Treinos HIIT e Tabata prometem acabar com a gordura localizada em muito menos tempo

Falta de tempo, problemas de articulação e desânimo. Essas são dificuldades comuns de quem não inclui exercícios físicos em seu dia a dia. O cotidiano brasileiro está cada vez mais corrido e isso ocasiona a ausência de prática de exercícios. De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério do Esporte, no ano passado, 46% dos brasileiros foram considerados sedentários, ou seja, não praticantes de nenhuma atividade física regular.

Para otimizar o tempo, algumas pessoas já adotaram o HIIT (High Intensity Interval Training) e o Tabata com o objetivo de driblar os problemas cardiovasculares e a obesidade. Ambos prometem tornar a rotina de exercícios muito mais prática, com resultados rápidos em treinos que variam de quatro a 30 minutos. Com exercícios de alta intensidade e pouquíssima duração, essas práticas se tornaram populares entre aqueles que se queixam da falta de tempo para realizar uma atividade física. Mas como esses treinos fornecem resultados tão rapidamente?

Fitness ClassCOMO FUNCIONA: Parecidos, o treino HIIT (High Intensity Interval Training) e o treino Tabata são modalidades que prometem o emagrecimento com definição muscular em pouco tempo

Os exercícios são intensos durante o tempo de treino e são intercalados por exercícios com menor intensidade na hora do descanso. Isso significa um treino ininterrupto. Esse forte ritmo tem explicação: ambos ativam a EPOC (Excess Post-exercise Oxygen Consumption), a capacidade do organismo de queimar calorias após o treino – um aumento metabólico que pode durar por até 48 horas pós-treino. Isso acontece porque a intensidade dos treinos demanda maior consumo de energia para a reposição. E essa energia pode vir principalmente das gorduras, dessa forma o processo auxilia ainda mais no emagrecimento.

congelar-gordurinhasSOLUÇÃO PARA O EFEITO PLATÔ: A dinâmica dos treinos também cativa quem já pratica exercícios. Isso porque há quem sofra com o efeito platô e quem atribui a esteira como uma ferramenta aeróbica monótona. O efeito platô é a reação do organismo de “estacionar” o processo de perda de peso. Acontece quando o corpo se acostuma com a nova condição e desacelera o metabolismo.

De acordo com o preparador físico, Thiago Melli, os treinos HIIT e Tabata trabalham justamente na aceleração do metabolismo. Isso estimula o organismo a continuar com o processo de emagrecimento. Além disso, diferente dos aeróbios convencionais, o HIIT e Tabata funcionam como um exercício menos repetitivo. É um ótimo estímulo para quem está desanimado com a prática de atividades físicas.

gettyimages-535861541TREINO HIIT: Tem a duração de até 30 minutos por aula e funciona da seguinte forma: exercícios de alta intensidade por 1 minuto e, enquanto recupera o fôlego e a musculatura, mais 1 minuto de exercício de baixa intensidade. Isso se repete até atingir o tempo determinado por aula. Por ser um treino pesado, não é recomendado praticar todos os dias, porém sua vantagem é de ser acessível até para quem possui problemas de articulação, podem até ser realizado dentro de casa. A periodicidade do HIIT pode ser de 2 a 3 vezes por semana.

A boa notícia é que o treino é democrático, podendo ser executado inclusive por iniciantes. Os exercícios podem ser de baixa e alta intensidade na esteira, tendo segurança. Por exemplo: é possível praticá-lo caminhando na esteira por 1 minuto e 20 segundos em uma velocidade de 4 ou 5km/h em modo plano na esteira. Depois, incline bastante a esteira e caminhe por 40 segundos em uma velocidade de 5,5 a 6km/h. Após esse processo, descanse por 1 minuto 20 segundos. Isso deve ser repetido por 12 vezes, totalizando em 24 minutos de exercício e 5 minutos de aquecimento, durando 29 minutos de treino. Dessa forma a musculatura e o condicionamento cardíaco são trabalhados intensamente, porém, sem tanto impacto nas articulações.

treino-tabata-metodo-protocoloTREINO TABATA: É um protocolo do HIIT, ou seja, utiliza a intensidade dos exercícios para alcançar o objetivo em um menor período de tempo. São apenas 4 minutos de treino muito intenso, onde a pessoa precisa chegar ao seu limite, fazendo o maior número de repetições na maior velocidade possível. Os 4 minutos são divididos em 20 segundos de repetições de um determinado exercício e 10 segundos de descanso durante 8 vezes.

A frequência do Tabata pode ser de 2 a 3 vezes por semana para uma melhora do sistema cardiorrespiratório e de 3 a 7 vezes para impulsionar o emagrecimento. É importante lembrar que quem tem algum problema cardíaco é necessário a liberação de um médico especializado, porque o treino atinge um nível muito alto de condicionamento.

O importante é manter o ritmo bem intenso durante todo o treino e aumentar a frequência cardíaca ao máximo. Isso significa que esse treino não é para qualquer um. Tome bastante cuidado e verifique antes se o seu condicionamento físico aguenta esse processo.

Diante da alta intensidade dos exercícios, é recomendado checar com um profissional a possibilidade de praticar essas modalidades. Pessoas com problemas de articulações e cardiovasculares, por exemplo, precisaram adequar as atividades para que não piorem sua situação. Além disso, a dieta precisa contribuir para o bom funcionamento do organismo, eliminando fadigas, justamente para aguentar o árduo esforço das modalidades.

Espia neste vídeo uma aula de HIIT!

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mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário
  1. Amoo esse tipo de treino e já pratico há 1 ano em casa mesmo. Inclusive já fiz esse e outros vídeos do Extreme 21. Realmente melhora muito o condicionamento físico e cardiorespiratório, além de, aliado a uma boa alimentação, contribuir na mudança da forma corporal. Parabéns Mari por mais uma vez compartilhar conteúdo agregador!

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