Ferro ou barro? Aço ou alumínio? Conheça quais são as melhores panelas para cozinhar!

A gente se preocupa tanto com os ingredientes no preparo da comida, com os tipos de óleos de cozinha, com pouco sal nos alimentos e acaba deixando em segundo plano o conhecimento dos materiais das panelas e frigideiras. Você saberia dizer se é melhor uma panela de aço inox ou de ferro fundido? De alumínio ou aço inox? Tudo vai depender dos alimentos que costuma cozinhar em casa.

Foi para responder a essas perguntas que fizemos este post utilizando as informações contidas na EFSA (European Food Safety) e COE (Council of Europe). Vamos aprender os prós e contras de cada material de panelas e frigideiras?

ALUMÍNIO
Prós
São leves e com alta condutividade térmica. O calor é distribuído uniformemente em todas as superfícies, tanto na parte inferior quanto nas paredes. Isso diminui o risco de superaquecimento e queima do alimento. Os potes e as panelas de alumínio antiaderentes revestidas de PTFE não contêm níquel, metais pesados ou PFOA. Preste atenção neste dado, portanto!
Contras
Estão entre as mais utilizadas em restaurantes, mas são difíceis de limpar. Além disso, não são adequadas para cozinhar alimentos ácidos, como tomates. Isso porque os vestígios de alumínio podem ser passados para a comida. O alumínio não é adequado para cozinhar em fogão elétrico, a menos que a panela de alumínio seja feita especialmente para esse fim.

panela_aco_inox

CONJUNTO DE AÇO INOXIDÁVEL: MATERIAL RESISTENTE E FÁCIL DE LIMPAR

AÇO INOX
Prós
São geralmente compostas de aço inoxidável, um material muito resistente. São duráveis e fáceis de limpar. A condutividade térmica baixa do aço inoxidável é ideal para cozinhar alimentos que requeiram a utilização de água, como a ebulição. No caso de aço revestido, todos os revestimentos antiaderentes baseados em PTFE não contêm níquel, metais pesados e PFOA.
Contras
O aço inoxidável é obtido a partir de uma liga de níquel e cromo, que pode ser adicionada a outros metais a fim de aumentar a resistência contra a corrosão. O aço inoxidável contém 18% de cromo e de 8 a 10% de níquel. Podem ser inadequadas para as pessoas que sofrem de alergias ou intolerância a metais como níquel e cromo.

COBRE
Prós
Tem uma condutividade térmica muito alta, e os utensílios feitos com cobre duram para sempre. Panelas e frigideiras feitas de cobre podem pode ser limpas facilmente com suco de limão.
Contras
Recipientes maiores são pesados e pouco práticos. O cobre em si não é adequado para contato com alimentos, por isso é necessário uma estanhagem perfeita, ou a combinação de cobre com o aço.

panela-ferroPANELA DE FERRO: DEPOIS DE LAVAR, É PRECISO SECAR IMEDIATAMENTE

FERRO
Prós
Tem baixa condutividade térmica, por isso é utilizado apenas para algumas preparações, tais como as de carne ou frituras. Seu uso é recomendado para receitas que exigem o cozimento em altas temperaturas.
Contras
O ferro oxida facilmente em contato com a água e pode enferrujar. Após lavar as panelas de ferro à mão, você deve secá-las imediatamente. Nada de deixar no escorredor.

FERRO FUNDIDO
Prós
Obtido de uma liga de ferro e carbono, indica-se para cozinhar grelhados, sopas e ensopados, porque permite cozinhar por longo tempo em fogo baixo com o calor constante. É um dos materiais que retêm melhor o calor. O ferro fundido esmaltado é ótimo também para manter a temperatura baixa, podendo ser usado para armazenar alimentos na geladeira.
Contras
Limpeza é o ponto fraco. Antes de lavar, é necessário esperar esfriar, para evitar a ruptura. Se a panela tem um revestimento de proteção contra a corrosão, ela deve ser aquecida periodicamente e untada com óleo para a sua boa conservação.

