As principais dúvidas (esclarecidas!) de quem deseja parar de consumir carne

Apesar do número de adeptos ao vegetarianismo crescer a cada dia, ainda existem muitas dúvidas e incertezas sobre os verdadeiros benefícios que essa dieta traz para seus seguidores. Ouvimos especialistas no assunto, entre elas Cristina Ferreira, gerente industrial da Superbom, uma das maiores empresas brasileiras voltadas para o ramo da alimentação saudável, com foco no vegetarianismo e veganismo. Cristina alerta para o conhecimento antes de tudo, principalmente de decidir sobre mudanças de hábitos alimentares. Diz ela:

– Quanto maior for o entendimento da pessoa sobre a procedência do que consome, as necessidades do próprio corpo e a composição de uma dieta equilibrada, mais certeza ela terá de que está no caminho certo quanto aos seus hábitos alimentares.

Confira as principais dúvidas de quem deseja parar de consumir carne que recebemos aqui no site MK e esclarecemos com especialistas! Escolhemos ideias de pratos vegetarianos e veganos para inspirar!

vegetarianaRECHEIO DE TACO COM QUINOA, IOGURTE E MOLHO DE TOMATE

A dieta vegetariana reduz a pressão arterial?
Uma revisão científica recente, baseada em sete estudos clínicos e 32 outras pesquisas publicadas entre 1900 e 2013, mostrou que pessoas que não comem carne têm pressão arterial mais baixa em comparação com as pessoas que comem carne. Segundo a pesquisa, publicada em 2014 no JAMA Internal Medicine, revista da Associação Médica Americana, as dietas vegetarianas também podem ser usadas para reduzir a pressão arterial entre pessoas que precisam da intervenção.

vege5PIZZA DE COGUMELOS COM RÚCULA E QUEIJO PECORINO

O vegetariano pode sofrer com a falta de nutrientes, como o ferro, o cálcio e a vitamina B12?
Quem opta por essa prática alimentar, deve acompanhar constantemente os níveis desses nutrientes no organismo. Caso percebam alguma alteração, devem buscar orientação médica para que seja ministrada uma correta suplementação, principalmente, no caso da Vitamina B12. Esse acompanhamento é muito importante para dietas estritas vegetarianas ou veganas. Para dietas ovo-lacto vegetarianas, esses nutrientes podem ser facilmente encontrados em derivados do leite e ovos.

vege4CURRY DE LENTILHA VERMELHA COM ABÓBORA E LEITE DE COCO

A comida vegetariana ainda não é priorizada como a comida com carne?
Em muitos ambientes, como festas jantares de famílias e outros eventos sociais, o vegetariano deixa de se alimentar, pois todos (ou boa parte) os alimentos são feitos à base de carne animal. Apesar do mercado já ter se atentado às demandas dos vegetarianos, a prática social ainda privilegia a carne animal e acredita que seu consumo é universal.

veg6CRISPY DE COGUMELO PORTOBELLO COM CEBOLA CARAMELIZADA E GORGONZOLA

Quem não consome carne animal tem menos risco de doenças crônicas?
Segundo os cientistas, os adeptos de uma dieta sem carne seriam menos propensos a morrer de doenças crônicas de forma geral. Um estudo da Loma Linda University na Califórnia, EUA, com mais de 70 mil participantes, sugeriu, por exemplo, que os vegetarianos vivem mais tempo que os consumidores de carne. Os pesquisadores monitoraram os participantes por um período de seis anos, durante o qual ocorreram 2.570 mortes. Na totalidade dos vegetarianos, a mortalidade por todas as causas foi 12% inferior, quando comparada com os não-vegetarianos.

veg7SOPA DE COGUMELO E ALHO PORÓ COM ARROZ SELVAGEM

No caso de crianças que aderem ao vegetarianismo, é necessário elaborar uma dieta bem planejada com um acompanhamento nutricional rigoroso para que elas não tenham o desenvolvimento comprometido?
A reposição constante de vitamina B12 e o consumo de grandes quantidades de verduras, legumes, frutas e grãos são essenciais. Em geral, elas são mais magras que as crianças que se alimentam com proteínas animais, mas existem casos de crianças vegetarianas que tiveram comprometimento neurológico por não terem uma dieta adequada. Portanto, a recomendação aos pais é que procurem o auxílio de médicos e/ou nutricionistas, para que possam orientar corretamente a dietas das crianças vegetarianas e veganas, montando um cardápio equilibrado de acordo com a idade e o estilo de vida da criança ou adolescente.

veg9WRAP DE HOMUS E EDAMAME

Os vegetarianos tendem a viver mais?
Um estudo feito pela Loma Linda Universit (EUA), com 70 mil voluntários, aponta que os vegetarianos têm um risco 12% menor de vir a óbito.

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Chorei. De emoção, de nostalgia, de saudade. 😢 #OsDiasEramAssim
  • Rir ainda é sempre o melhor remédio, vai dizer? 🤣#maishumorporfavor #twentyfourseven #simpleandchic
  • Chegou direitinho pelo correio! Ficou lindo, EfeitoBagé! ♥️Repost from @lojaefeitobage Lançamento que a @mari_kalil aderiu! #slingback #anzetutto
  • Nossa, estou me achando! 😜Repost from @fatimamelloloja Mariana Kalil é tudo! Linda, espontânea, natural, divertida, talentosa... sou fã! Li todos os livros e sigo todos os passinhos por aqui. Ontem ela arrasou usando os brincos lindos da Cosmopolitan para Fatima Mello Loja!. Amei ❤️💋#fatimamelloloja #acessórios #fashionjewelry #accessories #fashionaccessories #accessorieslovers #bijou #bijoux #bijuterias #earrings #brincos #style #ootd #streetsyle #stylish #marianakalil
  • ... E o coração da @twentyfourseven.poa abriu-se no @iguatemipoa ♥️Já é um sucesso! Parabéns @luciakalil e Iolanda! Obrigada pela parceria e confiança. Vamos fazer bater cada vez mais forte este coração, né @mairafranz?!
  • Dá um alento quando a gente percebe que um trabalho de anos nunca se rendeu somente à valorização da imagem e sim à verdade e ao conteúdo! #vidareal #menoslookdodia #verdade #transparência #estasoueu