Pra não errar mais! Aprenda a alimentação correta antes e depois do treino

Treinos intensos e exercícios programados. A rotina das pessoas que frequentam academias ou praticam esportes envolve atividades pensadas especialmente para garantir o máximo de eficiência e os melhores resultados. No entanto, os objetivos podem não ser alcançados quando a alimentação é negligenciada ou feita de maneira inadequada.

Basicamente, a nutrição correta para os praticantes de exercícios deve conter uma boa quantidade de carboidratos e proteínas, já que eles são fundamentais para manter a energia corporal e fortalecer os músculos.

– A alimentação correta está diretamente ligada ao sucesso da mudança do corpo e propicia uma maior rapidez no resultado do trabalho – afirma Luis Rocha, professor de educação física e especialista em treinamento funcional.

No entanto, entender quando cada um desses grupos deve ser consumido e a quantidade ideal é fundamental para ter os resultados esperados. Caso não seja possível ter uma alimentação adequada ou caso você queira potencializar os resultados, vale a pena fazer a suplementação correta.

mb71fitness1PRÉ-TREINO: GRÃOS INTEGRAIS OU FRUTAS SÃO IDEIAS NESTE PERÍODO

Para Eduardo Leite, diretor da Hard Suplementos, isso é fundamental para um resultado rápido e eficaz.

– Além de ajudar o seu corpo a se recuperar melhor, os suplementos oferecem aos seus músculos os nutrientes necessários para o seu fortalecimento, garantindo aquilo que a alimentação não consegue suprir por si só – comenta.

+FITNESS: Gisele Bündchen: o cardápio da top e a nova campanha da Under Armour

Pré-treino
Para realizar uma atividade física intensa, o corpo precisa de energia. Para isso, é necessário ingerir alimentos com uma boa dose de carboidratos. Contudo, é importante ter o cuidado de não comer aqueles que possuem cadeias simples – farinhas refinadas, pães, bolachas recheadas e açúcares, por exemplo -, pois eles são digeridos rapidamente e causam um pico de energia, seguido de fadiga e cansaço.

– É muito importante que este consumo de uma fruta com bom teor de carboidratos, como a banana, por exemplo, seja feito meia hora antes do treino – ensina a nutricionista Carina Borges.

proteinPÓS-TREINO: HORA DE AJUDAR NO GANHO DE MASSA MAGRA COM PROTEÍNAS

Por isso, o mais indicado é consumir carboidratos de cadeias complexas, como alimentos feitos a partir de grãos integrais ou frutas com alta concentração de carboidratos. Pães integrais, arroz integral, açaí e saladas de frutas (que podem ser acompanhadas de grãos como linhaça e granola) são as melhores opções. Se for utilizar suplementos, os que aumentam a energia e a maltodextrina estão entre os mais indicados.

Pós-treino
Após os exercícios, tudo o que for consumido será usado para recompor os músculos e ajudar no ganho de massa magra. Por isso, não é recomendado comer alimentos gordurosos ou cometer excessos, pois tudo será absorvido e todo o esforço dispensado no treino poderá ter sido em vão.

O mais recomendado é ingerir alimentos proteicos, como ovos, frango, peixes e iogurtes magros. Para potencializar os resultados e ter uma dose de proteínas mais alta, vale a pena fazer uso de um suplemento desse tipo, como os shakes proteicos e o conhecido Whey Protein.

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Eu tinha 28 anos; Bento, 3 meses. Vou completar 45; Bento, 17. Uma jornada juntos. Somos imensamente gratos por aquilo que há de mais valioso: saúde. Com ela, há infinitas possibilidades e mil formas de amar e ser amado. ♥️🐶🙏🏻 #bento #xerife #comendador #lhasadesaforado #companheirodejornada
  • "Foi a melhor palestra que já assistimos". Tem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe o testemunho da @tatilaschuk e do @betofabbrin de que ouvimos esta frase ao final da palestra na @uniritterdesignweek, né @mairafranz? ♥️🙏🏻🙌🏻 Gratas pela confiança @uniritter
  • É amanhã nossa palestra na @uniritterdesignweek! O tema: como construir uma marca com conteúdo, transparência e verdade. Obrigada pelo convite @uniritter! Dormindo cedo hoje, hein sócia @mairafranz 😜#implicandocomaloira #uniritter #uniritterdesignweek #9h #CampusdaFAPA
  • Kale Chips: folha de couve crespa, desidratada e temperada com pasta de castanha de caju, pimentão vermelho, suco de limão siciliano e pimenta caiena) 🌶Pensa numa coisa ardida e croc! #semfiltro #urbanfarmcy
  • Pipoca e altos papos ♥️#joãobenício #amordosdindos
  • Muito honrada com o convite da @uniritterdesignweek para ministrar a palestra "Conectando Marcas e Pessoas por meio de Conteúdo com Transparência e Verdade". É na próxima terça 17, às 9h, no Campus da FAPA que subo ao palco com a @mairafranz pra um papo sem fórmula mágica. Todos convidados!!! #uniritterdesignweek #uniritter