panela-de-barroPANELA DE BARRO: PERFEITA PARA RECEITAS COM ARROZ E ENSOPADOS

BARRO
Prós
É um tipo especial de cerâmica e um material não metálico. Os objetos de barro (ou terracota) esquentam e vão liberando calor muito lentamente. São, portanto, perfeitos para cozinhar em fogo baixo e sem mudanças bruscas de temperatura, como no caso de vegetais, sopas, pratos de arroz e ensopados. As panelas de barro são facilmente laváveis com água morna.
Contras
Muito frágeis, podem ser danificadas devido ao choque térmico. Para evitar que se quebrem, sugere-se colocar as panelas de barro em água fria por alguns minutos após o uso a fim de que esfrie, pois o calor resseca a argila e facilita o aparecimento de rachaduras.

PORCELANA
Prós
Têm baixa porosidade e alta duração. Ideais para a preparação de sopas e molhos. Podem ser utilizados tanto no forno quanto no micro-ondas.
Contras
Atenção para não confundir a verdadeira porcelana com outros utensílios de aço que têm apenas um revestimento externo de porcelana. Este desconhecimento costuma causar muita confusão e compra errada.

panela_pedra-sabaoPANELA DE PEDRA-SABÃO: DISPENSA DETERGENTE NA HORA DE LAVAR

PEDRA-SABÃO
Prós
É um material que consiste em talco e magnesita, resistente à temperatura e com grande capacidade de armazenamento de calor. Adequadas para serem colocadas na grelha para o churrasco, as panelas de pedra-sabão se prestam a longos tempos de cozimento, que pode ser feito sem a adição de gordura e sem a necessidade de detergente na hora de lavar.
Contras
Além do preço alto, a primeira limpeza deve ser feita com água salgada. A distribuição desigual de calor do fogão pode causar a ruptura, por isso torna-se necessário um espalha chamas para usar panelas com este material.

VIDRO
Prós
O vidro pirex é considerado um material adequado para estar em contato com alimentos. É muito resistente ao calor, uma qualidade que juntamente com a inércia química e a transparência, o torna especial para a produção de utensílios de cozinha.
Contras
Não é muito resistente a mudanças de temperatura e tampouco um bom condutor térmico, o que limita as suas possibilidades de utilização além do forno tradicional e microondas.

panela-siliconePANELA DE SILICONE: AINDA CARREGA A PECHA DE MATERIAL NOCIVO

SILICONE
Prós
É dotado de propriedades antiaderentes que permitem o cozimento de bolos e outros pratos no forno sem a necessidade de untar as formas. Os moldes dobram sobre si mesmos e ocupam pouco espaço na hora de guardar. Podem ser utilizados tanto no forno como no frigorífico ou no congelador.
Contras
Há temores de que os moldes de silicone possam soltar substâncias potencialmente nocivas, especialmente durante o primeiro uso. Por este motivo, é aconselhável lavar sempre muito bem os utensílios de silicone e utilizá-los a primeira vez para uma receita de mentirinha, por exemplo, uma simples mistura de farinha e água. Recomenda-se a escolha de silicone de alta qualidade.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Aquele sorriso que enche o coração da gente e faz toda a dedicação a um cachorrinho idoso valer a pena ♥️🐶 #bento17
  • Meus três filhos lindos e exibidos na Banca 14 da @feiradolivropoa ♥️ Neste último fim de semana, estão com descontão, avisa a @luthome e a @dublinense 😱
  • Sempre fui uma moça séria 😜 #fotodeportaretrato #estanciadonagenoveva #bage
  • Sanduiche de sorvete com #stroopwafel devorado em... Acho que cinco dentadas! 😜 Onde? Como? Quando? Por que? Conto em detalhes no meu blog no site MK! #www.marianakalil.com.br
  • Um feriado feliz ♥️🐶♥️ #casadaalemoa #diadepiscina
  • Abrindo os trabalhos do feriado! Banana + mirtilo + água de coco + canela + gengibre! 🙌🏻♥️🙏🏻 #vitaminados 💪🏻