Outubro Rosa: mitos e verdades que você precisa saber sobre câncer de mama

O papo é reto, curto e direto porque com câncer de mama não se brinca: listamos os mitos e verdades em relação à doença que está mais do que nunca na pauta dos dias do movimento Outubro Rosa, o mês de conscientização para que as mulheres do Brasil e do mundo atentem para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Compilamos dicas de especialistas de todo o país, entre eles José Luiz Bevilacqua, Diretor do Núcleo de Mastologia do A.C.Camargo Cancer Center, centro de referência em câncer, em São Paulo, para esclarecer perguntas frequentes, mitos e verdades sobre a doença. Espia só!

mama
MITOS SOBRE O CÂNCER DE MAMA

Apenas mulheres com mais de 50 anos podem ter câncer de mama
Apesar de ser raro, existem mulheres que desenvolvem a doença mais cedo do que as estimativas por uma predisposição genética ou por outros fatores como exposição excessiva de radiação na região do tórax.

O consumo de chá verde diminui o risco de câncer de mama
Não há evidências de que o chá verde possa interferir, seja positivamente, seja negativamente, no risco de desenvolvimento de câncer de mama.

Emoções negativas e estresse podem causar câncer de mama
Não há estudos que comprovem ou não essa reação. A transformação de uma célula normal em uma tumoral é um evento de origem química. A carga de negatividade, porém, pode causar uma queda imunológica e com isso dificultar o combate a um câncer já existente.

O câncer é sempre hereditário
Apenas 10% dos tumores têm esta correlação. É importante, portanto, estar sempre atento ao próprio corpo: nódulos e feridas que persistem por muito tempo, e não existiam antes, podem indicar algum problema de saúde. Nesse caso, a visita ao médico não deve ser adiada.

O autoexame substitui a mamografia
O autoexame ou mesmo o exame clínico, feito por um especialista, não são suficientes para o diagnóstico de câncer. A recomendação é realizar a mamografia regularmente, de acordo com a indicação de seu médico.

lacoNão é recomendado engravidar mesmo depois do tratamento
É possível engravidar depois da cura do câncer de mama, desde que o momento seja planejado com a orientação médica. É recomendado que a gestação aconteça pelo menos dois anos depois do término do tratamento para garantir a normalização do estrogênio no organismo, hormônio diretamente relacionado ao diagnóstico do câncer de mama.

Prótese de silicone pode dificultar o diagnóstico
O silicone não é um fator de risco para o câncer de mama, no entanto, ele pode ser um empecilho durante a mamografia. Dependendo do posicionamento da prótese, alguns tumores em estágio inicial podem ser encobertos, o que pode prejudicar o diagnóstico.

A pílula anticoncepcional provoca câncer
Não existem estudos que permitam a associação entre o uso de pílula anticoncepcional e aumento da incidência de câncer.

Quando o câncer aparece novamente, a doença não tem mais cura
Cada paciente é único e responde de uma maneira aos diferentes tipos de tratamento disponíveis, por isso não é possível afirmar que todos os casos vão evoluir da mesma maneira.

Woman holding a pink cancer awareness ribbon in her hands

VERDADES SOBRE O CÂNCER DE MAMA

Vermelhidão e inchaço são indicativos de câncer
O câncer de mama pode provocar alterações na textura e no formato do seio. Isso porque um dos sintomas possíveis é a retração da pele da mama, além da textura apresentar aspecto granuloso ou rugoso.

Se diagnosticada no início, a doença costuma ter cura
O diagnóstico precoce do câncer de mama pode aumentar consideravelmente as chances de cura em até 90%. A forma mais eficaz de evitar a evolução da doença é a realização de exames periódicos.

A mamografia também detecta lesões menores na mama
A mamografia ainda é o único exame capaz de reduzir a mortalidade pelo câncer de mama. É eficaz para detectar lesões iniciais e não palpáveis. Essas lesões são classificadas de acordo com risco de evolução para o câncer.”

lacoExercício físico diminui o risco de câncer de mama
A prática de exercícios físicos diminui o risco de câncer de mama, principalmente quando a mulher perde peso, ou se mantém no seu peso ideal.

O autoexame deve ser feito após o período menstrual
Durante a menstruação, as mamas ficam mais enrijecidas e doloridas, dificultando a identificação de eventuais lesões. O autoexame pode ser feito a partir dos 20 anos de idade, seis ou sete dias depois o início do período menstrual, quando a mama está menos sensível e mais flácida.

Amamentação previne câncer de mama
A amamentação provoca a diminuição do desenvolvimento de células presentes nos tumores no momento em que reduz a exposição do organismo ao estrogênio. Além disso, ela é responsável pela renovação dos tecidos mamários, o que possibilita que as células com potencial cancerígeno sejam removidas.

produtos_vita1MUNDO VERDE, PARCEIRO DO SITE MK, ABRAÇA O OUTUBRO ROSA
É notório e cresce a olhos vistos a quantidade de ações que ano após ano, no mês de outubro, visam a conscientização do câncer de mama. A rede Mundo Verde, parceria do site MK, é uma delas. Neste Outubro Rosa, graças à parceria com o Imama RS, as seis lojas de Porto Alegre oferecem 20% da receita adquirida com a venda da linha Elixir Vita para o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul.

