Descobertos mais benefícios do chocolate com alto teor de cacau. O bom ficou melhor!

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) realizou uma parceria com a consultora de nutrição funcional Andrezza Botelho para apresentar novos benefícios do chocolate à saúde, bem-estar e beleza. É importante lembrar que, quanto maior a porcentagem de cacau, maiores serão as vantagens ao organismo. Além disso, é necessário que o consumo seja frequente, porém moderado, por volta de 30 gramas por dia, o que corresponde a um quadrado de um tablete com aproximadamente 170 gramas.

Esta foi a quantidade que minha nutricionista, Carina Borges, liberou quando disse à ela que a vida não poderia seguir seu curso normal se eu, Mariana, não pudesse me dar ao prazer de degustar um quadradinho apenas de chocolate amargo por dia, algumas horinhas após o almoço, quando trinco os dentes e sinto vontade de pular na jugular de alguém caso este prazer não seja imediatamente atendido. Venho por meio desta dizer que em nada prejudicou minha reeducação alimentar, pelo contrário. Sigo firme e forte no projeto #correndodebiquíninapraia.

+MARI KALIL: reeducação alimentar, a palavrinha mágica para meus jeans voltar a fechar

Venho, portanto, compartilhar essas magníficas informações da nutricionista funcional Andrezza Botelho sobre os novos benefícios do chocolate para que você também possa ser cada vez mais feliz com um pedacinho sem culpa pra chamar de seu!

tumblr_inline_o1kwe7q7zr1th8b9h_540
É verdade que o chocolate…

Faz bem à saúde?
Sim, principalmente o meio amargo (mínimo de 50% cacau), que possui ação antioxidante e ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de contribuir para o aumento do HDL (colesterol bom) e reduzir inflamações.

Reduz o estresse?
Com certeza, e também causa prazer, pois possui um composto químico chamado triptofano, que estimula a produção de serotonina no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor que induz sensações de prazer, diminuindo assim, a ansiedade e o estresse.

+ NUTRIÇÃO: Mari Kalil vai ao Mundo Verde e faz compras de Páscoa com o auxílio da nutricionista. Melhor impossível!

Mais amargo é melhor?
Quanto mais amargo for o chocolate, maior é o seu teor de cacau, e, portanto, a sua quantidade de flavonoides, substâncias que têm ação antioxidante e cardioprotetora.

tumbl-chocolate-12
Favorece as atividades físicas?

Isso mesmo. Ele ajuda a diminuir o risco cardiovascular durante os exercícios físicos de média duração, pois facilita a vasodilatação, atenuando, assim, a pressão arterial induzida pelo exercício, o que ajuda em um melhor desempenho e eficiência no exercício.

Ajuda a reduzir a pressão arterial?
O cacau e seus derivados são ricos em polifenóis, entre eles a procianidina – potente vasodilatador, ou seja, reduz a pressão arterial. Além disso, esse polifenol contribui para evitar o início da aterosclerose.

chocolate-o
Minimiza a dor causada por exercícios aeróbios?

O consumo de bebidas que contenham proteínas (leite, iogurte) e carboidratos do cacau belogo após a prática de exercícios aeróbicos de longa duração (corridas, ciclismo, longas competições de nado, etc.) pode minimizar a dor muscular e facilitar a recuperação entre séries de treinamento. A explicação para esse benefício é a ação antioxidante dos flavonoides.

Estimula a saúde mental e a função motora?
O chocolate rico em cacau, e consequentemente em flavonoides, possui efeitos anti-inflamatório, antioxidante e vasodilatador que servem para conter distúrbios cerebrais depressivos, estabilizar o humor e melhorar atividades cognitivas relacionadas ao reflexo (por exemplo, em situações de reações rápidas, como pegar um objeto que está caindo do chão).

giphy
Aumenta a acuidade visual?

Sim, os flavonoides presentes no chocolate ajudam a melhorar a sensibilidade ao contraste visual, por propiciar maior fluxo sanguíneo tanto no cérebro quanto na retina. Isso significa uma visão com mais nitidez.

Ajuda na proteção da pele?
O consumo regular de cacau rico em flavonoides tem ação foto-protetora significativa, ajudando a minimizar o aparecimento de manchas, psoríase, acne e até mesmo o câncer de pele. Porém, o chocolate não substitui de forma alguma o protetor solar – ele é apenas mais um recurso que pode reduzir os danos causados pelos raios UV à pele.

+NUTRI CARINA BORGES: Mil razões para preferir chocolate com alto teor de cacau

Melhora o aspecto da pele?
Totalmente! O cacau ajuda a minimizar o estresse oxidativo, que é um dos principais fatores de deterioração da estrutura dérmica, retardando, assim, o envelhecimento prematuro da pele.

jessica_simpson_with_chocolate_bar
Faz bem à gravidez?

O consumo frequente, porém, moderado (30 gramas diárias), de chocolate com 70% de cacau pode trazer benefícios para a saúde do coração e equilibrar a pressão arterial, ajudando a prevenir a pré-eclâmpsia, uma das principais complicações cardiovasculares durante a gestação.

É um aliado ao diabetes?
O chocolate dietético melhora o desempenho da insulina, hormônio responsável por manter o nível de açúcar no sangue dentro de padrões saudáveis, controlando o diabetes. Para quem não tem diabetes, o chocolate comum também tem o efeito positivo de regular o nível de açúcar, o que é muito importante para saúde.

O cacau tem potencial probiótico?
Exatamente! A ingestão de 23g diárias de cacau por quatro semanas consecutivas aumenta os bifidobactérias e lactobacilos, o que significa menos doenças intestinais, virais e bacterianas, menor ocorrência de diarreias e maior absorção e fixação de nutrientes.

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Melhor placa de restaurante da história recente 👌🏻🤣🙌🏻
  • Polvo tostado, mini arroz, tomate defumado, páprica e purê de cítricos ♥️
  • Conhecem essa pimenta? Deveriam! Sobretudo com os sanduíches do @paozeiro 🌶🌶🌶 #thebest #fridapeppers #fridapepperspoa #temmaisnostories
  • Quando você revela para uma Gorda que teremos costelinhas no jantar! 🐶
  • Se eu pudesse deixar uma mensagem de vida, esta seria uma delas ♥️ #equilibrio
  • Isso que eu chamo de melhor #açaí de Porto Alegre ♥️#vitajuice