Grávida no verão? Calma! Tem como sobreviver ao desconforto do calor

Para curtir esta época do ano sem nenhum contratempo, é necessário redobrar os cuidados com a pele, alimentação, hidratação e infecções – especialmente se for gestante. Alerta o médico Alberto d’Auria, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo:

– Grávidas atravessam uma fase da vida em que a imunidade fica mais baixa, até para que o feto não seja rejeitado. Então devem ter mais atenção principalmente quanto a infecções respiratórias que incidem mais no calor do que no frio.

Estar com o tórax sempre aquecido com uma camiseta, evitando o choque térmico do calor com os dos ambientes com ar-condicionado é essencial para que nenhum microorganismo se instale. Também é importante que os pés estejam aquecidos para que haja uma proteção maior do aparelho respiratório. Outra medida preventiva é tomar a vacina da gripe.

– Além de proteger a mãe, ao tomar a vacina da gripe, os anticorpos são passados ao bebê via placenta que os carregará até os seis meses, idade em que poderá começar a ser vacinado – explica d’Auria.

am_140820_pregnant_influenza_vaccine_800x600A VACINA DA GRIPE É SEGURA E TAMBÉM PROTEGE O BEBÊ

Outro tipo de infecção frequente na gravidez é a urinária, principalmente quando a ingestão de água é deficitária. Por isso, nos meses de verão, é obrigatório estar sempre se hidratando. Para saber se está ingerindo a quantidade de água ideal, uma dica é observar a coloração da urina. Se estiver com uma cor forte, bastante concentrada, é indício de desidratação. O ideal é que a cor da urina seja a mais diluída possível, quase transparente. Com a hidratação contínua, além de prevenir infecções, também garante que o líquido amniótico fique sempre no nível adequado.

pregnant-woman-drinking-waterHIDRATAÇÃO GARANTE O NÍVEL ADEQUADO DO LÍQUIDO AMNIÓTICO

Mais uma preocupação que as gestantes devem ter nesta época do ano é quanto aos dias de praia e piscina, muito comuns no verão. Não é aconselhável ficar muito tempo exposta ao sol, pois causa queda de imunidade. Também, se entrar no mar ou piscina, secar-se com uma toalha até retirar toda a umidade ou trocar por uma roupa seca, já que a umidade pode propiciar o aparecimento de micoses e candidíase vaginal.

Grávida também pode! Deliciosos drinques especiais para gestantes

Outra alternativa seria deixar o mergulho para um horário próximo ao momento de voltar para casa. Desta forma, evita-se que o maiô molhado e úmido fique em contato muito tempo com o corpo e propicie ambiente para o crescimento de fungos.

melasCUIDADO: SOL PODE PROVOCAR APARECIMENTO DE MELASMAS

Quanto à pele, é necessário estar sempre atenta, pois os hormônios liberados na gestação geram maior pigmentação, facilitando o aparecimento de manchas cutâneas. Para evitar essas marcas na pele, o protetor solar deve ser reaplicado a cada 2 horas.

MARI KALIL: Coisas bizarras que você só descobre quando está grávida

– As alterações hormonais favorecem o surgimento de manchas acastanhadas na face chamadas melasma, muito difíceis de tratar. Elas podem surgir devido exposição ao sol e radiação visível (lâmpadas, computadores, tablets, entre outros). A gestante deve evitar exposição solar excessiva na face e, sempre que for se expor, utilizar protetor solar, chapéu de abas largas e óculos de sol – aconselha a dermatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, Flavia Ravelli.

esfoliante2O AÇÚCAR CRISTAL COM MEL SERVE DE ESFOLIANTE NATURAL NESTE PERÍODO

Um procedimento bastante comum no verão e que gestantes devem tomar cuidado é a esfoliação pós depilação. A grávida não pode utilizar esfoliantes que contenham ácidos. De acordo com a dermatologista, uma dica é esfoliar a pele com açúcar cristal e um pouco de mel, produtos permitidos durante a gestação. Além disso, a esfoliação deve ser realizada somente uma vez por semana para não causar feridas na pele que servem como porta de entrada para micro organismos.

woman-spraying-insect-repellent-on-legsREPELENTE SEMPRE, MAS NUNCA EM LOCAIS COBERTOS PELA ROUPA

Por último e não menos importante, uma recomendação que não pode ser esquecida nestes meses de calor intenso que atraem insetos é o uso de repelentes.

– As gestantes podem utilizar repelentes contendo icaridina, DEET ou IR3535. Desses, o que apresenta maior durabilidade, de até 10 horas, é a icaridina. É importante lembrar que o repelente atua por evaporação e não deve ser aplicado em local que será coberto por roupas. Além disso, ele é o último a ser aplicado: primeiro aplicamos o hidratante, maquiagem ou o protetor solar, por último, o repelente – esclarece Flávia.

Com todos esses cuidados, é possível aproveitar os prazeres do verão durante toda a gravidez.

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Ô, mãe! Por que tu deixava eu me apresentar assim, mãe?! Por quê!? 😂😩🔫 #leoparda #auladedança #fundodobau
  • Sim, adoro exibir meus máxi brincos 👯#marianasincera
  • Está dada a largada para a #fashionrevolutionweek2017 e para refletir sobre quem faz nossas roupas e a forma como consumimos moda! Visita de hoje: fábrica da @ralabela_oficial. Foi divertido, né @mairafranz? #fashionrevolution #quemfezminhasroupas #fashionrevolutionbrasil
  • Vitamina D é vida! 🌞🙌🏻🐶 #gorda #papaqui #emcasa #lardocelar #fimdedomingo
  • A gente briga, discute, discorda. Mas quando tem amor envolvido, ele sempre prevalece. #bento #companheirodejornada
  • Quantos fios tem aqui?! #travessadosvenezianos #bistrodatravessa