Como são feitos os exercícios do treinamento funcional e as vantagens para o corpo

Afinal de contas, esse tal de treinamento funcional veio para ficar mesmo ou não passa de um modismo passageiro? Ao que tudo indica, pela proliferação de academias na cidade e mundo afora e pelo encantamento dos praticantes com os resultados, funcional é coisa boa – e séria. Realizamos uma verdadeira sabatina com o professor Thiago Bonatto, do Studio Flex, a fim de tentar tirar as dúvidas de quem já faz ou deseja começar o treinamento.

Quais os benefícios do treinamento funcional?
Funcional é uma atividade que busca lembrar ao corpo os movimentos que ele foi desenvolvido a realizar em sua origem, fazendo com que as atividades de vida diárias, como sentar, levantar, correr, saltar, sejam coisas fáceis. Então, o funcional desenvolve a força, a resistência, a agilidade e o aumento do tônus muscular. Além de ser uma atividade divertida e eficiente, gastando calorias e condicionando o corpo com exercícios diversificados.

shutterstock_1449074951ALGUNS APETRECHOS UTILIZADOS NAS AULAS DE FUNCIONAL

Quais os principais exercícios do funcional?
O funcional busca exercícios que imitam os movimentos para o dia a dia.
Exercícios básicos, como agachamento, barra fixo e supino são alguns utilizados nas aulas, sempre respeitando a individualidade de cada aluno. Também são feitos exercícios com medicine ball ( bolas com pesos variados) para desenvolver a potencia de braço e escada – para desenvolver a agilidade e coordenação motora –, entre outros.

Quantas vezes por semana recomenda-se fazer este treino?
Como qualquer atividade física, quanto mais frequente, mais rápido o resultado. No mínimo duas vezes por semana – daí o resultado já é percebido. Se for associado a outra atividade, como corrida, este resultado pode ser mais potencializado.

medicine_ball__74291_zoomCADA UM LEVANTA O PESO QUE AGUENTA DA MEDICINE BALL

Funcional emagrece? Aumenta o ganho massa magra? Queima gordura? Dá resistência? Aumenta o fôlego?
Uma aula de funcional pode queimar até 800 calorias, pois é uma atividade de alta intensidade, de acordo a individualidade do aluno. Estes exercícios em alta intensidade fazem com que o corpo siga gastando calorias após o treino para poder se recuperar do esforço. Hoje existem estudos mostrando que exercícios de alta intensidade e curta duração são mais efetivos para o processo de emagrecimento que os de longa duração e intensidade moderada. Com certeza, melhoram disposição, resistência e fôlego.

Por que o funcional ganha dia a dia mais e mais adeptos? É um modismo passageiro?
Acredito que o funcional veio para ficar e não é mais um modismo. Trata-se de uma atividade para quem busca resultados de uma forma distinta, diferentemente dos usuais movimentos de academia. O funcional trabalha o corpo como um todo.

Treinamento-Funcional-1PARECE MOLEZA, MAS NÃO É…

Qual é a idade mínima e a máxima para fazer esse tipo de exercício?
O funcional é indicado para todas as idades, pois o professor pode prescrever exercícios específicos para cada necessidade do corpo.

Para quem é recomendado? Sabemos que atletas profissionais realizam treinamento funcional, mas quem não pratica nenhuma atividade pode começar tranquilamente a fazer?
O funcional pode ser realizado por pessoas de todas as idades. Todos nós temos que trabalhar movimentos básicos do dia a dia, como sentar, levantar, empurrar ou puxar algo. São exercícios que trabalham os músculos importantes, como o abdômen e glúteos, por exemplo. Esses músculos são de extrema importância tanto para o público em geral quanto para os atletas. Sabe-se que o glúteo médio é um importante estabilizador do quadril – e que este músculo é de extrema importância, por exemplo, para jogadores de futebol. Movimentos como agachamento com a barra acima da cabeça, além de trabalhar a estética das coxas, trabalha muito os músculos estabilizadores da coluna. Os movimentos são realizados levando em consideração o nível do aluno, iniciante, intermediário ou avançado, e até mesmo atletas – pois os movimentos realizados em uma aula são necessários para todos.

treinamento_funcional_na_praiaA QUALQUER HORA E EM QUALQUER LUGAR

Qual é o segredo do funcional comparado a outras atividade como a musculação por exemplo?
O funcional trabalha o corpo de dentro para fora. Isso quer dizer:  você primeiro aprende a recrutar os músculos profundos – como abdômen e os estabilizadores da coluna e articulações – e depois os músculos superficiais. E ainda utiliza movimentos variados e divertidos. Eu acredito que comparações não devem ser feitas, pois cada atividade serve para um determinado tipo de corpo ou tipo de pessoa. Hoje em dia, existem vários tipos de atividades físicas e isso é ótimo, pois assim as pessoas não poderão dizer que não gostam de funcional ou de musculação. Elas apenas ainda não encontraram sua atividade física.

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Mariana

Mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

6 Comentários
  1. Faz tempo que eu procurava uma matéria inteligente para ler sobre funcional com perguntas bem feitas. Não sei como fui parar por aqui nesse site mas quero dar parabéns para os senhores porque é a melhor que eu li em horas de navegação e esclareceu dúvidas. Parece que sabiam perguntas que eu desejava fazer. Encaminharei as amigas. Sugiro fazerem mais matérias do tipo explorando mais o funcional e outros. Meus cumprimentos.

  2. Cara Mariana
    Minha amiga encaminhou esta excelente e maravilhosa matéria, gostaria que fizesse mais sobre funcional porque foste de tamanha naturalidade que contribui para entendimento e estímulo à pratica sem falar em barriga negativa. Obrigada minha amiga. És um alívio no meio das neuras da moda da batata doce e malucas colocando em risco a saúde em nome da vaidade.

  3. Massa. Vou procurar o studio flex porque adorei essa matéria. Finalmente um site que não é Pugliese!!!! Fala de saúde e exercício pra vida! Boa matéria girls! Congrats.

  4. Adoro funcional. Em 3 meses consegui perder 12kg,perdi gordura e ganhei massa magra. Sao exercicios dinamicos,que me ajudam no meu trabalho diario. Recomendo a todos.

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  • O primeiro episódio da série "Inspire e Expire Porto Alegre" a convite da Melnick Even para comemorar o lançamento do Pontal tinha que ser aqui: no meu amado Moinhos de Vento, onde nasci, cresci, passeio e respiro sempre uma boa nostalgia. Devidamente acompanhada, claro. #InspireExpirePOA #MelnickEven
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