Saiba quais alimentos antioxidantes são essenciais no seu dia a dia

Certamente você já ouviu falar, pelo menos uma vez, em alimentos antioxidantes e como eles são capazes de combater os radicais livres, certo? Mas será que você sabe dizer como agem, para que servem e quais os benefícios para o nosso organismo?

Segundo a coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, Flávia Morais, antioxidantes são nutrientes e compostos naturais que exercem no nosso corpo a ação de neutralizar os radicais livres, que naturalmente produzimos durante os nossos processos metabólicos.

– Várias pesquisas comprovam que o acúmulo de radicais livres é responsável por acelerar o processo de envelhecimento e o aparecimento de várias doenças degenerativas – alerta.

Nesse sentido, a especialista ressalta que os alimentos antioxidantes proporcionam vários benefícios à saúde.

– Estes alimentos combatem os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e afetam negativamente o organismo. Estas moléculas reagem com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como câncer, aterosclerose, artrite reumática, entre outras – complementa.

cacau-chocolateCACAU: RICO EM POLIFENÓIS QUE AJUDAM O CORAÇÃO E A CIRCULAÇÃO
Dica de consumo: experimente colocar uma colher de sobremesa de cacau na banana esmagada e esquentada alguns segundos no micro-ondas. Ótimo lanche da tarde, que mata a vontade de doce!

Estudos recentes ainda demonstram os benefícios dos antioxidantes na prevenção e tratamento de diversas doenças: como as cardiovasculares, diversos tipos de câncer e em processos associados ao envelhecimento, como catarata e doença de Alzheimer. Vamos ver se você coloca no carrinho do supermercado e na cestinha da feira alimentos que podem contribuir para manter este mal longe da sua saúde?

Cacau
Presente em grandes quantidades no chocolate amargo, é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para circulação.
Cenoura
Fonte de betacaroteno , atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cápsulas.
Chá verde
Preparado por meio da infusão da planta Camellia sinensis, é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.

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Cúrcuma
Fonte de curcumina, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.
Frutas cítricas
Como laranja, limão e tangerina, são fontes de vitamina C, que atua no retardo do envelhecimento precoce.
Linhaça
Fonte de ômega 3, que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.

linhaca-douradaLINHAÇA DOURADA: FONTE DE ÔMEGA 3 QUE APRESENTA AÇÃO VASODILATADORA
Dica de consumo: misture a farinha (que pode ser comprada pronta ou por meio da trituração das sementes em frutas, shakes e iogurtes. Ajuda a regular o intestino!

Oleaginosas
Fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.
Óleo de coco
Rico em vitamina E, atua na diminuição do processo de envelhecimento das células e na proteção a doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.
Suco de uva integral
Fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva, atua “varrendo” os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
Tomate
Fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A, seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.

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mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

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