Eureka! Pesquisadores descobrem como fazer arroz com menos calorias

Carboidratos, carboidratos, carboidratos. A indústria da dieta vive depositando a culpa dos quilos a mais na silhueta nos pobres carboidratos – tão essenciais para o bom funcionamento da nossa saúde sempre que consumidos com moderação, claro. Pois uma nova ideia muito funcional de preparo do arroz acaba de tirar dele esse ar de alimento quase proibitivo (sobretudo à noite). Estudos científicos comprovaram que é possível reduzir suas calorias pela metade. Oba!

Tudo partiu de uma pesquisa feita por um estudante de Química do Sri Lanka. Este estudante e seu professor acharam uma forma de reduzir as calorias do arroz em 50%, Qual é esta nova forma de preparo aparentemente milagrosa? Um truque simples com uma explicação química simples. Explica Pushparajah Thavarajah, o estudante autor do projeto:

– Enche-se normalmente a panela de água. Porém, quando a água começar a ferver, antes de despejar o arroz cru, adicionamos óleo ou azeite de coco em uma quantidade aproximada de 3% em relação ao peso do arroz que vai para a panela. Só então colocamos o arroz para cozinhar. Depois que ele estiver pronto, é levado para refrigerar na geladeira por 12 horas antes de ser requentado e consumido.

MARI KALIL: O peixe de forno que é uma barbada

A explicação química: acrescentar um lipídio (o óleo de coco, no caso) e deixar o arroz esfriar imediatamente provoca uma mudança na composição do amido presente no arroz, que é reduzido. O resultado é um alimento muito mais sadio, já que o amido é processado pelo corpo em forma de açúcar e, neste caso, sua quantidade acaba caindo pela metade.

receita-de-arroz-branco-no-micro-ondas_0QUE TAL? APETECEU?

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

3 Comentários

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Céu azul anil + chimarrão + bergamota + pôr do sol do Guaíba = como ser feliz com pouco no inverno gaúcho
  • Hoje só de @ugg, né, Gorducha? #frio #péquentinho #invernogaucho
  • Ele é tão, tão famoso que já estampou as principais esquinas de Porto Alegre. Lembra, Xerife? #tbt #2014 #bento #companheirodejornada
  • Dia de esquentar a cuca. No bom sentido, claro 👌🏻#chapeu #frio #invernogaucho
  • Feliz #diadosnamorados @carloseduardosperotto ♥️
  • Como misturar estampas e usar vestido de verão no inverno!? #AmigaMari fez provas no próprio closet pra mostrar. Espia no Stories!