Mari Kalil: O poder do guaraná em pó e outros energéticos naturais pra espantar a fadiga

Desânimo, falta de disposição, fadiga, cansaço, um sono…. De uns tempos pra cá, vinha me sentindo assim. Levantava da cama, tomava café, dava uma volta na quadra com os cachorros, começava a trabalhar e dali uma hora, duas no máximo, a leseira instalava-se em meu pobre corpo, e eu iniciava o processo de luta contra mim mesma. Depois do almoço, então, lá pelas duas da tarde, só pensava em me jogar babando de barriga pra baixo em algum móvel horizontal e ali ficar inerte sem forças pra nada e pelo resto do dia

Uma bela tarde, conversando com o Luis Rocha, meu treinador funcional, contei essa história – ao que ele de pronto indagou:
– Porque tu não toma guaraná em pó?
– Pra dar energia e disposição? Funciona? – eu quis saber.
– Eu tomo há 33 anos, só pra teu conhecimento – ele riu.
– Sério?
– Não me imagino sem ele. Acordo todos os dias às 6h da manhã e tomo uma colher de chá de barriga vazia antes do café. É o que me dá disposição para ir até às 9h da noite dando aula.

surprised-womanSÉRIO???!!!

hysteria13PRECISO DE GUARANÁ EM PÓ AGORA!!!!

Naquele mesmo dia, fui até o Mundo Verde comprar um guaraná em pó pra chamar de meu. Confesso que tinha certo preconceito, nunca achei que funcionasse. Talvez pelo fato de o café não ter qualquer efeito energético sobre mim, imaginei que tampouco o guaraná teria. Só que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

guarana-terraOI, BONITÃO!!!

Comprei este guaraná em pó da marca Mãe Terra e comecei tomando apenas no início da tarde, antes do almoço. Impressionante o efeito. Foi imediato. No início, minha dose diária era esta,  antes do almoço, já que de manhã ainda acordava com uma certa disposição. Só que nos primeiros dias perdi o sono à noite. Então, fui testando e achei a dose certa para ter energia e não sofrer de insônia. Divido a quantidade. Tomo meia colher de chá quando acordo, antes do café, por volta de 7h30min, e outra meia colher quanto sinto que estou perdendo a disposição, lá pelas 14h30min (costumo almoçar neste horário).

03-por-ai-mulher-gritando511SOU OUTRA PESSOA!

Contei toda essa história no meu Stories do Instagram (@mari_kalil) algumas semanas atrás e recebi muitas, mas muitas mensagens de seguidoras perguntando a dosagem, a marca e tudo a respeito do meu guaraná. Por isso fiz questão de explicar direitinho acima. Um belo dia, de volta ao Mundo Verde para repor meu estoque de guaraná em pó, a vendedora perguntou se eu conhecia Maca Peruana.

– Também tem um efeito super energético, se é disposição que tu está procurando – aconselhou.

Eu já tinha ouvido falar na maca, mas não para este fim. Então, veio a ideia de escrever sobre energéticos naturais, além do guaraná. Muito importante ressaltar, portanto, que alimentos energéticos podem influenciar em quem tem problema de pressão alta, por exemplo. Por isso, torna-se fundamental consultar uma nutricionista ou outro profissional de saúde para fazer o diagnóstico do seu caso. No meu, a Carina Borges, minha nutri, foi consultada e autorizou o consumo do guaraná.

Diz a Carina:
– Todos esses alimentos devem ser administrados com responsabilidade. Usados com inteligência, podem ajudar muito na obtenção de energia. Entretanto, a dosagem certa deve ser estabelecida por um profissional da saúde a fim de mensurar qual é a necessidade adequada para cada pessoa. Esta quantidade varia de acordo com diversas características individuais, que vão desde o peso até possíveis intolerâncias alimentares.

