Brasco: um amigo, um mercado

Quebramos nosso silêncio, mas isso não quer dizer que a gente não siga com vontade de continuar em silêncio, né Bento?

É!

Mas é preciso reagir, é preciso escrever, é preciso trabalhar – e também é preciso falar de outras coisas. Tudo isso ajuda a superar essa sensação de luto. Quando falo em sensação de luto, me refiro a uma dorzinha que fica incomodando lá no fundo do peito, mas que a gente vai driblando em meio aos afazeres do dia. Ela, no entanto, está ali, latente,  alfinetando. Até que a gente para no meio do trabalho, dos telefonemas, dos e-mails, sem entender direito o que é aquilo que tanto machuca.

E LEMBRA DE SANTA MARIA…

POR QUE A GENTE NÃO FALA DO BRASCO?

O Brasco!
Isso, Bento! Vamos falar do Mercado Brasco.

MUITO PRAZER, MERCADO BRASCO!

POR QUE TU NÃO MANDOU AQUELE GURI DO CELULAR AZUL SAIR DALI, MARIANA?

Porque eu tenho vergonha de pedir para as pessoas saírem da frente das minhas fotos.

POSSO!!???

NÃO IRRITEM ELA…

Passeávamos no sábado de manhã, Bento, Chico e eu, quando resolvemos subir pela Dona Laura e dobrar à direita na Florêncio Ygartua. Atravessamos bem na descida da lomba da Mostardeiro e seguíamos pelo outro lado da rua da linda Artenossa quando eu avistei algo diferente vizinho à loja.

– Olha! Aquilo ali não existia!
– Vamos lá ver – determinou o Chico.

E ATRAVESSAMOS A RUA!

Sou do tempo do “armazém”, e o Mercado Brasco é um simpático, rústico e moderno armazém muito bem-vindo ali no número 151 da Florêncio Ygartua. Simpáticos, receptivos e sorridentes, os guris que nos receberam deixaram evidente em suas atitudes a atmosfera do lugar:  “O Brasco não é apenas um mercado e fazemos questão de deixar isso bem claro”.

É algo que se percebe logo no quadro negro colocado na entrada.

QUERIDO, NÉ?

Eu acredito muito em lugares que transmitem boas sensações e acolhimento. E senti isso no Brasco. Eles dizem que, mais do que atender a necessidades pontuais de compras, o que pretendem é aproximar as pessoas. E a ideia é resgatar os bons e velhos costumes interioranos, entregando a todos mais do que produtos: distribuindo sorrisos e oferecendo uma boa amizade.

PEGUE UM SAQUINHO E SIRVA-SE DE VIDA!

Há desde frutas e verduras a sabão em pó. Há também uma estante  só de cervejas artesanais e um balcão com pão quentinho.

OLHA!

Me identifiquei e pedi autorização para fazer as fotos. Prometi postar no domingo, quando estaria de plantão. Mas daí o domingo chegou, a tragédia aconteceu e eu só tive ânimo para escrever hoje. Agorinha, fui pegar na bolsa o folder que eles me ofereceram para ver direitinho o endereço e o site. Quando viro do avesso, eis o que encontro.

NÃO É UM CARINHO NA ALMA!?

Compartilhar
Mari Kalil

Mari Kalil

Jornalista e escritora, Mariana Kalil é diretora de conteúdo do site MK e colunista do programa Band Mulher e da rádio Band News FM. É também autora dos livros "Peregrina de Araque (2011), "Vida Peregrina (2013) e "Tudo tem uma Primeira Vez" (2015), todos publicados pela editora Dublinense. Trabalhou das redações das revistas Época e IstoÉ Gente, dos jornais Zero Hora, O Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil e foi correspondente da BBC na Espanha, onde cursou pós-graduação em roteiro, edição e direção de cinema na Escuela Superior de Imagen y Diseño de Barcelona.

