Cinco lições da Lush para a construção de uma rica e sólida marca pessoal

Vou usar o branding da Lush, marca inglesa de cosméticos frescos feitos à mão, como lições que podem ser usadas nas marcas pessoais.

1. Propósito
A Lush tem um propósito de marca muito claro, que vai além de ganhar dinheiro com a venda dos produtos: gerar sensações.

“Nós acreditamos em pessoas felizes fazendo sabonetes felizes, em colocar a nossa cara nos produtos e em deixar as nossas mães orgulhosas.”
“Nós acreditamos em aproveitar sua banheira com longos banhos à luz de velas, em desfrutar chuveiradas em ótima companhia, em massagens, em preencher o mundo com perfume e no direito de cometer erros, perder tudo e começar de novo.”
“Nós acreditamos que todas as pessoas devem ter o direito de ir e vir a qualquer lugar do mundo.”
“Nós também acreditamos que palavras como “Fresco” e “Orgânico” tem um significado sincero, que vai além do marketing.”

Marcas pessoais de sucesso têm propósito que vai além do benefício próprio. O caráter de utilidade da pessoa, do profissional, deve fazer sentido não apenas para si, mas para outras pessoas.

lushIMAGEM DE UMA DAS LOJAS LUSH: MAIS DO SABONETE, PRODUTOS COM ALMA

2. Originalidade
A Lush ocupa um nicho muito bem definido: cosméticos frescos feitos à mão. Marcas pessoais que não se destacam por suas qualidades genuínas caem na vala comum do mercado. São apenas mais uma na multidão. Saber qual é a sua diferença e fazer dela o melhor a oferecer é o seu nicho.

3. Proposta de valor
Quem compra um produto Lush adquire mais do que um produto cosmético. Compra os valores da marca, que são: produtos frescos e feitos à mão, uso de ingredientes vegetarianos, ingredientes comprados apenas de empresas que não realizem e não estejam relacionadas com testes em animais, uma clara política de trabalho, reciclagem de embalagens, empoderamento do cliente, entre outros que podem ser acessados aqui.

+LU BEMFICA: Vida real faz sucesso! Humanizar a marca pessoal é uma poderosa estratégia

Marcas pessoais influentes conseguem transmitir suas crenças e filosofia, o que aumenta a promessa de valor. Por que o cliente escolhe você? Se for apenas porque o seu preço é melhor para ele, você não consegue elevar a sua marca ao intangível. Ao agregar valor, e isso está ligado à maneira como você comunica quem é, como humaniza, o cliente escolhe você, independentemente do preço.

lush1POLÍTICA LUSH: SEM TESTES EM ANIMAIS E INGREDIENTES VEGETARIANOS

4. Transparência
A política da Lush, seus valores e justificativas estão claros no site e nas redes sociais. Marcas pessoais que buscam reconhecimento e credibilidade devem ter uma “casa” digital para serem encontradas. Se um potencial cliente procura o seu nome ou o da sua marca no Google ou nas redes sociais encontrará todas as informações sobre quem você é e o que você faz?

5. Atendimento
A experiência de compra na Lush é extremamente positiva. Funcionários bem treinados, que explicam tudo sobre os produtos que vendem e ainda te oferecem amostras para você usar. Responder e-mails, telefonemas, dar atenção a quem o procura, atender bem o cliente que escolhe você é construir uma boa imagem de marca.

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Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

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  • Né?!👌🏻#simplesassim #bekind
  • “Nunca mais me convida pra pegar praia em José Ignacio.” #gorda #reportergorducha
  • Dia de praia no @lachozademarparador. Viaja até José Ignacio, caminha na areia quente, procura guarda-sol, carrega geleira, sacola, mochila, faz reportagem para o Band Mulher e sorri pra foto! 🤣🐶
  • Bento envelheceu. Não foi do dia para a noite. Trata-se de um envelhecimento gradativo. Uma enfermidade aqui, uma coisinha crônica acolá – e há uns bons cinco anos vamos levando esses percalços da velhice com acompanhamento veterinário, exames de rotina, troca de medicações, mas sobretudo, com amor, cuidado, amizade, lealdade e fé. Neste último ano, mais precisamente nos últimos meses, Bento deixou de ser um cachorrinho vivaz, de olhos espertos e comportamento ágil para se transformar em um senhor de seus lá 95 anos (equivalente à idade humana) que requer uma série de cuidados e a minha presença e atenção 24 horas por dia. O diagnóstico complicou, como costumam complicar os diagnósticos à medida que a idade avança, e através do olhar do Bento eu enxergo diariamente o reflexo da finitude da vida. Não pode existir sofrimento maior para um dono de cachorro do que essa despedida diária. A cada dia, menos um dia. A cada dia, também uma surpresa. Um dia feliz, caminhando melhor, disposto, com apetite e sorrisos. No dia seguinte, sono, muito sono, xixi nas calças, olhar distante, cabecinha para o lado e alheio ao mundo ao redor. Um dia vivaz; noutro, senil. Deveria ser proibido pela natureza vivermos tal experiência. Bento significa para mim muito mais do que um dos meus grandes melhores amigos.
É meu companheiro de jornada por uma vida de altos e baixos, cheia de mudanças e reinvenções – e da qual foi testemunha ocular e grande conselheiro. Nos conhecemos quando ele tinha 30 dias de vida e desde então cruzamos oceanos até. O que eu quero que ele saiba – e o que eu sei que ele sabe – é que estarei sempre aqui. E hoje estamos aqui. E assim seguiremos juntos. Com sorrisos e mãos dadas. Até o fim. Porque a única certeza que temos é a de que o fim chega para todos nós. E com ele um novo renascer.🐶♥️🙏🏻 #bento #xerife #18anos #companheirodejornada
  • Muito havia ouvido falar de que filhos de nossas irmãs são nossos filhos também. Mas a teoria sempre só faz sentido quando a realidade se confirma. Quando João Benício nasceu, me tornei tia – e ser tia é o maior presente que um irmão e uma irmã podem nos dar. Ser tia é descobrir a maternidade de outra forma, é descobrir um amor que não sabíamos que existia. Quando me tornei tia, passei a enxergar as crianças sob outra ótica, com mais ternura e paciência. Passei a entender também a falta de paciência das mães em muitos momentos. Quando me tornei tia, passei a sentir mais saudade, passei a beijar e a abraçar mais. Passei a me preocupar mais com a humanidade, com o futuro, com o legado das pessoas e das coisas. Quando João nasceu, me tornei um ser humano melhor. Ser tia é amar profundamente uma pessoa que parece ter saído de dentro de nós. É encontrar tempo onde antes só havia falta de tempo. É segurar no colo, é não sentir dor no braço, é aguentar sem reclamar a dor nas costas. É deixar a garrafa de vinho e o Netflix de lado numa sexta-feira à noite para deitar ao lado de quem insiste em se manter acordado. Tias também são mães, são capazes de amar como mães. Tias são a segurança das mães de que, em qualquer ausência delas, amor é o que jamais faltará. Porto Alegre, agosto de 2015. #joãobenicio #amordatia #amordadinda
  • Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida. Pecado capital, viu Gorda?