Cinco lições da Lush para a construção de uma rica e sólida marca pessoal

Vou usar o branding da Lush, marca inglesa de cosméticos frescos feitos à mão, como lições que podem ser usadas nas marcas pessoais.

1. Propósito
A Lush tem um propósito de marca muito claro, que vai além de ganhar dinheiro com a venda dos produtos: gerar sensações.

“Nós acreditamos em pessoas felizes fazendo sabonetes felizes, em colocar a nossa cara nos produtos e em deixar as nossas mães orgulhosas.”
“Nós acreditamos em aproveitar sua banheira com longos banhos à luz de velas, em desfrutar chuveiradas em ótima companhia, em massagens, em preencher o mundo com perfume e no direito de cometer erros, perder tudo e começar de novo.”
“Nós acreditamos que todas as pessoas devem ter o direito de ir e vir a qualquer lugar do mundo.”
“Nós também acreditamos que palavras como “Fresco” e “Orgânico” tem um significado sincero, que vai além do marketing.”

Marcas pessoais de sucesso têm propósito que vai além do benefício próprio. O caráter de utilidade da pessoa, do profissional, deve fazer sentido não apenas para si, mas para outras pessoas.

lushIMAGEM DE UMA DAS LOJAS LUSH: MAIS DO SABONETE, PRODUTOS COM ALMA

2. Originalidade
A Lush ocupa um nicho muito bem definido: cosméticos frescos feitos à mão. Marcas pessoais que não se destacam por suas qualidades genuínas caem na vala comum do mercado. São apenas mais uma na multidão. Saber qual é a sua diferença e fazer dela o melhor a oferecer é o seu nicho.

3. Proposta de valor
Quem compra um produto Lush adquire mais do que um produto cosmético. Compra os valores da marca, que são: produtos frescos e feitos à mão, uso de ingredientes vegetarianos, ingredientes comprados apenas de empresas que não realizem e não estejam relacionadas com testes em animais, uma clara política de trabalho, reciclagem de embalagens, empoderamento do cliente, entre outros que podem ser acessados aqui.

+LU BEMFICA: Vida real faz sucesso! Humanizar a marca pessoal é uma poderosa estratégia

Marcas pessoais influentes conseguem transmitir suas crenças e filosofia, o que aumenta a promessa de valor. Por que o cliente escolhe você? Se for apenas porque o seu preço é melhor para ele, você não consegue elevar a sua marca ao intangível. Ao agregar valor, e isso está ligado à maneira como você comunica quem é, como humaniza, o cliente escolhe você, independentemente do preço.

lush1POLÍTICA LUSH: SEM TESTES EM ANIMAIS E INGREDIENTES VEGETARIANOS

4. Transparência
A política da Lush, seus valores e justificativas estão claros no site e nas redes sociais. Marcas pessoais que buscam reconhecimento e credibilidade devem ter uma “casa” digital para serem encontradas. Se um potencial cliente procura o seu nome ou o da sua marca no Google ou nas redes sociais encontrará todas as informações sobre quem você é e o que você faz?

5. Atendimento
A experiência de compra na Lush é extremamente positiva. Funcionários bem treinados, que explicam tudo sobre os produtos que vendem e ainda te oferecem amostras para você usar. Responder e-mails, telefonemas, dar atenção a quem o procura, atender bem o cliente que escolhe você é construir uma boa imagem de marca.

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Luciane Bemfica

Luciane Bemfica

Luciane Bemfica é jornalista no mundo corporativo que foi escolhida pela profissão. Em 2015 decidiu fazer MBA em Negócios Digitais para arejar as ideias. Foi aí que descobriu sua paixão pelo branding pessoal. Fez cursos e criou um site para ensinar que o nome e a imagem são o patrimônio mais valioso de qualquer profissional - estagiário, tia do café, chefe, dono de empresa ou do seu próprio nariz. É a número três de quatro irmãs, e a dinda da Vic e da Manu.

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  • Uma irmã é mais do que uma amiga; um vínculo inquebrantável muito além do familiar; uma conexão emocional, biológica e de intimidade tão exclusiva. Aliada nas grandes e pequenas batalhas, o pilar do cotidiano. Para alguns, a metade do nosso coração. Para mim, meu coração inteiro. Minha irmã, minha cúmplice, fiel escudeira. Minha alma gêmea, minha companheira de tantas jornadas. Te amo, maninha @luciakalil #tbt #amordeirmã ♥️ Punta del Este, fevereiro de 2019.
  • “Amo as pessoas que me fazem rir. Sinceramente, acho que é a coisa que mais gosto: rir. Cura uma infinidade de males. É provavelmente a maior virtude de uma pessoa.” Audrey Hepburn ♥️ #FigurinoBandMulher #jeans #poatwentyforseven
  • A tenteada é livre. Tome café todas as manhãs com esse farol de raio laser de olho no seu pão. 🐶 #gorda #gorducha #fofolete
  • “Ninguém ainda sabe se tudo apenas vive para morrer ou se morre para renascer”. Marguerite Yourcenar, escritora francesa. #notredame #notredameparis #notredamecathedral 😢🙌🏻🙏🏻
  • Repost @tainavidal ♥️
No Band Mulher com @reginalimaoficial de hoje falando sobre nossa Campanha do Agasalho 2019. #esquentaportoalegre #campanhadoagasalhopoa2019
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Com a meta de arrecadar 270 mil peças de roupas, a Campanha do Agasalho 2019 inicia o período de arrecadações um mês mais cedo e vai até 15 de agosto. O objetivo é não esperar o frio chegar para distribuir as roupas a quem precisa. O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou que realizar uma doação é também ajudar a cumprir o papel da máquina pública de proteger quem mais precisa. “A prefeitura não tem como realizar tudo que a população precisa todos os dias e que bom que podemos contar com pessoas solidárias para isso. Todo mundo pode ‘prefeitar’ no dia a dia. As pessoas são um pouco prefeito quando descartam de maneira correta o lixo, cuidam de suas calçadas ou ajudam a população mais vulnerável. Se cada um dos habitantes não ‘prefeitarem’ em algum momento do seu dia, não teremos uma cidade boa”.
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A campanha deste ano conta com um projeto de comunicação para lembrar a cada dia a necessidade da doação dos agasalhos. A proposta é viabilizar, através de parceiros, uma “piscina gigante”, que será instalada na frente da prefeitura, e preenchê-la com bolas coloridas a cada doação para que as pessoas possam mensurar o volume de peças doadas. Também serão oferecidas recompensas para a população a cada etapa vencida. A primeira etapa, de 25 mil peças, já foi superada e o parceiro Coca-Cola/Femsa vai doar a pintura do muro de uma escola municipal Liberato Salzano. A ação será feita no dia 27 de abril. #vamosjuntos #euvistoestacausa
  • Transformação do dia para o Band Mulher ♥️ #camisadealfaiataria #calçacenoura #carrotpants #amigamari #poa.twentyfourseven #coisasdethayla