Espia só o resultado da pesquisa sobre energéticos naturais!

maca-peruana-1MACA PERUANA
É uma planta rica em nutrientes que cresce e desenvolve-se na Cordilheira dos Andes. É uma raiz rica em carboidratos complexos, principal nutriente responsável pelo fornecimento de energia, além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que participam das reações relacionadas à produção de energia ao organismo. Pode ser encontrada sob a forma de pó ou cápsulas (eu sempre prefiro pó!). Este pó pode ser usado em saladas, sucos e sopas. Recomenda-se o consumo de 500mg a 1200mg ao dia. Outra curiosidade: a maca também leva os nomes populares de “Ginseng dos Andes” e “Viagra dos Incas”, pois é considerada um poderoso energético afrodisíaco natural para homens e mulheres.

spirulinaSPIRULINA
Trata-se de uma alga unicelular rica em proteínas, minerais, vitamina B12 – conhecida como a vitamina da energia. Além disso, possui a conhecida clorofila, que não só ajuda na purificação sanguínea como também aumenta os níveis de energia do nosso corpo. Rola o mouse!

slim-spirulinaA spirulina existe em pó, comprimidos e em cápsulas, como esta da marca Elixir, do Mundo Verde. De um modo geral, especialistas indicam que a dosagem máxima de spirulina é de 800 mg a 1200 mg por dia. Importante: de um modo geral, o uso da spirulina não é indicado para grávidas, lactantes e crianças.

organiqueORGANIQUE
Organique começou a partir da ideia de criar uma bebida funcional, utilizando apenas ervas e frutas crescidas em solo brasileiro e plantadas por agricultores locais.
O resultado foi um energético 100% natural e orgânico, feito com as maiores fontes de energia que a natureza pode nos oferecer: açaí, o guaraná e erva-mate. Tem um sabor super suave!

guarana-em-poGUARANÁ EM PÓ
A principal característica é justamente o efeito estimulante. A principal propriedade é a cafeína em alta concentração, portanto, super indicado para combater o cansaço físico e mental. A concentração de cafeína presente no guaraná em pó pode ser até quatro vezes maior que a encontrada no café, fornecendo efeitos com duração média de seis horas. Por ser mais fraco do que os demais inibidores de sono e ser associado a propriedades naturais da fruta, costuma ser considerado inofensivo. O risco de dependência é baixo: quando ocorre, é devido à cafeína. Encontrado em pó e em cápsulas. Eu prefiro o pó e tomo com água de coco pra amenizar o amargor.

Mundo Verde em Porto Alegre
Moinhos Shopping
https://www.instagram.com/mundoverdemoinhosshopping/
Shopping Iguatemi
https://www.instagram.com/mundoverdeiguatemipoa/
Bella Vista Plaza (em frente à Praça da Encol)
https://www.instagram.com/mundoverdebelavistapoa/
Shopping Total
https://www.instagram.com/mundoverdetotal/
Mon’t Serrat (Rua Anita Garibaldi – entre as ruas Silva Jardim e Artur Rocha) https://www.instagram.com/mundoverde_montserrat/
BarraShoppingSul
https://www.instagram.com/mundoverdebarrashoppingsul/

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

1 Comentário
  1. Olá Mariana!
    Acompanho suas publicações e adoro. Ressalto que é importante uma avaliação de profissional nutricionista, como mencionado, visto que não somente a questão de pressão alta mas também outras questões cardiovasculares as quais o uso de estimulantes e energéticos possam vir a provocar.
    Gratidão

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • E assim, de cantinho e fazendo mistério, a primeira Maricota dá o ar da graça ♥️🙌🏻👏🏼 A partir deste sábado, em cinco cores e na @ppacessorios perto de você! #maricota #maricotas #bolsaMK
  • O #tbt desta quinta é do xerife: Bento, 2 aninhos e o mesmo olhar, na nossa casa, em São Paulo. Abril de 2002 🐶 #companheirodejornada
  • Reboladinha no provador da @twentyfourseven.poa pra lembrar as migues que o desconto de 20% em toda a loja para quem der a senha AMIGA MARI termina nesta sexta 15! Tem detalhes no Stories! #AmigaMariTFS #AmigaMari #twentyfourseven #twentyfoursevenpoa #partiueconomizar
  • O retrato da felicidade 😁♥️🐶 #gorda #dog #sorrisonorosto
  • Hoje a chefe liberou o home office na frente da TV! 💙👊🏻#gremio #mundialdeclubes #semifinal #tricolor
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica