Tudo sobre aveia! Os benefícios do cereal contra doenças e a melhor forma de consumo

Você adota a aveia em suas receitas? Sabia que este é um cereal rico em proteínas, vitaminas antioxidantes e fibras solúveis e insolúveis? A aveia é um alimento com um valor nutricional muito importante para a saúde. Além disso, contribui com minerais como o cálcio, potássio, fósforo e magnésio. Apesar de ser popular, a aveia não é reconhecida como deveria pela maioria das pessoas, por isso que escrevi sobre ela.

A fibra solúvel que a aveia esbanja se chama Betaglucana. Essa fibra tem sido alvo de estudos constantes no mundo científico, justamente pelas suas aplicações metabólicas e fisiológicas, e também pela descoberta de que favorece a redução do risco de diversas doenças. Isso acontece, de acordo com esses estudos, pela positiva correlação na melhora da glicemia, da resposta insulinêmica e do perfil lipídico de pessoas com colesterol alto.

aveia-beneficioAVEIA: SANTO REMÉDIO NATURAL CONTRA DOENÇAS GRAVES
Devido às suas atividades intestinais que permitem a redução da glicose, a Betaglucana otimiza vias imunológicas. Por isso, é considerada eficaz na redução da severidade de infecções no trato respiratório e supressora de células tumorais. O estudo fez a experiência de administrar 3,5 g de Betaglucana por seis semanas, para demonstrar estes benefícios.

Mas qual tipo de aveia eu devo consumir? Essa dúvida é muito comum. Então vamos lá! Entre os tipos de aveia que contém maior quantidade de Betaglucana é o farelo. Posteriormente, flocos. E por último, a farinha.

farelo-de-aveia-620x413FARELO DE AVEIA: O TIPO COM MAIOR QUANTIDADE DE BETAGLUCANA

Você precisa de 40g de farelo ou 60g de farinha para contribuir para a saciedade. Isso acontece porque o alimento retarda o esvaziamento gástrico e também contribui para o controle da glicemia, reduz o colesterol e regula o trânsito intestinal, o que promove o aumento de bactérias benéficas no intestino, melhorando a constipação.

Essas constatações são muito boas para a sua saúde. A aveia pode contribuir nas estratégias nutricionais e reduzir o risco de doenças. Então tente incorporar o alimento nas suas refeições, use nas frutas, sobremesas ou café da manhã. Entretanto, lembre-se sempre de consultar o seu nutricionista para ter uma alimentação equilibrada e de acordo com as características particulares do seu organismo.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Dica da Mari 👌🏻🤣 #quemavisaamigoé
  • É uma linguiça artesanal? É um salsichão? Não!! É a língua da Gorda só pelo pastel de queijo da @jubassani 🤣
  • O melhor de uma Copa do Mundo? É motivo pra gente estar com quem ama e quer bem! ♥️
  • Céu azul anil + chimarrão + bergamota + pôr do sol do Guaíba = como ser feliz com pouco no inverno gaúcho
  • Hoje só de @ugg, né, Gorducha? #frio #péquentinho #invernogaucho
  • Ele é tão, tão famoso que já estampou as principais esquinas de Porto Alegre. Lembra, Xerife? #tbt #2014 #bento #companheirodejornada