Pequenas superpoderosas: benefícios de incluir sementes em lanches e refeições

Há décadas as sementes fazem parte da alimentação humana, porém acabam sendo deixadas de lado em função da grande gama de alimentos que temos à nossa disposição. As pequenas iguarias ganharam destaque com o impulso que a alimentação saudável recebeu nos últimos anos. Repletas de nutrientes, como proteínas, fibras, ferro, vitaminas e ácidos graxos, entre eles o ômega 3, as sementes beneficiam a pele, o cabelo, ajudam a equilibrar os hormônios e favorecem muito na saúde cardiovascular. Preparei uma listinha de algumas delas, suas propriedades nutricionais e dicas de como consumir.

papoulaPAPOULA
Contém ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, além de ferro, fósforo e fibras bem como uma série de vitaminas do complexo B. Como usar: Triturada ou germinada, salpique as sementes secas sobre as saladas, na receita do seu bolo ou de cookies. Se encontrar sementes férteis, faça brotos, que poderão ser consumidos crus ou incorporados a outros alimentos.

semente-aboboraABÓBORA
Rica em zinco, ajuda na fertilidade masculina e previne doenças de próstata. Boa fonte de vitaminas do complexo B, magnésio, ferro e proteína. Contém alto teor de ácidos graxos essenciais que ajudam a manter a saúde vascular. Como usar: Coma crua, torrada ou hidratadas como lanche ou salpique na sua sopa ou na sua salada.

semente-de-gergelimGERGELIM
Boa fonte de cálcio, necessário para a saúde dos dentes e dos ossos, fonte de vitamina E, melhora a pele e fortalece o coração e o sistema nervoso. Contém sesamina e sesamolina, que ajudam a baixar a pressão arterial e protegem o fígado de lesões tóxicas. Varie entre as cores: branco, marrom ou preto. Como usar: salpique sobre a salada, faça uma crosta para empanar o seu peixe preferido, utilize no preparo do bolo, biscoitos ou na sua pastinha preferida, misture no mel e use no seu café da manhã.

semente-de-linhacaLINHAÇA
A semente da linhaça, da planta do linho, é ótima fonte de fibras solúveis mucilaginosas (semelhantes à goma), ajudam no intestino, a dar saciedade e a equilibrar a glicemia. Possui alto teor de ômega 3, ajudando na saúde vascular. Como tem a casca rígida, deve ser triturada, germinada ou hidratada. Como usar: utilize a semente triturada na sua receita preferida, adicione na sua farinha de tapioca, no seu bolo ou salpique na sua salada.

semente-canhamoCÂNHAMO
Contém em sua composição ácidos graxos essenciais, como ômegas 3, 6 e 9 em proporções ideais. Além de ser uma fonte completa de fibras que beneficiam o sistema gastrointestinal e o sistema cardiovascular e também rico em fitoesteróis (hormônios vegetais) que ajudam a modular o colesterol e a promover o equilíbrio hormonal. Tem ação anti-inflamatória. Como usar: use na salada, coloque na sua receita de bolo ou bata com o seu suco preferido.

chiaCHIA
Rica em ácidos graxos como ômega 3, possui alto teor de cálcio e magnésio, além de ferro, ácido fólico e fibras solúveis. Modo de usar: deixar as sementes de molho hidratando libera mais fibras mucilaginosas (semelhantes a uma goma), que são benéficas e ajudam muito na saciedade e na melhora do trânsito intestinal. Misture ao suco, iogurte ou polvilhe em sopas e saladas

sementes-alfafaALFAFA
É rica em clorofila, tem ação diurética natural ajudando no equilíbrio hídrico e manutenção da pressão arterial, Além disso contém cumarina, que é anticoagulante, portanto ótima para melhora do sistema circulatório. Para a saúde feminina é excelente pois contém fitoestrógenos em sua composição ajudando no equilíbrio hormonal. Modo de usar: acrescente brotos de alfafa a qualquer refeição, na sua salada, suco ou até no seu sanduíche.

Viu como as pequenas coisas podem fazer a diferença? As sementes, se consumidas de forma correta, podem trazer grandes benefícios. Mas lembre-se de seguir sempre a orientação de um profissional. Neste caso consulte seu nutricionista, pois só ele poderá lhe dar dicas sobre o assunto com propriedade, já que cada organismo tem sua própria engrenagem.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Hoje a chefe liberou o home office na frente da TV! 💙👊🏻#gremio #mundialdeclubes #semifinal #tricolor
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica
  • Bindi no terceiro olho pra celebrar a criação da @ayursattva.br ♥️🙏🏻🙌🏻 #ayurveda #oleosessenciais #feitocomamor #masala
  • Passando pra deixar um beijo e um ótimo fim de semana! 😘🐶 #sextalinda #fimdesemana #amamosmuito #doglovers ##weekend
  • Na quinta-feira de lembranças, bixo aos 17 anos com a saudosa vó Yolande #tbt #tbthursday #throwbackthursday #jornalista #saudades
  • Golden Milk, o leite dourado da medicina ayurvedica que muda a vida! Tem receita no Stories (fiz nesta madrugada insone) e no site! #goldenmilk #leitedourado #vegan #curcuma #ayurveda #food #healthyfood