogênica e que fortalece o sistema imunológico.
00cha-erva-doce-1
Melhora a digestão e evita o desconforto após as refeições.
00cha-camomila-1-480x446
Chá com propriedades calmantes.
00cha-hibisco-480x446
Chá de ação diurética que auxilia na diminuição de inchaço e celulite.
00cha-maca-1
Chá com propriedades antibacterianas que fortalece o sistema imunológico.

Mundo Verde em Porto Alegre
Moinhos Shopping
https://www.instagram.com/mundoverdemoinhosshopping/
Shopping Iguatemi
https://www.instagram.com/mundoverdeiguatemipoa/
Bella Vista Plaza (em frente à Praça da Encol)
https://www.instagram.com/mundoverdebelavistapoa/
Shopping Total
https://www.instagram.com/mundoverdetotal/
Mon’t Serrat (Rua Anita Garibaldi – entre as ruas Silva Jardim e Artur Rocha) https://www.instagram.com/mundoverde_montserrat/
BarraShoppingSul
https://www.instagram.com/mundoverdebarrashoppingsul/

 

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • O retrato da felicidade 😁♥️🐶 #gorda #dog #sorrisonorosto
  • Hoje a chefe liberou o home office na frente da TV! 💙👊🏻#gremio #mundialdeclubes #semifinal #tricolor
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica
  • Bindi no terceiro olho pra celebrar a criação da @ayursattva.br ♥️🙏🏻🙌🏻 #ayurveda #oleosessenciais #feitocomamor #masala
  • Passando pra deixar um beijo e um ótimo fim de semana! 😘🐶 #sextalinda #fimdesemana #amamosmuito #doglovers ##weekend
  • Na quinta-feira de lembranças, bixo aos 17 anos com a saudosa vó Yolande #tbt #tbthursday #throwbackthursday #jornalista #saudades