Bons modos à mesa: como usar garfo e faca de maneira correta

Tenho certa adoração por assuntos de etiqueta. Não por acaso, criei a categoria Etiqueta no blog. Sempre que posso, me vejo lendo e estudando mais sobre o assunto. Eu acredito que elegância começa e termina com educação e conhecimento sobre boas maneiras e não com a roupa fashion e a bolsa da hora, se é que me entendem. Por isso, prefiro sempre estar com minha camisetinha básica e meu jeans, mas sabendo me comportar em sociedade.

:As flores ideais para cada aniversário de casamento:Como e quando visitar um bebê recém nascido

A etiqueta que me interessa é a contemporânea, pois o mundo mudou e os hábitos também mudaram. Um dos assuntos de etiqueta que mais me atrai é em relação ao comportamento à mesa e à recepção dos convidados. Portanto, neste post, Mariana dará dicas de como você deve agir quando estiver sentado para apreciar as boas coisas da vida: seu almoço ou jantar. Seja ele em família ou com estranhos, afinal, boa educação não deve jamais ficar de fora das quatro paredes do nosso lar doce lar.

garfo-e-faca

GARFO E FACA
Sempre segure o garfo com a mão esquerda e corte os alimentos tendo a faca na mão direita. Minha adorada irmã é canhota e quis saber o que deveria fazer. Alô, canhotos: vocês estão liberados para usar a faca na mão esquerda!

screen-shot-2013-03-31-at-23-49-54TALHERES APOIADOS NO PRATO
Está tudo muito bem, a comida está maravilhosa, mas chega a hora de descansar um pouco os talheres para bater papo, afinal de contas todo mundo se reúne à volta da mesa para comer, beber e conversar. Nesse momento, os talheres devem apoiados no prato na posição 7h20min do relógio, como mostra a ilustração. A boa etiqueta manda não apoiar os cabos dos talheres na mesa depois que estiverem sendo usados. Portanto, nada de metade do talher dentro do prato e metade (os cabos) apoiados na mesa, ok?

woman-yelling-istock-de20E QUANDO TERMINAR A REFEIÇÃO, MARIANA?

Neste caso, a coisa muda um pouco de figura. Há duas formas de acomodar os talheres sinalizando que a refeição está terminada.

Olha!

MESA3FOTO DA ESQUERDA: é a opção mais elegante: faca e garfo paralelos com os cabos voltados para você e apoiados na borda do prato.

FOTO DA DIREITA: é a opção mais usada: garfo e faca alinhados à direita do prato. Detalhe importante: em ambas as opções reparem que o corte da faca fica sempre virado para dentro.

faca3CORTANDO O ALIMENTO
Este é um erro muito comum: segurar a faca enconstando o dedo indicador na lâmina. Horrível de ver, vai dizer? Deve-se segurar a faca com o dedo indicador apoiado sobre o seu cabo – mas NUNCA em cima da lâmina.

bento1COMO É BOM SER UM ANIMAL

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Sou escritora, jornalista, colunista da Band TV e Band News FM e autora dos livros "Peregrina de araque", "Vida peregrina" e "Tudo tem uma primeira vez". Sou gaúcha, nasci em Porto Alegre, vivo em Porto Alegre, mas com os olhos voltados para o mundo. Já morei em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Barcelona. Já fui repórter, editora, colunista. Trabalhei nos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil; nas revistas Época e IstoÉ e fui correspondente da BBC na Espanha, onde cursei pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona. O blog Mari Kalil Por Aí é direcionado a todas as mulheres que, como eu, querem descomplicar a vida e ficar por dentro de tudo aquilo que possa trazer bem-estar, felicidade e paz interior. É para se divertir, para entender de moda, de beleza, para conhecer lugares, deliciar-se com boa gastronomia, mas, acima de tudo, para valorizar as pequenas grandes coisas que estão disponíveis ao redor: as coisas simples e boas.

Sem comentários ainda.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

InstagramInstagram did not return a 200.