Chlorella, a alga superalimento com poderes de mudar nossa saúde para melhor

Chlorella e spirulina são dois superalimentos ainda não tão populares como deveriam. Por isso, resolvi escrever um pouco sobre cada um deles – para que todas conheçam e busquem a inserção destas maravilhas na alimentação diária.

A Chlorella é conhecida cientificamente como “Chlorella pyrenoidosa”. São algas unicelulares de água doce, que pertencem à categoria de células eucarióticas, presentes no planeta há milhões de anos. Ela serviu de alimento para os soldados na Segunda Guerra Mundial e nos dias atuais também é utilizada como alimento para astronautas.

ChlorellaA MARAVILHA VIAJA PARA O ESPAÇO

O tamanho delas é aproximadamente o mesmo de um eritrócito humano: entre 2 e 8 micrômetros de diâmetro, ou seja, um milionésimo de metro. Ou ainda: um metro dividido por um milhão. Se preferir, também podemos dividir um milímetro por mil. Mais fácil que tudo isso é apenas entender que essas algas são muito, muito, muito pequeninas. Entretanto, apesar de minúscula, a Chlorella cumpre um papel maravilhoso em nosso organismo.

MARI KALIL: A alga Chlorella está mudando a minha vida

Isso acontece porque elas são compostas em 70% da mais pura clorofila. Existem pelo menos 10 tipos de Chlorella no planeta. A Chlorella pyrenoidosa é a melhor para consumo, pois é a única espécie que contém o Fator de Crescimento (C.G.F), que promove o crescimento de células e mantém a saúde do organismo. Esse componente é de valor inestimável entre todas outras substâncias ativas na alga, pois estimula a recuperação dos tecidos, protege a integridade das células e melhora a ingestão de nutrientes. Como se não fosse o suficiente, a alga ainda é responsável por auxiliar na redução de peso, pois diminui o apetite. Também é um excelente repositor energético e normalizador das funções intestinais.

chlorella-nutritionO MILAGRE EM FORMA DE ALGA

Acha que acabou? Que nada. A Chlorella fortalece o sistema imunológico, protege contra agentes poluentes e tóxicos, promove a desintoxicação orgânica, auxilia no tratamento de doenças degenerativas e estados de desnutrição. Também restabelece a saúde da pele, desintoxica o sangue e regula a glicose. É eficaz no tratamento e prevenção de anemia, hipertensão, úlceras, duodeno e gastrites crônicas.

chlorella1CHLORELLA: 65% PROTEÍNA, 13% CARBOIDRATO, 9% GORDURA

Diversos estudos e publicações médico-científicas, oriundas de centros de pesquisas de todo o planeta, apontam que a chlorella é um excelente produto para a saúde. Essas algas são perfeitos alimentos integrais, compostos em média por 65% de proteína, 13% de carboidrato, 9% de gordura e 6% de minerais biodisponíveis. E o mais legal é que não se trata de extratos, concentrados ou almágamas de vitaminas e minerais. Ingerir Chlorella é como comer qualquer outro alimento integral, como um brócolis ou uma banana. Não são remédios, mas sim microalgas que esbanjam tantos nutrientes concentrados, que chegam a conter todos os elementos necessários para dar sustento à vida na Terra.

ChlorellaPODE SER CONSUMIDA EM DRÁGEAS OU EM PÓ

Além disso, a Chlorella possui todos os aminoácidos essenciais, incluindo um alto teor de lisina, que propicia uma saúde perfeita. Fornece grandes quantidades de betacaroteno, vitaminas C, E, K e complexo B. Sem se esquecer dos minerais:  cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio. A Chlorella também possui aminoácidos fundamentais, como a isoleucina, lisina, fenilalanina, metionina, treoninna, valina e histidina. Lembra da importância do triptofano, assunto que abordei na última coluna aqui na Turma da Mari? Pois é, a Chlorella também possui, e muito.