24 Comentários
  1. Que legal ver que o mercado dos guris está fazendo sucesso! Fiz o projeto do local e ficquei muito feliz em participar da criação desse novo espaço.
    Aliás, Mariana, falando de Santa Maria, os guris do Brasco, que são todos do interior, estavam recolhendo donativos para mandar para lá e para os desabrigados do incêndio na vila do bairro Humaitá.

  2. Que legal ver que o mercado dos guris está fazendo sucesso! Fiz o projeto do local e ficquei muito feliz em participar da criação desse novo espaço.
    Aliás, Mariana, falando de Santa Maria, os guris do Brasco, que são todos do interior, estavam recolhendo donativos para mandar para lá e para os desabrigados do incêndio na vila do bairro Humaitá.

  3. Muito boa a dica Mari! Trabalho pertinho e vou visitar o Mercado Brasco. Afinal, apesar dos pesares a vida continua… E estar em bons lugares com boas pessoas, nos dá força para continuar!

  4. Muito boa a dica Mari! Trabalho pertinho e vou visitar o Mercado Brasco. Afinal, apesar dos pesares a vida continua… E estar em bons lugares com boas pessoas, nos dá força para continuar!

  5. Os próprietarios do Mercado Brasco são três jovens estudantes da
    ESPM,que tiveram esta maravilhosa idéia e muita coragem.SUCESSO!!!!
    Vale a pena conhecer…

  6. Os próprietarios do Mercado Brasco são três jovens estudantes da
    ESPM,que tiveram esta maravilhosa idéia e muita coragem.SUCESSO!!!!
    Vale a pena conhecer…

  7. Ah ficou ótimo, gostei do texto e as fotos ficaram incríveis!
    Só uma coisa que eu não gostei: De a Mariana não ter vindo me pedir para sair dali.
    Eu não sabia que ela tinha um blog e ia publicar o nosso mercado, afinal eu estava de intervalo e tri cansado.
    Mas quem sabe no futuro a Mariana faça um especial de 1 ano de Brasco e dai eu posso sair melhor na foto. :D
    Bjoo

  8. Ah ficou ótimo, gostei do texto e as fotos ficaram incríveis!
    Só uma coisa que eu não gostei: De a Mariana não ter vindo me pedir para sair dali.
    Eu não sabia que ela tinha um blog e ia publicar o nosso mercado, afinal eu estava de intervalo e tri cansado.
    Mas quem sabe no futuro a Mariana faça um especial de 1 ano de Brasco e dai eu posso sair melhor na foto. :D
    Bjoo

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Novo cabelo de Mariana. Sem filtro. Obrigada. De nada! 👌🏻 Obra do master @rafabedulli ♥️
  • Terá a justiça dos homens e conhecerá como outros monstros da História a Justiça Divina.
  • Amor de primos irmãos. Um sentimento lindo de ver e vivenciar. Que a vida siga iluminando essa amizade hoje e para todo o sempre, meus amados Marina e João Benício. E que essa imagem sirva, especialmente agora que uma data tão simbólica como o Natal se aproxima, como entedimento e compreensão de que acima de qualquer presente de Papai Noel, está a entrega incondicional e o bem-querer ao próximo. ♥️
  • Cada vez mais marcas entendem que o presente e o futuro da comunicação passam por associar seu nome não apenas à imagem de influenciadoras digitais, mas, sobretudo, ao conteúdo capaz de humanizá-las. Obrigada @coliseujoalheria por delegar a mim a autoria do teu blog. O lindo e eterno universo da joalheria pode ser contado de um jeito leve, descontraído, bem-humorado e próximo do dia a dia de todas as mulheres. Menos conto de fadas e mais vida real. É isso que devemos compartilhar. É assim que a vida deve ser. #coliseujoalheria #coliseulovers #blogcoliseu #marianakalil
  • Transformação do dia para o Band Mulher: regata e scarpin de milênios atrás + jeans com aplicação de pérolas @twentyfourseven.poa + Maricota off-white ♥️ #bandrs #bandmulherrs #maricota19 #bolsamk #ppacessorios #twentyfoursevenpoa
  • Né?! 🍻🥂🍷