O café da manhã perfeito, segundo especialista em alimentação holística

Beatriz Larrea é o nome incensado do momento na Europa no quesito alimentação. Nutricionista especializada em beleza holística (que prega a união e a saúde de corpo, mente e espírito como um todo), ela tem centrado foco no assunto café da manhã – e a importância vital desta primeira refeição, que muita gente pula ou desdenha. Espia só o que diz a especialista sobre o assunto.

Como o café da manhã influencia no nosso organismo ao longo do dia?
Um bom café da manhã evita problemas de hipoglicemia (a queda dos níveis de açúcar do sangue). Se você come pão branco, que não contém nada de fibras e sim açúcares, e um copo de suco de laranja, estará ingerindo uma bomba calórica que só fará aumentar muito a insulina do seu organismo de forma rápida e precipitada. Resultado: no meio da manhã. você já estará com fome e terá vontade de beliscar alimentos ricos em hidratos de carbono. Por isso, um café da manhã rico e equilibrado em nutrientes é a garantia de que você tomará as melhores decisões sobre sua alimentação ao longo de todo o dia.

breakfastPROTEÍNA, HIDRATO DE CARBONO E GORDURA SAUDÁVEL A CHAVE DA REFEIÇÃO

Quais são os alimentos de um café da manhã completo, saudável e equilibrado?
O segredo para um café da manhã exemplar segue a mesma premissa das outras refeições. Você deve incluir os três grupos de alimentos. São eles:
1 – Proteínas: promovem a saciedade e são fundamentais para manter os níveis de açúcar estáveis. São indispensáveis para o correto crescimento, desenvolvimento e recuperação do corpo. No café, você pode optar por ovos, iogurte sem açúcar, peito de frango, frutas secas ou proteína vegana em pó.
2 – Hidratos de carbono: são a principal fonte de energia, além disso, são ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais. Atenção: não estou me referindo a pão branco, cereais processados, sucos de caixinhas e bolos. Esses alimentos são simplesmente açúcar. Você deve optar por hidratos complexos, como cereais integrais. aveia, centeio, quinoa e frutas. Quanto mais fibras, melhor.
3 – Gorduras saudáveis: essenciais para manter estáveis os níveis de açúcar no sangue ao longo do dia. São elas que evitarão que você tenha fome uma hora depois de tomar café. Encontram-se em iogurtes, azeite de oliva, abacate, sementes de chia e linhaça, manteiga de coco, azeitonas e frutas secas.

abacate-620x330ABACATE: SEGUNDO A ESPECIALISTA, A FRUTA MAIS COMPLETA QUE EXISTE

Quantas calorias deve ter o café da manhã?
Jamais me preocupo em contar calorias, pois elas não proporcionam a visão holística do alimento. Você acha que um organismo processa da mesma maneira mil calorias de bolacha e mil calorias de espinafre? Claro que não! Cada nutriente é processado de forma diferente no nosso corpo – e isso é o que deve ser levado em conta. Bolos, por exemplo, se transformarão em gordura; já o espinafre, em alimento para o nosso corpo. O abacate tem muita calorias e ao mesmo tempo é a fruta mais saudável do planeta, pois converte-se em alimento para todas as células. Já um suco light, com zero calorias, é a pior coisa que você pode ingerir. Não devemos pensar em calorias, mas em nutrientes. É preciso sempre se perguntar se o alimento que você pretende consumir pode fomentar tua saúde e potencializar tua vida a longo prazo. O abacate pode. O suco light de caixinha não.

+MARI KALIL: Do que uma porção de 100 gramas de abacate por dia é capaz!

Qual é o horário indicado para o café da manhã?
Recomendo intervalo de 12 horas entre o jantar e o café. Devemos tomar café no momento em que sentimos um pouco de fome. Cada pessoa tem fome em determinado horário, por isso, o ideal é saber escutar o corpo. Se você faz esporte na primeira hora da manhã, indica-se ingerir algum hidrato complexo, como meia banana, por exemplo, entre 30 e 60 minutos antes do reino. O café completo fica para depois do exercício.

cafeVARIAR É PRECISO: COMER SEMPRE A MESMA COISA PODE CAUSAR INFLAMAÇÕES

O que acontece se comemos sempre os mesmos alimentos, mesmo eles sendo saudáveis e indicados?
O ideal é variar a alimentação. Não apenas porque cada alimento tem um aporte nutricional diferente, mas também porque, se você come sempre a mesma coisa por um longo período, pode provocar inflamação no seu organismo. Por que existe intolerância ao glúten? Porque, além de ser uma proteína modificada e altamente inflamatória, ela é consumida em excesso, todos os dias. Este hábito, pouco a pouco, vai prejudicando o intestino e causando doenças. Por isso, indico variar sempre os alimentos do café, principalmente aqueles que tendem a causar problemas, como soja, ovos, amendoim, lácteos e o glúten.

O que você costuma comer no café da manhã?
Eu adoro batidas. Minha preferida inclui leite de amêndoas, banana e morangos congelados, manteiga de coco, espinafre, canela e sementes de cânhamo. Bato todos juntos no liquidificador. Fica uma delícia. Mas qualquer café da manhã que contemple alimentos dos três grupos de macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono, gorduras saudáveis) está valendo.

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Abençoando Manu & Pedro 🙏🏻🙌🏻♥️ #casamentomanuepedro
  • O primeiro boomerang pedido por uma fãzona no meio do shopping a gente nunca esquece! Obrigada por tanto carinho, Gabi @conselheiraliteraria ♥️
  • Faz cara de palestrante, Mariana! 😂😂 Repost from @assessoriafotografica Mariana Kalil durante  a #fbv17 – Feira Brasileira do Varejo
  • Vamos colocar as garras de fora ou descascar um abacaxi?
  • Muito honrada de ser case desta super profissional! ♥️Repost from @lubemfica @ Pessoas se identificam com... pessoas! E é por isso que humanizar a marca pessoal é uma estratégia poderosa: vida real faz sucesso. ✔️ Te convido a ler este texto no blog: www.lucianebemfica.com ✔️Este é um dos temas da aula de Personal Branding na Prática, dia 23/8, em Porto Alegre, no @padrechagascoworking. ✔️ Inscrições no link que está na minha bio.
  • Azul claro pra clarear as ideias! #segundafeira