Dietas Detox: muito marketing e nenhuma eficácia, alertam especialistas

Assim como acontece no universo da moda e da beleza, o mundo das dietas também vive de novas tendências. Uma das mais faladas, buscadas e comentadas, sobretudo nesta época do ano, são as dietas detox. São tidas como verdadeiros milagres para recuperar o organismo e eliminar toxinas que se acumulam no nosso corpo. Mas será mesmo que funcionam? Será mesmo que possuem tanto poder assim? Especialistas dizem que não.

Alegam que há muito modismo (a maioria propagado pelas celebridades midiáticas e adeptas dessas dietas de sucos) e nenhuma comprovação científica. Edzard Ernst, professor da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e um conhecido crítico e pesquisador da medicina alternativa, não só defende não haver evidências científicas como também diz que as afirmações sobre as supostas toxinas são “equivocadas e perigosas” e uma questão de “puro marketing”. A seguir cinco desmentidos a respeito delas.

Dietas detox são necessárias para “resetar” o corpo: FALSO!
Nosso organismo tem seus próprios meios para metabolizar e eliminar as toxinas que não necessita (por meio dos pulmões, rins, fígado). Não é necessário gastar centenas de reais em sucos que se dizem super potentes para promover a faxina no corpo.

detox-blog-banner

DIETA À BASE DE LÍQUIDOS: MAIS RISCOS DO QUE BENEFÍCIOS À SAÚDE

Os benefícios das dietas detox estão comprovados cientificamente: FALSO!
Essas dietas tornaram-se populares nos últimos anos em função de muita propaganda, mas não há qualquer estudo ou pesquisa que comprove sua eficácia. Mais: é cada vez maior o número de médicos contrários a esse tipo de dieta pelos malefícios que podem causar. Não há nenhuma comprovação científica a favor delas, eles alegam.

As dietas detox beneficiam o organismo. FALSO!
Elas podem ser muito prejudiciais, uma vez que, passar vários dias apenas consumindo sucos ou outras vitaminas, não corresponde a uma dieta equilibrada. Pode ocasionar tonturas, dores de cabeça, cansaço, náuseas, diarreias, desidratação e até alucinações. A atriz Gwyneth Paltrow admitiu ter sofrido uma série de alucinações após 20 dias submetida a uma dessas dietas de desintoxicação.

084608-101413577

EMAGRECER SEM SAÚDE: JUNTO COM OS QUILOS, VAI EMBORA A MASSA MAGRA

Com as dietas detox é possível emagrecer e manter-se magra. FALSO!
O que o organismo perde com esse tipo de dieta é justamente o que não deve perder: massa magra. Os açúcares contidos nos sucos e vitaminas farão com que o pâncreas promova uma grande saída de insulina, pois a glicose do sangue está baixa no momento da ingestão desses líquidos. Como nosso corpo necessita de gordura e proteína para produzir energia, acabará buscando esta fonte na massa magra. Além do mais, tão logo acabe a dieta detox e se restabeleça a rotina diária de alimentação, você estará com menos músculos para queimar calorias, que podem acabar virando gordura.

Dietas detox são indicadas para qualquer pessoa. FALSO!
Há certos grupos de pessoas que não podem nem devem submeter-se a esse tipo de alimentação restritiva, como gestantes, diabéticos e pacientes com problemas renais, entre outros.

Compartilhar
2 Comentários
  1. Oi Mari, tudo bem? Te acompanho já faz um tempo e queria te sugerir de fazer um post sobre como anda a sua vida profissional desde que você ficou independente da ZH. Adoro o teu trabalho! Um beijão carinhoso!

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Dica da Mari 👌🏻🤣 #quemavisaamigoé
  • É uma linguiça artesanal? É um salsichão? Não!! É a língua da Gorda só pelo pastel de queijo da @jubassani 🤣
  • O melhor de uma Copa do Mundo? É motivo pra gente estar com quem ama e quer bem! ♥️
  • Céu azul anil + chimarrão + bergamota + pôr do sol do Guaíba = como ser feliz com pouco no inverno gaúcho
  • Hoje só de @ugg, né, Gorducha? #frio #péquentinho #invernogaucho
  • Ele é tão, tão famoso que já estampou as principais esquinas de Porto Alegre. Lembra, Xerife? #tbt #2014 #bento #companheirodejornada