São 11 os produtos da embalagem rosa. Espia só!

Complexo B
É um composto com vitaminas B1, B2, B3, B6 B7, B9 e B12. Garante energia e disposição, além de melhorar o sistema nervoso e cognitivo.
Maca peruana
Diminui os sintomas da menopausa e do estresse, aumenta a libido e o rendimento físico.
Multivitamínico para mulheres
Suplemento alimentar completo em vitaminas e minerais que atendem às necessidades nutricionais da mulher.
Cranberry
Suplemento vitamínico com ação antioxidante, composto por extrato seco de cranberry, vitamina C, selênio e zinco. Fonte de proantocianidinas.
Óleo de prímula
Rico em ácidos graxos essenciais, isto é, gorduras boas que nosso organismo não produz e, por isso, devem ser obtidas por meio da suplementação nutricional. Sua carência pode levar ao envelhecimento precoce, à hipertensão e alterações metabólicas. Pode conter traços de soja.
Ômega 3
O óleo de peixe é fonte de ômega 3 e ácido graxo essencial, ou seja, gorduras boas que nosso organismo não produz e, por isso, devem ser obtidas por meio da suplementação nutricional ou da alimentação
SleepAtive
Suplemento de triptofano, aminoácido precursor de serotonina.
Vitamina C
Previne o envelhecimento precoce e reforça o sistema imunológico.
Zinco
Ajuda na cicatrização e reduz a acne, além de melhorar ovulação e fertilização.
Vitamina E
Previne o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças do coração, entre outras.
Selênio
Ajuda a eliminar metais pesados e melhora o funcionamento da tireoide.

A agenda de programações em Porto Alegre neste mês de conscientização do câncer de mama está cheia. Dá uma olhada em duas especiais que têm a presença Mundo Verde!

vilaMUNDO VERDE TALKS, NO VILA RESTO BAR
A segunda edição do talk show promovido pelo Mundo Verde está marcada para o dia 24 de outubro, terça-feira, às 19h, no Vila Resto Bar (Rua Fernando Gomes, 140, Moinhos de Vento). O bate-papo contará com médicas e nutricionistas e será mediado pela jornalista e escritora Mariana Kalil.

59b69cde90be1MUNDO VERDE (RS) VESTE A CAMISETA DO IMAMA
Você verá que em todas as seis lojas da capital gaúcha, as vendedoras estarão literalmente vestindo a causa Outubro Rosa, uniformizadas com a camiseta da Caminhada das Vitoriosas, que acontece no próximo dia 29. Além disso, as lojas de Porto Alegre contam com urnas de arrecadação para doações espontâneas e produtos do Imama à venda, como erva mate, camisetas e guarda-chuvas.

Onde encontrar Mundo Verde em Porto Alegre

Moinhos Shopping
https://www.instagram.com/mundoverdemoinhosshopping/
Shopping Iguatemi
https://www.instagram.com/mundoverdeiguatemipoa/
Bella Vista Plaza (em frente à Praça da Encol)
https://www.instagram.com/mundoverdebelavistapoa/
Shopping Total
https://www.instagram.com/mundoverdetotal/
Mon’t Serrat (Rua Anita Garibaldi – entre as ruas Silva Jardim e Artur Rocha) https://www.instagram.com/mundoverde_montserrat/
BarraShoppingSul
https://www.instagram.com/mundoverdebarrashoppingsul/

Compartilhar
mariana

mariana

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é sócia-diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • "Foi a melhor palestra que já assistimos". Tem coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe o testemunho da @tatilaschuk e do @betofabbrin de que ouvimos esta frase ao final da palestra na @uniritterdesignweek, né @mairafranz? ♥️🙏🏻🙌🏻 Gratas pela confiança @uniritter
  • É amanhã nossa palestra na @uniritterdesignweek! O tema: como construir uma marca com conteúdo, transparência e verdade. Obrigada pelo convite @uniritter! Dormindo cedo hoje, hein sócia @mairafranz 😜#implicandocomaloira #uniritter #uniritterdesignweek #9h #CampusdaFAPA
  • Kale Chips: folha de couve crespa, desidratada e temperada com pasta de castanha de caju, pimentão vermelho, suco de limão siciliano e pimenta caiena) 🌶Pensa numa coisa ardida e croc! #semfiltro #urbanfarmcy
  • Pipoca e altos papos ♥️#joãobenício #amordosdindos
  • Muito honrada com o convite da @uniritterdesignweek para ministrar a palestra "Conectando Marcas e Pessoas por meio de Conteúdo com Transparência e Verdade". É na próxima terça 17, às 9h, no Campus da FAPA que subo ao palco com a @mairafranz pra um papo sem fórmula mágica. Todos convidados!!! #uniritterdesignweek #uniritter
  • Então você foi a aluna eleita de hoje para posar no paredão anti-fashion. Motivo? Seu Crocs verde tartaruga 🐢🐢#yoga #sattvashala #aulaonoferiado