Mari Kalil: três posturas de yoga para aliviar as dores e a ressaca do Carnaval

Meu bem-estar físico e mental não existe sem yoga e lá se vão 15 anos de prática. Quando estou na rotina de Porto Alegre durante o ano, pratico diariamente com minha mestra María no Sattva Shala. Aqui, de férias no Uruguai e em pleno Carnaval, com a casa cheia, entra e sai constante, criança, cachorro, periquito e papagaio, torna-se uma missão quase impossível. Ainda assim, consegui estender meu tapetinho algumas vezes.

As posturas de yoga tratam órgãos específicos do corpo e em tempo de Carnaval em que a gente sempre beberica alguma coisa a mais, achei interessante dividir com vocês três posturas que aliviam muito as dores provenientes daquela ressaca maldita. Não precisa ser praticante de yoga para fazê-las. Basta seguir as instruções.

Espia só!

ioga-1UTTANASANA
Pernas esticadas e flexão do corpo para frente. Caso não consiga tocar o chão, pode flexionar os joelhos até alcançar. Relaxe completamente o pescoço, deixe ele cair bem soltinho e vá sentindo como a respiração ajuda a ir relaxando o corpo mais e mais em direção ao chão, descongestionando a cabeça. Esta postura estimula as funções metabólicas do fígado e dos rins, alivia a dor de cabeça e a insônia e reduz a fadiga e a ansiedade

ioga2PRASARITA PADOTTANASANA
Divida o peso do corpo em ambos os pés. Se conseguir tocar a cabeça no chão, melhor. Caso contrário, deixe o pescoço bem frouxo, como na postura anterior. Se a cabeça tocar no chão, tenha cuidado para não depositar peso sobre ela. A cabeça é só um ponto de contato com o solo. É permitido colocar uma manta ou uma almofadinha, se ficar mais confortável. Essa postura contribui para revitalizar a mente, fortalece as pernas e a coluna e é de grande ajuda para suportar o fatídico dia seguinte.

ioga3MATSYASANA
Também conhecida como a postura do peixe, promove uma abertura do peito e da garganta. Como na postura anterior, a cabeça é só ponto de contato, não jogue peso sobre ela. Todo o peso fica apoiado nos cotovelos e antebraços atrás das costas. Alivia muito maxilares, tira a tensão do pescoço.

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Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

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  • O trio trabalhador deste feriado em que contamos para a @reginalimaoficial no Band Mulher nossas aventuras pelo Uruguai 🇺🇾♥️🐶 #porai #bandrs #bandemmovimento #turismoquatropatas #uruguay #uruguaynatural
  • Meu #tbt lembra minha primeira carteira de jornalista. Em uma época em que o jornalismo era imparcial, ouvia os dois lados e reportava a realidade dos fatos. Esta escola se perdeu, mas eu acredito que ela pode seguir viva entre aqueles que, como eu, fizeram o juramento pela verdade. Março de 1993
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