Pra não restar dúvida: quando e como utilizar as terapias de frio e calor

A maioria das pessoas, em algum momento da vida, já utilizou ou pelo menos viu alguém próximo utilizando terapias de frio ou de calor para tratar um desconforto físico ou alguma lesão. Afinal, este é um tipo de tratamento que pode ser realizado em diversas ocasiões e, por ser tão abrangente, sempre surgem dúvidas em relação a qual terapia usar. Pensando nisso, a Mercur realizou um Debate Aberto através do site do projeto Diversidade na Rua, que foi intermediado pelo fisioterapeuta que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Regis Severo.

O debate contou com a participação de internautas de todo o país e possibilitou a troca de experiências de pessoas que usam ou já utilizaram as terapias com frio e calor, bem como o esclarecimento de diversas dúvidas relacionadas ao tema.

Por meio do projeto Diversidade na Rua, a Mercur já realizou diversos debates com intuito de gerar discussões saudáveis acerca de um assunto. Este tema especificamente rendeu muitas interações.

– O uso do frio ou de calor é uma prática antiga e bastante comum entre as pessoas, por isso, é normal surgirem dúvidas – comenta o fisioterapeuta.

Veja abaixo as principais dúvidas e esclarecimentos que surgiram durante o debate. A ideia é conhecer para quando você ou alguém precisar!

Physical injury.TORNOZELO TORCIDO: FRIO OU CALOR?

Torci meu tornozelo! Qual o tratamento mais indicado? Frio ou calor?
Tanto o calor quanto o frio podem auxiliar na redução da dor. Porém, antes de utilizar uma das fontes térmicas, é importante observar se seu tornozelo apresenta uma inflamação aguda. Você pode fazer isto observando se ,após fazer algum esforço, ou nas mudanças de temperatura, seu tornozelo, além de dolorido, fica inchado e/ou febril. Caso isso aconteça, você não deve utilizar calor, pois o inchaço pode aumentar em virtude do aumento da circulação sanguínea local, que é uma das consequências da aplicação do calor. Neste caso, o melhor seria utilizar o frio. Caso você não apresente estes sinais inflamatórios e seu tornozelo, além de dolorido, se torna rígido (há dificuldade de movimentar o pé), o calor poderá lhe auxiliar, pois promoverá um relaxamento muscular local que facilitará o movimento e aliviará a dor.

Após jogar bola posso fazer uso da terapia do frio?
A aplicação de gelo após a prática de alguma atividade física é bastante comum e não há nenhum problema em fazê-la. O gelo auxilia na redução da dor e este é um dos principais benefícios desta aplicação.

Para aliviar a dor vai o quê? Gelo, água quente ou anti-inflamatório tópico?

A termoterapia pode auxiliar pessoas que têm problemas na lombar, como hérnia de disco ou bico de papagaio?
Sim, a aplicação de calor para hérnia de disco ou bico de papagaio é indicado! O calor auxilia no relaxamento muscular da região, uma vez que os músculos normalmente nestas situações estão sobrecarregados e tensionados, pois é uma forma do nosso organismo nos proteger de movimentos que nos causam dor. De qualquer forma, vale ressaltar que é sempre importante que um profissional da saúde oriente o paciente quanto à terapia mais indicada em cada caso.

self_massage_shutterstockTENSÃO NOS OMBROS: FRIO OU CALOR?

Para dores causadas por tensão nos ombros e pescoço qual é a melhor terapia? Frio ou calor?
Esta é uma queixa muito comum entre as pessoas, principalmente em épocas em que estamos sobrecarregados nas nossas atividades diárias. As dores nas regiões dos ombros e costas se manifestam normalmente em virtude da tensão dos músculos desta região. A aplicação de calor pode auxiliar na redução da tensão muscular, reduzindo, assim, as dores.

