Nutricionista funcional ensina como aproveitar as férias sem (muito) prejuízo à boa forma

As férias são uma espécie de pesadelo para quem se esforça para manter a boa forma e a saúde por meio de uma alimentação equilibrada. É muita comilança, os vinhos, espumantes, coquetéis e aquela cervejinha gelada praticamente sambam na nossa cara e fica difícil resistir a tanta tentação. Sem contar a preguiça de cumprir com a rotina de exercícios físicos. Será possível sobreviver a este período sem muito prejuízo e, mais importante, sem precisar sacrificar os bons momentos em nome da dieta?

Para solucionar este enigma, conversamos com a nutricionista funcional Mariluz Corrêa, especialista em nutrição clínica funcional e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, que atua na clínica Kuyven, em Porto Alegre. Segundo ela, é possível, sim, enfrentar o período sem jogar fora o esforço do ano todo e, principalmente, sem culpa e sofrimento.

– As férias são a personificação do pé na jaca. Tudo conspira para que a gente abandone a dieta e dê muitos passos para trás quando o assunto é reeducação alimentar – comenta Mariluz.

contar-calorias-nutrientes-570x290CALORIA NÃO SE CONTA: A DICA É  PRIORIZAR OS NUTRIENTES

A resposta está nos princípios da nutrição funcional: não contar calorias e não falar em dietas, mas preocupar-se com os alimentos, seus nutrientes e benefícios. As férias, segundo ela, não devem ser um momento em que se joga fora o trabalho de todo o ano, o esforço para a reeducação alimentar e para a mudança de hábitos. Mas é claro que o período é uma exceção, são momentos de descontração, de reunião familiar e de aproveitar a vida, o que acaba ocasionando algum exagero. E tudo bem. O segredo, de acordo com a nutricionista, é o planejamento das refeições, para torná-las mais saudáveis e funcionais possível.

– Uma de nossas refeições, por exemplo, pode ser uma salada com mix de folhas, de cores e texturas diferentes, como rúcula, agrião, agrião-roxo, alface crespa e mimosa, tomatinho-cereja, de preferência tudo cru. Uma salada como essa nos ajuda no processo de digestão dos alimentos mais pesados. E se juntarmos a isso as nozes e castanhas, adicionamos nutrientes essenciais, ficamos mais nutridos e satisfeitos.

mixed-nuts-deluxeFRUTOS SECOS: NOZES E CASTANHAS SÃO BEM-VINDOS NAS SALADAS

Outra sugestão é transformar aqueles clássicos do verão, como a farofinha que acompanha o churrasco, em alimentos funcionais.

– Adicionar ingredientes como maçã, grão-de-bico, gergelim, tudo isso agrega valor nutricional à farofa comum, reduz o índice glicêmico, leva nutrientes às células. E deixam o prato ainda mais gostoso – garante Mariluz.

Outras ideias simples, como trocar o arroz branco por arroz integral, e acrescentar quinoa em grãos ao prato são detalhes que significam muito em termos de nutrição, pois reduzem o índice glicêmico das refeições.

– Temos que entender que comer saudável é possível, mesmo nas férias. Os alimentos funcionais promovem mais nutrição e, consequentemente, mais saciedade.

Quinoa-tabule-passoverQUINOA EM GRÃOS: ALIADA NO CONTROLE DO ÍNDICE GLICÊMICO

Mariluz afirma ainda que evitar os alimentos industrializados e ultra-processados é outra dica para manter a saúde durante os dias de folga. Preparar a própria refeição ainda é uma receita infalível de saúde.

– Quanto menos embalagens abrirmos e mais facas sujarmos para preparar o jantar, mais saúde teremos.

Por fim, a nutricionista lembra que faz parte de uma nova cultura alimentar e nutricional a preparação de uma quantidade racional de alimentos. É comum que sobre muita coisa – muita mesmo – depois dos banquetes que reúnem amigos e família nas férias. Manejar todas as sobras nos dias seguintes torna-se um desafio. Por isso, deslocar o foco da variedade e quantidade e voltar as atenções para a qualidade e valor nutricional das refeições é um caminho para manter-se saudável durante o descanso. Sem desperdícios.

