Conheça as causas e sintomas e aprenda tratamentos fáceis de controle da ansiedade

Um pouco de ansiedade faz bem? Há quem pense que uma dose mínima dela traz energia e “gás” para realizar as atividades do cotidiano. A psicoterapeuta Maura de Albanesi discorda dessa lógica.

– Às vezes essas pessoas colocam “muito gás” em pequenas coisas e acontece que essa energia acaba muito rápido. Então, é um equívoco achar que um pouco de ansiedade estimula a pessoa a realizar o que se deseja e precisa. Ocorre o oposto, ela se sobrecarrega, se estressa e o corpo sofre com isso – explica.

Mas afinal, o que é ansiedade? Se trata de um traço comportamental?

– Ansiedade é querer viver um futuro no agora. E é claro que é um futuro incerto. As pessoas ficam ansiosas pelo que vai acontecer e não vivem o momento. A ansiedade também não é algo relacionado à personalidade. Na verdade, se trata de um hábito – destaca Maura.

katie-crawford-photo-series-shows-what-living-with-anxiety-really-feels-like-e1444645883747CABEÇA NO FUTURO: A PESSOA ANSIOSA TEM DIFICULDADE DE VIVER O AGORA

Segundo Maura, as principais causas da ansiedade são o medo de viver o presente e a necessidade que a pessoa tem de controlar tudo o que acontece:

– Essas pessoas não querem se surpreender com nada, elas têm esse medo da vida, medo de viver, e a vida é uma surpresa diariamente. Para os ansiosos, tudo tem de estar pré-definido. Como nem sempre é possível essa programação, os ansiosos sofrem com a indefinição dos fatos e a impossibilidade de controlar o que pode ocorrer.

+SAÚDE: Como a tecnologia vem mudando nossa forma e estilo de usar óculos de grau

Pesquisas sugerem que a ansiedade afeta negativamente vários setores da vida, como o ambiente profissional, de acordo com estudo da Universidade Politécnica de Hong Kong. Maura, inclusive, ressalta que – geralmente – pessoas ansiosas são pouco produtivas.

– O ansioso foca apenas no que ele quer alcançar no futuro, e então, a pessoa não consegue se organizar com o que precisa ser feito no presente. Tudo isso gera mais ansiedade. Ela vê que o tempo está passando e as coisas não estão acontecendo. Então, o ansioso vive uma agonia, por causa desse cenário – explica.

angina-causas-sintomas-e-tratamentosDESCOMPASSO CARDÍACO: UM DOS SINTOMAS PROVOCADO PELA ANSIEDADE

De forma geral, a ansiedade é altamente prejudicial à saúde e gera sintomas físicos, como elevação da pressão arterial, um descompasso cardíaco, além de haver processos respiratórios comprometidos.

– Esses sintomas surgem devido ao estresse que essa pessoa sente. O ansioso vive sempre cheio de adrenalina e emite um comando/ordem para a mente, numa pressão constante. Em tudo o que faz, essa pessoa acelera ao máximo, o tempo inteiro, sem trégua. Isso gera um estresse, um cansaço, que afeta paulatinamente a energia psíquica.

Como tratar?
Maura destaca que o ansioso tende a procurar por ajuda profissional quando percebe que mal consegue dormir e não produz, pelo fato de haver um turbilhão de informações em sua mente.

– Quando a pessoa se encontra num nível muito alto de ansiedade, a indicação é procurar um psiquiatra e utilizar o medicamento receitado pelo profissional. Em seguida, recomendo fazer uma psicoterapia – afirma.

Alarm clock showing 3 a.m.NOITES INSONES: QUANDO CHEGA NESTE PONTO, HÁ A BUSCA PELO TRATAMENTO

Em casos mais moderados de ansiedade, Maura ressalta que a pessoa não precisa ir ao psiquiatra, podendo procurar diretamente o psicoterapeuta, sem a necessidade da intervenção de remédios. Embora, o medicamento seja muito importante para reduzir e aliviar o estresse e mal-estar, causados pela ansiedade, é através do processo de autoconhecimento e auto desenvolvimento que a pessoa consegue, de fato, combater a causa raiz do problema.

+SAÚDE: O corpo fala! Dez doenças perigosas e silenciosas para ficar sempre atenta

Ela também alerta quanto ao risco de desenvolver dependência em relação ao uso dos medicamentos psiquiátricos.

– O remédio tira os sintomas e permite que a pessoa tenha uma vida aparentemente normal, ao aliviar o mal-estar. Com o tempo, pode ficar dependente desse medicamento, sem falar que as causas não estão sendo combatidas. Portanto, o remédio não deve ser considerado como a alternativa de cura para a ansiedade – alerta.

A psicoterapeuta cita três dicas preciosas para controlar a ansiedade no cotidiano

1) Ter atenção quanto à respiração
“Na prática, a respiração coloca a pessoa em contato com ela mesma e em contato com o presente. É importante respirar bem fundo – de forma lenta – inspirando e expirando, isso tudo acalma”.

2) Faça uma lista
“A pessoa pode anotar as questões que precisa priorizar, mas é essencial cumpri-las passo a passo, sem pular etapas (ansiosos tendem a fazer isso). O segredo é ter planejamento, pois o ansioso tem uma tendência a se desorganizar. Quando a pessoa coloca esse futuro no papel, ela o traz para o presente e isso flui bem.

3) Meditação
“Meditar e realizar exercícios de foco e atenção são ações muito úteis para ajudar na redução das ondas vibracionais mentais que estão a todo vapor dentro de uma pessoa ansiosa. A meditação ajuda a acalmar e diminui o estresse. Vários estudos comprovam sua eficácia quanto ao controle da ansiedade, além de questões como pânico ou mesmo depressão.

Fonte
Maura de Albanesi é mestre em Psicologia e Religião pela PUC de São Paulo, Pós-Graduada em Psicoterapia Corporal, Terapia de Vivências Passadas (TVP), Terapia Artística, Psicoterapia Transpessoal e Formação Biográfica Antroposófica, atua com o ser humano há mais de 30 anos.

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Melhor placa de restaurante da história recente 👌🏻🤣🙌🏻
  • Polvo tostado, mini arroz, tomate defumado, páprica e purê de cítricos ♥️
  • Conhecem essa pimenta? Deveriam! Sobretudo com os sanduíches do @paozeiro 🌶🌶🌶 #thebest #fridapeppers #fridapepperspoa #temmaisnostories
  • Quando você revela para uma Gorda que teremos costelinhas no jantar! 🐶
  • Se eu pudesse deixar uma mensagem de vida, esta seria uma delas ♥️ #equilibrio
  • Isso que eu chamo de melhor #açaí de Porto Alegre ♥️#vitajuice