Onde encontrar Triptofano, o aminoácido que tanta falta nos faz

Para iniciar o consumo de Chlorella, que é distribuída em cápsulas e pode ser encontrada e lojas e sites de produtos naturais,  é muito bom buscar o acompanhamento de um nutricionista. De acordo com seus objetivos finais, a quantidade de consumo aumenta ou diminui. Por não ser um medicamento, sua dosagem depende de uma série de fatores como peso, idade e condições clínicas individuais. Além disso, como todo alimento funcional, os efeitos e benefícios das alguinhas só serão percebidos após certo tempo de adoção, que podem variar de semanas até meses, dependendo de cada indivíduo.

Compartilhar
Carina Borges

Carina Borges

Nutricionista e Fisioterapeuta Dermatofuncional formada pelo Centro Universitário Metodista (IPA/RS), Carina Borges proporciona, a união entre a prevenção da saúde através da qualidade na alimentação e o bem-estar por meio da base científica de tratamentos eficazes para o corpo e a pele. O objetivo principal de seu trabalho é restaurar a saúde funcional e qualidade de vida das pessoas, para, então, seguir a busca incessante pela longevidade por meio da nutrição preventiva. Tudo por uma vida recheada de sabor e autoestima.

3 Comentários

Comentar

Seu endereço de email não será publicado

Utilize as tags HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Facebook

Instagram
  • Ensalada de Durazno: pêssego queimado, folhas verdes, queijo de cabra, pistache, cebola roxa e um molho vinagrete indescritível. Autor: @francismallmann @restaurantegarzon 👌🏻♥️🇺🇾
  • Leva um tempo até a gente perceber que por trás da figura de mãe existe também uma mulher como nós. Com gostos, desejos, anseios, vontades, expectativas, decepções. Não dizem que são nas viagens que a gente conhece profundamente a essência dos amores e amigos? Pois viagens também contribuem para aproximar mães e filhas no papel de duas mulheres adultas e companheiras. Em nossas viagens, mãe e eu convivemos com nossas imperfeições e fizemos mútuas descobertas – das profundas às mais comezinhas. Ela bebe pouca água; eu vivo com uma garrafa na mão. Ela critica a minha garrafa; eu critico a falta de água no organismo dela. Ela já planeja a Páscoa do ano que vem; eu ainda nem cheguei no próximo Natal. Ela não compreende a minha falta de planos; eu não entendo a ansiedade dela. Ela pensa em voz alta; eu reflito em silêncio. Ela diz pra eu falar alguma coisa; eu suplico que ela cale a boca por cinco minutos. Ela prefere o sol do meio-dia; eu prefiro o ar-condicionado. Ela diz que estou branca feito um bicho da goiaba; eu respondo que ela está laranja feito um nacho de Doritos. Agora estamos de novo aqui, juntas, em viagem, sentadas na grama da praça de José Ignacio. Que bom, né, mãe? Que bom que a vida nos concedeu este prazo para descobrir ainda a tempo o privilégio de passearmos juntas por aí e explorar como adultas esta delicada amizade — e o que existe de melhor em cada uma de nós. ♥️ #amordemãe #amordefilha #viajecomsuamãe
  • Né?! 👌🏻
  • Início de namoro no balanço. Fazenda Tapera, Santo Augusto, RS. Junho 2007. #tbt #valentinesday2019 ♥️
  • Uma tarde em família descobrindo @pueblogarzon e as maravilhas da cozinha do @restaurantegarzon do super chef @francismallmann 👌🏻🇺🇾🐶 #uruguay #poraí #francismallmann
  • “Não existe uma raça superior. Tem tanto valor um porteiro quanto um médico, porque cada um desempenha o seu trabalho com dignidade e cada um é importante para toda a sociedade. Nós não vamos acabar com os problemas sociais enquanto não mudarmos nossas cabeças e exigirmos dos que estão acima de nós o respeito que o povo tem que ter e merece ter. Tem que nos dar respeito, e não caridade pública, mas respeito”. Dona Mercedes, mãe de Ricardo Boechat. A fruta não cai longe do pé. 🖤 #rip #ricardoboechat