– E, depois dos exageros que sabemos que acontecem, a gente volta à rotina saudável no dia seguinte, sem culpa e sabendo que os hábitos de alimentação equilibrada pode ser retomados. O que não pode é ficar sofrendo e se culpando – ensina Mariluz.

+RECEITAS: Vamos aprender a preparar os deliciosos cookies de banana e canela do Kur Hotel? Vamos!

E a ressaca, como fica?
O clima de alegria e confraternização, somado ao calorzão, fazem de um vinho, um espumante ou uma cervejinha gelada tentações praticamente irresistíveis. Mas, e o dia seguinte?

O day after de uma derrubada, segundo a nutricionista, deve ser de limpeza, para eliminar as toxinas que se acumularam com o álcool e os alimentos. Para isso, a primeira lição é beber muita água – ela ajuda na eliminação dessas toxinas. Fazer exercícios leves também ajuda o corpo a eliminar os excessos e, acreditem, a curar a ressaca.

cavalinha1CHÁ DE CAVALINHA: SANTO REMÉDIO PRA CURAR A RESSACA

Os chás também ajudam o corpo a se livrar dos excessos de gordura e de sal, além de ter efeito diurético, contra a retenção de líquido provocada pela ingestão de álcool. Chás como hibisco e cavalinha são ótimos. As frutas também são excelentes coadjuvantes neste processo de limpeza. O abacaxi, por exemplo, é um poderoso aliado que pode ser usado até para saborizar a água. Outras dicas para saborizar a água são o limão, a canela em pau, o hibisco e o gengibre. Suco verde também é opção para reidratar o corpo e devolver o bem estar.

Para comer, nada pesado, claro. Saladas com muitas folhas e frutas ajudam o organismo a entrar em equilíbrio depois dos excessos. De resto, é só aproveitar as delícias que preparamos, reunir a família e os amigos, comer e beber o que gostamos e nos preocupar menos com a quantidade e mais com a qualidade e o prazer que aquele momento vai nos dar. Afinal, ser feliz é o melhor jeito de estar saudável e em equilíbrio, ainda mais durante as férias.

Patrícia Lima, especial para o site MK

Compartilhar
Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • 👌🏻♥️🤣 #vivaosensodehumor
  • Das preciosidades que encontrei na @loja_loveit ♥️ Tem post completo no site e Stories aqui no Insta deste primeiro #MariIndica com cafeterias da Capital! ☕️
  • Churrasco no Jangadeiros que começa no almoço e não termina na madrugada. #tbt dedicado a vocês @aleloureirodesouza @luciakalil @carloseduardosperotto @marlova_sperotto @alesperotto  @rodrigo_pilla e ao nosso amado Cabeco in memorian ♥️ Junho de 2010
  • Selfie! 🐶📸♥️ #bento #xerife #comendador #matusa
  • VAMOS?! ♥️ Repost @rsmoda_ O olhar atento da jornalista Mariana Kalil será destaque no RS Moda 2018. Mariana já trabalhou como repórter e editora nas redações das revistas Época, IstoÉ Gente e Donna, nos jornais Zero Hora, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil. Foi correspondente da Vogue no Rio de Janeiro e da BBC na Espanha. Muita experiência para compartilhar com você. Inscreva-se gratuitamente no link da bio.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#RSModa #RSModa2018 #Sivergs #CentroDeEventosFiergs #Handmade #Moda #Fashion #RioGrandeDoSul #FeitoNoRS #MadeInRS #Business #FashionBusiness #ModaPlus #NegocioDeModa #Palestra #MarianaKalil #Jornalista #Conteudo
  • Quentinha #adorocapuz #coresdeoutono🍁🍂🍃