Nutricionista dá dicas para o consumo adequado de chocolate na Páscoa

Com a proximidade da Páscoa, cresce a procura por ovos de chocolate, caixa de bombons e outras delícias associadas ao período. É difícil não cair no desejo de devorar pelo menos um pedaço de chocolate. Para quem quer evitar a queda livre na tentação, a nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Cibele Gonçalves, dá uma dica bem simples, mas eficaz. Conforme Cibele, na hora de comprar ovos de Páscoa, caixa de bombons, barras de chocolates e afins, recomenda-se escolher os que tenham menor teor de gordura saturada. Ela salienta que a leitura dos rótulos é fundamental para uma escolha assertiva.

Cibele alerta que devido ao valor calórico elevado, o consumo de chocolate deve ser feito com moderação, no máximo 30 gramas ao dia.
– Quando consumido de forma consciente, o chocolate pode ser um aliado para a saúde, principalmente a do coração – afirma.

dark-chocolate-largeCHOCOLATE AMARGO: O MAIS INDICADO PARA CONSUMO

Cibele explica que o valor calórico entre os tipos de chocolate varia entre 400 a 500 calorias a cada 100 gramas, sendo o amargo o mais indicado para consumo devido à maior quantidade de cacau em sua composição, sobretudo quando comparado ao chocolate branco, que é quase exclusivamente gordura e açúcar. Considerado, por muitos especialistas, portanto, prejudicial à saúde quando consumido em excesso. Esclarece Cibele:

+MARI KALIL: O dia em que matei a vontade de comer chocolate sem sair da dieta

– Os ovos classificados como meio amargo ou amargo apresentam entre 50% e 70% de cacau em sua composição, respectivamente. O cacau possui flavonoides, que exercem ação anti-inflamatória, antioxidante e cardioprotetora. Também auxiliam na redução da pressão arterial, das taxas de açúcar no sangue e do colesterol ruim.

WHITE-CHOCOLATE-facebookCHOCOLATE BRANCO: QUASE EXCLUSIVAMENTE AÇÚCAR E GORDURA

A nutricionista ressalta que, quando adicionado aos ovos de Páscoa, oleaginosas como avelãs, castanhas e amêndoas, embora calóricas, são bem-vindas. Motivo: possuem gorduras insaturadas que são cardioprotetoras, ou seja, benéficas ao coração. Ela ainda salienta que é importante ter atenção às versões trufadas e recheadas, que deixam os ovos mais calóricos, sem um benefício nutricional agregado.

Chianti-Chocommelier-Ovo-Duo-GourmandOVOS COM OLEAGINOSAS: ELAS TRAZEM BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Pedimos para a nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Cibele Gonçalves, deixar para as leitoras do portal MK algumas dicas simples para manter uma alimentação equilibrada durante a Páscoa. Espia só!

  • Ao comer chocolate, evite o consumo de outros alimentos gordurosos, como por exemplo, frituras e carnes gordas.
  • Inclua frutas e verduras nas refeições.
  • Abra um ovo de Páscoa por vez, dividindo-o em pedaços pequenos e limitando o consumo diário. Evite o exagero.
  • Não deixe todos os ovos à vista. Assim, você evita cair na tentação de querer experimentar todos de uma vez só.
Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Aquele sorriso que enche o coração da gente e faz toda a dedicação a um cachorrinho idoso valer a pena ♥️🐶 #bento17
  • Meus três filhos lindos e exibidos na Banca 14 da @feiradolivropoa ♥️ Neste último fim de semana, estão com descontão, avisa a @luthome e a @dublinense 😱
  • Sempre fui uma moça séria 😜 #fotodeportaretrato #estanciadonagenoveva #bage
  • Sanduiche de sorvete com #stroopwafel devorado em... Acho que cinco dentadas! 😜 Onde? Como? Quando? Por que? Conto em detalhes no meu blog no site MK! #www.marianakalil.com.br
  • Um feriado feliz ♥️🐶♥️ #casadaalemoa #diadepiscina
  • Abrindo os trabalhos do feriado! Banana + mirtilo + água de coco + canela + gengibre! 🙌🏻♥️🙏🏻 #vitaminados 💪🏻