Ventosaterapia: a técnica de Michael Phelps e das estrelas de cinema contra dores e em prol da estética

O nadador Michael Phelps tem surpreendido em sua performance na Olimpíadas Rio 2016, como era de se esperar. Na final da modalidade 4×100 metros livre, além chamar atenção pelo rendimento ao conquistar a 23ª medalha olímpica, sendo a 19ª de ouro, atraiu olhares por conta dos hematomas espalhados pelo corpo. Para quem se perguntou “o que é isso?”,aqui vai a resposta: Cupping, uma técnica usada em tratamentos de saúde e estéticos também conhecida como Ventosaterapia.

phels1MICHAEL PHELPS NA MESA DA TERAPEUTA: VENTOSATERAPIA CONTRA DORES

O método oriental consiste em aumentar o fluxo sanguíneo através da sucção da pele e da musculatura para dentro de ventosas (copos acrílicos) liberando toxinas existentes. A prática não costuma ser dolorida, e as marcas levam em torno de uma semana para sumirem.

phelps3PHELPS NA PISCINA DA RIO 2016: HEMATOMAS CHAMARAM A ATENÇÃO DO MUNDO

A acupunturista e diretora do Núcleo de Estudos Avançados em Medicina Chinesa Ana Laux explica que, entre os benefícios, a atividade mobiliza e melhora a qualidade do sangue, energia e imunidade:

– Pode-se obter ótimos resultados em tensões e contraturas musculares, principalmente por aderência das fácias, reumatismo articular, estimulação dos órgãos digestivos (estimula o peristaltismo e digestão), drenagem linfática e estimulação do sistema nervoso, através do estímulo dos nervos simpáticos, espinhais e parassimpáticos – esclarece.

hematoma1JENNIFER ANISTON: MARCAS NAS COSTAS DA TÉCNICA TAMBÉM CONHECIDA COMO CUPPING

A ventosaterapia também é usada como tratamento estético para estrias, celulite e gordura localizada. Para os que já estão de olho no verão, Laux indica iniciar com 10 sessões, sendo duas semanais intercaladas, podendo ser associada à acupuntura, fisioterapia, cinesiologia, estética e massoterapia. O procedimento já conquistou estrelas de cinema como Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow, Victoria Beckham, Jessica Simpson e David Arquette.

cupping13n-5-webGWYNETH PALTROW: UMA DAS PIONEIRAS EM ADERIR AO TRATAMENTO

O vídeo abaixo mostra a técnica realizada com fogo no país que é berço do seu nascimento, a China. Está postado no site Dicas de Massagem. Dá uma espiada!

Também pode ser aplicada em crianças, respeitando o intervalo de uma semana entre cada sessão, e adultos, em no máximo duas aplicações por semana. Fica a dica para quem quer começar o #projetoverão2017 e levar uma vida melhor. Lembrando que é indispensável o acompanhamento de um profissional.

  • Esta matéria é assinada pela jornalista Francielly Brites para o site MK.
Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • É uma linguiça artesanal? É um salsichão? Não!! É a língua da Gorda só pelo pastel de queijo da @jubassani 🤣
  • O melhor de uma Copa do Mundo? É motivo pra gente estar com quem ama e quer bem! ♥️
  • Céu azul anil + chimarrão + bergamota + pôr do sol do Guaíba = como ser feliz com pouco no inverno gaúcho
  • Hoje só de @ugg, né, Gorducha? #frio #péquentinho #invernogaucho
  • Ele é tão, tão famoso que já estampou as principais esquinas de Porto Alegre. Lembra, Xerife? #tbt #2014 #bento #companheirodejornada
  • Dia de esquentar a cuca. No bom sentido, claro 👌🏻#chapeu #frio #invernogaucho