Quando o uso da bolsa de água quente é indicado?
O uso da termoterapia por meio da aplicação do calor seja com bolsas para água quente ou outros meios de aplicação é indicado para diversas situações. Após a fase inflamatória das lesões (normalmente após 42 a 72 horas do trauma), o calor pode ser aplicado para promover a redução da dor, promover o relaxamento muscular e facilitar o movimento. Os efeitos da termoterapia por meio do calor incluem ainda a melhora do metabolismo local, o que é benéfico para promover a cicatrização dos tecidos lesionados.

lesao-muscularLESÃO COM INCHAÇO: FRIO OU CALOR?

Qual terapia é mais adequada para tratar lesões que causam inchaço?
Logo após as lesões ou traumas, quando o objetivo é evitar o aumento do inchaço, o mais indicado é utilizar o frio, pois ele causa a vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos) o que reduz o fluxo sanguíneo local, auxiliando na redução da hemorragia. Além disso, o frio é um eficiente analgésico e anti-inflamatório natural. No entanto, vale ressaltar que o uso do frio e do calor pode auxiliar nas mais diversas situações, porém isto não substitui a necessidade de procurar um médico ou um profissional da saúde para avaliar cada situação.

No inverno, é muito comum as pessoas ficarem com seus pés “congelados”, principalmente pessoas com mobilidade reduzida. Eu sempre uso a bolsa térmica nos pés, pois é a melhor maneira de aquecê-los rapidamente, e tento também sempre movimentá-los para melhorar a circulação. Estou fazendo o certo?
Realmente, no inverno, muitas pessoas ficam com os pés congelados e aquecê-los nos traz uma sensação de bem-estar. Você está fazendo o correto, sim! Além de aplicar o calor para o aquecimento dos pés, movimentá-los também ajuda bastante, pois estimula a circulação sanguínea. É importante salientar que é preciso ter cuidado com a temperatura da fonte de calor para evitar queimaduras. Utilizar uma toalhinha em torno da bolsa ou de outro produto é uma das formas de prevenir estas intercorrências.

lesaoRECUPERAÇÃO DE LESÕES: FRIO OU CALOR?

É possível alternar compressas quentes e frias durante a recuperação de lesões ou após a prática de alguma atividade física?
Normalmente, as compressas frias e quentes alternadas auxiliam na redução da dor e melhora do processo inflamatório. Porém, se você está no início da sua recuperação, procure iniciar apenas pela aplicação de frio, para ajudar no processo inflamatório agudo (inicial). Caso esteja sendo acompanhado por algum profissional de saúde, é interessante também conversar com ele para entender melhor seu caso e como você está evoluindo.

Compartilhar
mariana kalil

mariana kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do portal MK. É autora dos livros "Peregrina de Araque - Uma Jornada de Fé e Ataque de Nervos no Oriente Médio" (2011), "Vida Peregrina - Uma Jornada de Desequilíbrios, Tropeços e Aprendizado" (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. Dona do Bento, da Papaqui e tia da Olivia, vive em Porto Alegre ao lado do marido e dos peludos. Escreve diariamente na seção Por Aí, que funciona como uma espécie de blog e diário do site, e também nas outras seções do portal MK.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • O retrato da felicidade 😁♥️🐶 #gorda #dog #sorrisonorosto
  • Hoje a chefe liberou o home office na frente da TV! 💙👊🏻#gremio #mundialdeclubes #semifinal #tricolor
  • E não é?! 👌🏻 #behappy #felicidade #xôgenteproblematica
  • Bindi no terceiro olho pra celebrar a criação da @ayursattva.br ♥️🙏🏻🙌🏻 #ayurveda #oleosessenciais #feitocomamor #masala
  • Passando pra deixar um beijo e um ótimo fim de semana! 😘🐶 #sextalinda #fimdesemana #amamosmuito #doglovers ##weekend
  • Na quinta-feira de lembranças, bixo aos 17 anos com a saudosa vó Yolande #tbt #tbthursday #throwbackthursday #jornalista #saudades