Benefícios e contraindicações da drenagem linfática na gravidez

A gravidez é um grande desafio. Um momento em que toda ajuda é bem-vinda. Todos sabem que significantes mudanças fisiológicas acontecem durante a gestação. Entretanto, poucos têm conhecimento que uma técnica simples e eficaz ajuda, e muito, no alívio de vários sintomas. Estou falando da drenagem linfática manual.

As queixas são diversas, no decorrer do período gestacional. Enjoo, tonturas, enxaquecas, dores na lombar, nas pernas e articulações. Além da constipação intestinal, insônia, cansaço e estresse. A drenagem linfática manual proporciona um momento de relaxamento, descanso, e bem-estar. Como se isso não fosse motivo suficiente, a técnica alivia muito esses sintomas, promove alívio de tensões, reduz as dores, previne e trata problemas relacionados às mudanças hormonais e facilita a eliminação de toxinas em líquidos.

pregnancyDRENAGEM LINFÁTICA MANUAL: ALÍVIO PARA O INCHAÇO, SOBRETUDO DAS PERNAS

Entretanto, antes de começar, é indispensável a consulta a um médico. Somente após a autorização do obstetra, é recomendado submeter-se ao tratamento, que pode ser realizado duas vezes por semana. A drenagem linfática manual consiste em uma técnica, com o propósito de melhorar as funções do sistema linfático por meio de manobras precisas, leves, suaves, lentas e rítmicas, que obedecem ao trajeto do sistema linfático superficial. Assim, a técnica ajuda muito as mães a aliviar a retenção de líquidos, que é causada pelo turbilhão de produção hormonal que acontece neste período.

+ CARINA: Vitamina C tópica: fórmula japonesa chega ao Brasil e promete maravilhas

O tratamento estimula a lactação e prepara as mamas para a amamentação, previne varizes, celulite e estrias. Ótimo, né? Isso acontece porque o procedimento melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos e estimula a circulação venosa e linfática.

A técnica também traz enormes benefícios no período pós-parto, pois auxilia o retorno da forma anterior e na estimulação do metabolismo, mesmo em partos por cesariana. No caso de parto normal, a drenagem pode começar na mesma semana. Em cesarianas, torna-se fundamental aguardar a cicatrização do corte, mas, como escrevi antes, em ambos os casos é fundamental a liberação do obstetra.

drenaje-linfatico-manualO PROCEDIMENTO MELHORA A NUTRIÇÃO DAS CÉLULAS

Atenção, porém: apesar de excelente ajuda neste momento da vida, a drenagem linfática tem contraindicação em alguns casos, como gravidez de risco, hipertensão descontrolada, insuficiência renal, trombose venosa profunda e doenças relacionadas ao sistema linfático.

É muito importante que as mamães arranjem tempo, mesmo nesta rotina corrida a qual estamos submetidas, para cuidar do seu bem-estar e saúde. A drenagem linfática, acima de tudo, também serve como um momento de relaxamento em uma fase muito especial da mulher. Além disso, é uma delícia poder gestar uma vida sem a distração de sentir tantos sintomas desagradáveis no decorrer deste caminho, não acha?

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.