Cuidado antes de cair de boca! Produtos light e diet não são garantia de emagrecimento!

Os produtos Light são alimentos com baixos níveis gerais de componentes, que podem envolver sódio, açúcar, gordura, colesterol ou calorias. Eles são considerados “leves”, na tradução do termo em inglês, justamente por terem a redução de pelo menos 25% de quantidade de nutrientes e calorias em comparação com os produtos originais.

Os alimentos Diet, por sua vez, possuem a ausência total de algum ingrediente específico. O mais comum é o açúcar, já que isso ajuda pessoas com diabetes a escolherem o alimento adequado. Os produtos para alérgicos a glúten, por exemplo, também podem ser considerados Diet, mesmo que isso não esteja escrito na embalagem.

Entretanto, é preciso estar atenta com a sedução da palavrinha Diet na embalagem: a redução de algum ingrediente leva à utilização de outros que visam repor esta falta. Um chocolate sem açúcar utiliza outros adoçantes para manter o sabor. Justamente por isso, em muitos casos, a textura do alimento acaba modificada e são utilizadas gorduras para compensar. Resultado: trata-se de um produto sem açúcar, porém, com muito mais gordura. Isso vai emagrecer? Ora, é claro que não.

imageCHOCOLATE DIET: NÃO TEM AÇÚCAR, MAS TEM MUITO MAIS GORDURA

É bastante comum ver consumidoras pagando mais caro por um produto que não emagrece e ainda achando que ele trará melhores resultados para a sua saúde. Diet e Light não significam sinônimos de produtos saudáveis. Significam somente o descrito acima. Claro que alguns alimentos vão ajudar, mas saudável de verdade é comer bem, na hora certa, com distribuição correta dos nutrientes e com inteligência.

Eu digo isso sempre, porque muitas vezes o alimento não tem muitas calorias, mas tem muito sódio. Ou seja, vale a pena perder peso às custas da saúde cardiovascular? Claro que não. Por isso, fique atenta à lista de ingredientes, à tabela nutricional e à presença de uma distribuição regular de nutrientes descrita nas embalagens. Tenha sempre em mente: nenhum produto light e diet é  solução para o emagrecimento. Eles servem muito mais para o consumo de alguém com uma restrição médica a alguma substância.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Vamos colocar as garras de fora ou descascar um abacaxi?
  • Muito honrada de ser case desta super profissional! ♥️Repost from @lubemfica @ Pessoas se identificam com... pessoas! E é por isso que humanizar a marca pessoal é uma estratégia poderosa: vida real faz sucesso. ✔️ Te convido a ler este texto no blog: www.lucianebemfica.com ✔️Este é um dos temas da aula de Personal Branding na Prática, dia 23/8, em Porto Alegre, no @padrechagascoworking. ✔️ Inscrições no link que está na minha bio.
  • Azul claro pra clarear as ideias! #segundafeira
  • Olivia ♥️
  • Ele é capa de revista! Parabéns @carloseduardosperotto! Sou testemunha diária da tua máxima dedicação à terra! Prêmio merecido! #gentedocampo #dalechiquinho #peludinhosorgulhososdopai 🔝🔝🔝
  • Um fim de semana de cuca fresca pra nós! ♥️👌🏻🐶🙏🏻